Você pode tomar metformina durante a gravidez?
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
31/07/2024
Logo da Pill

Uso de metformina na gravidez

Se você está grávida e tem diabetes tipo 2, mudanças na dieta e exercícios são geralmente recomendadas para controlar a condição. Isso também se aplica se você desenvolver diabetes gestacional (DG) durante a gravidez.

No entanto, se não conseguir atingir suas metas de glicose no sangue apenas com dieta e exercícios, os medicamentos geralmente são o próximo passo. A insulina é o medicamento de primeira escolha para controlar todos os tipos de diabetes durante a gravidez.

A metformina é frequentemente usada por pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, ao contrário da insulina, a metformina atravessa a placenta durante a gravidez, expondo o bebê ao medicamento. Por esse motivo, a metformina não é o tratamento de primeira escolha para diabetes durante a gravidez.

Estudos recentes, entretanto, sugerem que a metformina pode ser usada off-label para diabetes durante a gravidez. Vamos discutir o que a pesquisa diz.

 

O que é metformina?

A metformina é um medicamento oral aprovado pela FDA e ANVISA para reduzir a glicemia em pessoas com 10 anos ou mais que têm diabetes tipo 2. É mais eficaz quando usada em combinação com mudanças na dieta e exercícios.

Existem algumas formas de dosagem de metformina:

  • Solução oral
  • Comprimidos de liberação imediata (LI)
  • Comprimidos de liberação prolongada (LP)

A dose inicial de metformina é geralmente 500 mg por via oral duas vezes ao dia ou 850 mg por via oral uma vez ao dia. Essa dosagem pode ser aumentada lentamente até um máximo de 2.550 mg por dia.

 

É seguro tomar metformina durante a gravidez?

Talvez, porém é preciso haver mais pesquisas. Um ensaio clínico randomizado com 400 mulheres e uma revisão de nove ensaios clínicos analisaram o uso de metformina na gravidez. Os pesquisadores não encontraram um aumento nas taxas de defeitos congênitos associados à metformina. 

Em ambos os casos, os autores dos estudos solicitaram mais pesquisas sobre a segurança da metformina na gravidez. É importante observar que esses estudos não foram conduzidos com mulheres que tinham diabetes gestacional (DG). Alguns estudos analisaram mulheres em risco de desenvolver DG, enquanto outros se concentraram em mulheres que já tinham diabetes tipo 2 antes de engravidar.

A American Diabetes Association (ADA) afirma que a insulina é o medicamento preferido para tratar o diabetes durante a gravidez, tanto para mulheres que desenvolvem DG quanto para aquelas com diabetes preexistente. Especialistas também recomendam que mulheres que tomam metformina para tratar a síndrome do ovário policístico (SOP) antes de engravidar devem parar de usá-la após a concepção.

Quais são os benefícios de tomar metformina durante a gravidez?

Comparado à insulina, mães grávidas que tomam metformina têm menor risco de ganho de peso excessivo. Além disso, a metformina é mais fácil e acessível para muitas mulheres em comparação à insulina.

Outros benefícios potenciais de tomar metformina para diabetes durante a gravidez incluem:

  • Melhor controle do açúcar no sangue para as mães
  • Menor risco de hipoglicemia grave (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Menos recém-nascidos com grande peso ao nascer, diminuindo o risco de complicações durante o parto

Uma grande revisão de 35 estudos envolvendo mais de 8.000 gestações analisou o impacto da metformina em comparação a outros regimes de medicamentos para diabetes. Descobriu-se que mulheres que tomaram metformina durante a gravidez tiveram um risco menor de pré-eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez caracterizada por pressão alta e aumento dos níveis de proteína na urina. Se não tratada, pode progredir para eclâmpsia, que pode resultar em convulsões e morte.

Quais são os riscos de tomar metformina durante a gravidez?

Tomar metformina durante a gravidez pode estar relacionado ao baixo peso ao nascer em recém-nascidos. Bebês de pequeno porte correm riscos de certos problemas de saúde, como infecções e problemas respiratórios. Portanto, essa é uma consideração importante ao decidir tomar metformina durante a gravidez.

Um grande estudo com mais de 4.800 crianças expostas à metformina antes do nascimento não encontrou um risco aumentado de problemas de longo prazo. Não houve diferença nas taxas de obesidade, açúcar no sangue baixo ou alto, ou problemas de desenvolvimento.

No entanto, uma revisão de 28 estudos apresentou resultados conflitantes. Relatou que crianças nascidas de mães que tomaram metformina durante a gravidez tiveram pesos corporais mais altos mais tarde na infância. Mais pesquisas são necessárias para confirmar os riscos de longo prazo da metformina na gravidez.

Os efeitos colaterais da metformina para mulheres grávidas são geralmente leves, incluindo sintomas gastrointestinais como diarreia, náusea e vômito.

 

O que posso tomar em vez de metformina durante a gravidez?

Glyburide é outro medicamento oral para diabetes que pode ser uma opção para controlar a diabetes gestacional (DG). Em um pequeno estudo comparando metformina e glyburide em mulheres com DG, não foi encontrada diferença significativa no peso do bebê ao nascer ou nos níveis baixos de açúcar no sangue nos bebês. No entanto, as mulheres que tomaram metformina tiveram menos ganho de peso em comparação com aquelas que tomaram glyburide.

Outro estudo comparando glyburide e metformina para DG descobriu que ambos os medicamentos apresentavam benefícios semelhantes. As mulheres que tomaram glyburide tiveram episódios de baixo nível de açúcar no sangue com mais frequência, enquanto aquelas que tomaram metformina apresentaram mais efeitos colaterais gastrointestinais.

 

O que mais posso fazer para tratar a diabetes durante a gravidez?

A ADA recomenda que mulheres grávidas adotem uma dieta saudável e pratiquem mais exercícios para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Também encorajam as mulheres a trabalhar com um nutricionista para desenvolver um plano alimentar adequado. Essas mudanças no estilo de vida podem ser implementadas antes ou após o início do uso de medicamentos.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) também recomenda que mulheres grávidas com diabetes mantenham uma dieta equilibrada e pratiquem atividade física regular para controlar os níveis de glicose no sangue. A SBD enfatiza a importância de um acompanhamento multidisciplinar, incluindo consultas regulares com endocrinologistas, nutricionistas e obstetras especializados em diabetes gestacional. Além disso, a SBD sugere o monitoramento frequente da glicemia e ajustes no tratamento conforme necessário para garantir a saúde da mãe e do bebê.

 

Conclusão

A insulina ainda é o medicamento de primeira escolha para tratar diabetes gestacional (DG) e diabetes tipo 2 durante a gravidez. No entanto, algumas pesquisas sugerem que pode haver benefícios no uso de metformina durante a gestação, incluindo menos ganho de peso e menor risco de