Conheça 12 alimentos que ajudam na redução da pressão arterial
Você provavelmente já ouviu falar que frutas e vegetais são benéficos para o coração, enquanto o excesso de gordura, açúcar e sal pode ser prejudicial. Mas já se perguntou quais alimentos podem realmente ajudar a reduzir sua pressão arterial?
Muitos alimentos podem fazer parte de uma dieta saudável para o coração. Aqui estão 12 sugestões, apoiadas pela ciência, de alimentos nutritivos que podem contribuir para a redução da pressão arterial.
1. Iogurte
O iogurte contém minerais essenciais para a regulação da pressão arterial, como magnésio, cálcio e potássio. Além disso, ele é uma fonte de probióticos, que são bactérias vivas ou leveduras benéficas. Estudos mostram que o consumo regular de probióticos por 8 semanas ou mais pode melhorar a pressão arterial. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se há uma diferença significativa entre o consumo de iogurte desnatado e integral em relação à redução da pressão arterial.
2. Bananas
As bananas são ricas em potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial de duas maneiras: relaxando os vasos sanguíneos e auxiliando o corpo a eliminar o excesso de sódio. Consumir uma banana média pode fornecer até 16% da ingestão diária recomendada de potássio para mulheres e até 11% para homens. No entanto, se você tem doença renal, pode ser necessário limitar o consumo de alimentos ricos em potássio na sua dieta.
3. Frutas Vermelhas
Frutas como mirtilos, framboesas e aronia (chokeberries) são ricas em flavonoides chamados antocianinas. Estudos demonstraram que esses flavonoides ajudam a reduzir a pressão arterial. Consumir apenas uma porção de mirtilos por semana, por exemplo, pode diminuir o risco de desenvolver hipertensão. Embora o tempo necessário para que esse efeito ocorra não esteja totalmente claro, algumas pessoas podem perceber uma redução na pressão arterial em apenas quatro semanas. Pesquisas também sugerem que o efeito pode ser ainda mais significativo em pessoas que já apresentam pressão alta.
4. Folhas verdes
Folhas verdes — como couve, repolho, espinafre e acelga — são ricas em nitratos. Esses nitratos são transformados pelo corpo em óxido nítrico, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Pesquisas indicam que consumir 1 xícara de folhas verdes por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de doenças cardíacas.
5. Brócolis
O brócolis é rico em flavonoides e óxido nítrico, ambos conhecidos por ajudar a reduzir a pressão arterial. Um estudo revelou que consumir brócolis pelo menos quatro vezes por semana pode diminuir a pressão arterial em comparação com comê-lo com menos frequência, como uma vez por mês. Outro estudo mostrou que ingerir cerca de 1,5 xícaras de brócolis diariamente protegeu os vasos sanguíneos em mulheres mais velhas.
6. Beterraba
A beterraba é rica em nitratos e antioxidantes, e é por isso que algumas pessoas a consideram um "superalimento". A maioria dos estudos sobre os benefícios da beterraba para a saúde foca no suco de beterraba. Comparado à beterraba inteira, o suco parece ter um impacto maior na redução da pressão arterial. No entanto, adicionar a beterraba inteira ao seu prato também é benéfico.
Você pode consumi-la crua, cozida ou assada. De acordo com um estudo, comer cerca de 1 xícara de beterraba por dia pode reduzir a pressão arterial em apenas 8 semanas.
7. Pistache
Comer pistaches pode ajudar a reduzir a pressão arterial, embora os cientistas ainda não entendam completamente o motivo. Alguns especialistas acreditam que isso esteja relacionado aos ácidos graxos monoinsaturados e fitoesteróis presentes nos pistaches.
Estudos mostraram que consumir uma porção diária (cerca de 50 pistaches) pode ajudar a reduzir a pressão arterial. No entanto, é importante não exagerar, pois os pesquisadores observaram que consumir duas ou mais porções por dia pode começar a ter o efeito contrário.
8. Grãos integrais
Grãos integrais, como arroz integral, aveia e farelo, têm demonstrado efeitos positivos na redução da pressão arterial. Assim como acontece com os pistaches, os cientistas ainda não sabem exatamente o motivo por trás desse benefício.
Em um estudo com homens e mulheres de meia-idade, consumir três porções diárias de grãos integrais resultou na redução da pressão arterial. Outro estudo observou que mesmo com o consumo de uma a duas porções diárias, houve uma queda na pressão arterial. Essa redução foi ainda mais significativa quando as pessoas passaram a consumir duas a quatro porções ou mais por dia, mesmo após apenas uma semana.
9. Alho
O alho contém alicina, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a reduzir a pressão arterial. Uma ampla análise demonstrou que o alho pode diminuir a pressão arterial em pessoas com e sem hipertensão. No entanto, vários estudos indicam que para obter um efeito significativo, é necessário consumir suplementos de alho, em vez de apenas utilizar alho fresco ou cozido.
10. Chocolate amargo
O chocolate amargo também é rico em flavonoides. Alguns estudos indicam que consumir um quadrado de chocolate amargo diariamente pode ter um leve efeito na redução da pressão arterial. No entanto, os especialistas divergem sobre a significância desse impacto.
Mesmo assim, o chocolate amargo é uma opção mais saudável em comparação com outros doces. Se você gosta de um doce, optar por um pedaço de chocolate amargo, rico em cacau e com baixo teor de açúcar, pode satisfazer seu desejo e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir a pressão arterial.
11. Azeite de oliva
O azeite de oliva é a principal fonte de gordura na dieta mediterrânea, conhecida por ser rica em fibras e gorduras insaturadas. Essa dieta oferece diversos benefícios à saúde, como proteção contra doenças cardíacas, hipertensão e redução do risco de certos tipos de câncer.
Especialistas acreditam que os efeitos anti-hipertensivos do azeite de oliva se devem ao seu alto teor de ácido oleico e polifenóis. O azeite de oliva extravirgem (EVOO) possui uma maior concentração de fenóis devido ao seu processo de produção. No entanto, os pesquisadores ainda não identificaram vantagens definitivas do EVOO sobre o azeite de oliva refinado.
Um estudo de 2022 revelou que pessoas que consumiam mais de meia colher de sopa de azeite de oliva por dia reduziram o risco de doenças cardiovasculares em quase 20%.
12. Tomates
Seu molho de tomate favorito contém licopeno, um composto vegetal que dá aos tomates sua cor vermelha e atua como um antioxidante, ajudando a prevenir inflamações e danos celulares. Especialistas acreditam que o licopeno pode contribuir para a redução da pressão arterial.
Um estudo publicado no European Journal of Cardiology revelou que pessoas que consumiam mais de 110 g de tomate por dia (equivalente a um tomate grande) tinham um risco 36% menor de desenvolver hipertensão. Além disso, o estudo mostrou que indivíduos com hipertensão estágio 1 conseguiram diminuir sua pressão arterial com o consumo moderado de tomate.
Quais alimentos você deve evitar se quiser diminuir a pressão arterial?
Embora alguns alimentos possam ajudar a diminuir ou manter sua pressão arterial sob controle, outros podem aumentar o risco de hipertensão. Veja alguns alimentos que você deve evitar se quiser reduzir sua pressão arterial:
- Alimentos salgados: O sódio faz com que seu corpo retenha água, o que pode aumentar a pressão arterial. Evitar lanches salgados, alimentos processados e carnes curadas pode ajudar a manter a pressão arterial mais baixa. Considere usar alternativas ao sal para reduzir a ingestão de sódio.
- Alimentos gordurosos: Pesquisas mostram uma associação entre a ingestão de gorduras, especialmente ácidos graxos saturados e trans, e o aumento da pressão arterial. Evitar alimentos fritos e carne vermelha pode ajudar a prevenir a hipertensão.
- Cafeína: A cafeína pode causar um aumento temporário na pressão arterial e tem diversos efeitos no sistema cardiovascular. Embora a ingestão moderada de cafeína possa trazer alguns benefícios à saúde, se você já tem hipertensão, é importante limitar seu consumo.
- Álcool: O consumo de álcool pode levar a várias consequências de saúde a longo prazo, incluindo a pressão alta. É especialmente importante limitar a ingestão de álcool se você já tiver hipertensão.
Quanto tempo leva para baixar a pressão arterial com dieta?
É difícil prever quanto tempo levará para reduzir sua pressão arterial apenas com mudanças na dieta. Isso porque a maioria dos estudos analisa os efeitos dos alimentos em períodos curtos, como de 4 a 8 semanas. Além disso, embora os benefícios de alguns alimentos sejam mais fáceis de medir, outros não apresentam resultados tão claros. O impacto de um alimento específico também dependerá da frequência com que ele é consumido.
Em vez de focar em aumentar o consumo de apenas um alimento, pode ser mais eficaz incorporar uma variedade dos alimentos mencionados anteriormente. A Dietary Approaches to Stop Hypertension (dieta DASH) é uma excelente opção para pessoas com hipertensão e já demonstrou ser capaz de reduzir a pressão arterial em apenas 1 a 2 semanas.
Lembre-se de que a dieta desempenha um papel importante na saúde cardiovascular, mas a maioria das pessoas com hipertensão precisará de tratamento adicional para manter a pressão arterial dentro de uma faixa saudável.
É possível diminuir a pressão arterial apenas com dieta?
Adicionar os alimentos mencionados à sua dieta pode ter efeitos perceptíveis, mas geralmente modestos, na pressão arterial. Segundo a Dra. Sarah Samaan, cardiologista com mais de 30 anos de experiência, "para a maioria das pessoas com hipertensão, mudanças na dieta não reduzirão a pressão arterial em mais de 5 a 10 pontos." Seguir uma dieta saudável e praticar exercícios pode reduzir a necessidade de medicamentos, mas, a menos que sua pressão arterial esteja apenas ligeiramente elevada, é provável que você também precise de medicação.
Precisar de medicação não significa que você não esteja fazendo o suficiente em termos de dieta e exercícios físicos. Como acontece com muitas condições, a combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida costuma ser a abordagem mais eficaz. Sua equipe de saúde pode ajudar a encontrar a melhor estratégia para você.
Quando falar com seu médico sobre pressão alta
Se você foi diagnosticado com pressão alta, é essencial que sua equipe de saúde forneça um plano claro com as próximas etapas do tratamento e dos exames. Por exemplo, se seus níveis de pressão arterial não estiverem muito elevados, eles podem sugerir mudanças na dieta e um plano de exercícios. O acompanhamento geralmente ocorre em cerca de 4 semanas para avaliar seu progresso.
Se os números da sua pressão arterial não mudarem ou permanecerem altos, é possível que medicamentos sejam adicionados ao seu tratamento. Nesse caso, é importante continuar com consultas regulares, possivelmente uma vez por mês, até que sua pressão arterial esteja dentro da faixa-alvo e permaneça estável. Após esse período, as visitas podem ser espaçadas para cada 3 a 6 meses. Manter essa comunicação contínua é fundamental para garantir que você se mantenha no caminho certo ao longo do tempo.
Conclusão
Diversos fatores influenciam sua pressão arterial, e a dieta é um deles. Consumir alimentos como bananas, mirtilos e beterrabas pode contribuir para a redução da pressão arterial. Embora algumas pessoas consigam controlar a hipertensão apenas por meio da alimentação, outras podem precisar de mudanças adicionais no estilo de vida ou de medicamentos. Independentemente do seu plano de tratamento, uma dieta saudável para o coração será sempre benéfica. Sua equipe de saúde pode ajudar a criar um plano personalizado para que você alcance a faixa ideal de pressão arterial.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
American Heart Association. (2024). Abandonando o hábito do sal para diminuir a pressão alta .
American Heart Association News. (2019). Existem benefícios para a saúde no chocolate?
Asgary, S., et al. (2016). Melhoria da hipertensão, função endotelial e inflamação sistêmica após suplementação de curto prazo com suco de beterraba vermelha (Beta vulgaris L.): Um estudo piloto cruzado randomizado . Journal of Human Hypertension .
Bazzano, LA, et al. (2013). Abordagens dietéticas para prevenir hipertensão . Relatórios Atuais de Hipertensão .
Blekkenhorst, LC, et al. (2021). A ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à calcificação extensa da aorta abdominal em mulheres idosas: um estudo transversal . British Journal of Nutrition .
Bondonno, CP, et al. (2021). Ingestão de nitrato vegetal, pressão arterial e doença cardiovascular incidente: estudo dinamarquês sobre dieta, câncer e saúde . European Journal of Epidemiology .
Borgi, L., et al. (2017). Consumo de frutas e vegetais e a incidência de hipertensão em três estudos de coorte prospectivos . Hipertensão .
Capper, TE, et al. (2020). O consumo de beterraba inteira reduz a pressão arterial sistólica e modula a diversidade e a composição da microbiota intestinal em participantes mais velhos . NFS Journal .
Cassidy, A., et al. (2011) Ingestão habitual de subclasses de flavonoides e hipertensão incidente em adultos . The American Journal of Clinical Nutrition.
Hobbs, DA, et al. (2013). Os efeitos do nitrato dietético na pressão arterial e na função endotelial: Uma revisão de estudos de intervenção humana . Nutrition Research Reviews .
Grillo, A., et al. (2019). Ingestão de sódio e hipertensão . Nutrientes .
Guasch-Ferré, M., et al. (2022). Consumo de azeite de oliva e risco de mortalidade total e por causa específica entre adultos dos EUA . Journal of the American College of Cardiology .
Godman, H. (2024). Comer mais tomates pode ajudar a diminuir a pressão alta . Harvard Health Publishing.
Institute School of Medicine, et al. (2014). Efeitos da cafeína no sistema cardiovascular . Cafeína em alimentos e suplementos alimentares: examinando a segurança: resumo do workshop.
Johns Hopkins Medicine. (nd). 9 razões pelas quais (a quantidade certa de) café é bom para você .
Khalesi, S., et al. (2014). Efeito dos probióticos na pressão arterial: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados e controlados . Hipertensão .
Li, S., et al. (2023). Associação entre ingestão de água pura e risco de hipertensão: Análises longitudinais da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China . Fronteiras em Saúde Pública .
Massaro, M., et al. (2020). Efeitos do azeite de oliva na pressão arterial: evidências epidemiológicas, clínicas e mecanísticas . Nutrientes .
Merschel, M. (2022). Não fique louco – mas talvez coma uma . American Heart Association News.
Mohammedin, AS, et al. (2022). Avaliação do estado de hidratação e pressão arterial em um hospital de cuidados terciários em Al-Khobar . Cureus .
Mulawarman, R., et al. (2021). Efeito do alho na redução da pressão arterial e do colesterol em pacientes com e sem hipertensão: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados . Journal of Hypertension .
Murcia-Lesmes, D., et al. (2024). Associação entre consumo de tomate e pressão arterial em uma população idosa com alto risco cardiovascular: Análise observacional do ensaio PREDIMED . European Journal of Preventive Cardiology .
Noushin, M., et al. (2015). O efeito do consumo de nozes, amendoim e soja na pressão arterial: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados . The American Journal of Clinical Nutrition .
Ried, K., et al. (2010). O chocolate reduz a pressão arterial? Uma meta-análise . BMC Medicine .
Tighe, P., et al. (2010). Efeito do aumento do consumo de alimentos integrais na pressão arterial e outros marcadores de risco cardiovascular em pessoas saudáveis de meia-idade: Um ensaio clínico randomizado . The American Journal of Clinical Nutrition .
Vanderbilt University Medical Center. (2010). O papel inesperado da água no controle da pressão arterial . ScienceDaily.
Vendrame, S., et al. (2019). Fatores potenciais que influenciam os efeitos das antocianinas na regulação da pressão arterial em humanos: Uma revisão . Nutrientes .
Vendrame, S., et al. (2022). O papel do consumo de frutas vermelhas na regulação da pressão arterial e hipertensão: Uma visão geral das evidências clínicas . Nutrientes .
Wade, AT, et al. (2021). Maior ingestão de iogurte está associada à menor pressão arterial em indivíduos hipertensos: achados transversais do estudo longitudinal Maine-Syracuse . International Dairy Journal .
Wang, L., et al. (2007). Ingestão de grãos integrais e refinados e o risco de hipertensão em mulheres . The American Journal of Clinical Nutrition .
Wang, L., et al. (2010). Ácidos graxos dietéticos e o risco de hipertensão em mulheres de meia-idade e mais velhas . Hipertensão .
West, SG, et al. (2012). Dietas contendo pistaches reduzem a pressão arterial sistólica e as respostas vasculares periféricas ao estresse em adultos com dislipidemia . Hipertensão .
Whelton, PK, et al. (2022). Harmonização das diretrizes de pressão arterial/hipertensão do American College of Cardiology/American Heart Association e da European Society of Cardiology/European Society of Hypertension: comparações, reflexões e recomendações . Circulação .
Williamson, L. (2023). Dê-me uma beterraba: Por que este vegetal de raiz deve estar no seu prato . Notícias da American Heart Association.
Organização Mundial da Saúde. (2021). Diretriz para o tratamento farmacológico da hipertensão em adultos .
Wright, KC (2022). Os benefícios de adicionar um fio de azeite de oliva à sua dieta . American Heart Association News.
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/conditions/hypertension/high-blood-pressure-treatment-online.
FAQ: perguntas frequentes sobre alimentos que baixam a pressão arterial
Produtos Mais Vendidos
Compra Recorrente

Escolha em qual data e endereço gostaria de enviar seu produto.
26/10/22
Endereço de entregaAv. Dr. Arnaldo, 2194, CEP 43267364, SP SP
26/10/22
Endereço de entregaAv. Dr. Arnaldo, 2194, CEP 43267364, SP SP
Escolha os detalhes do produto



Feito! Seu Item foi adicionado à sua compra recorrente com sucesso.
Ah! não temos entrega disponível desse produto para seu CEP.

ahh! ocorreu um erro ao processar a sua solicitação, tente novamente mais tarde ou entre em contato com nosso atendimento!
ahh! você ainda não possui nenhuma recorrência ativa!



Atenção! Este produto
necessita de receita.
Arquivos de receita
Avise-me
Notificaremos você por e-mail assim que o produto estiver disponível novamente!


Feito! Notificaremos você por e-mail assim que o produto estiver disponível novamente!

Ah! Não foi possível salvar sua solicitação, tente novamente mais tarde!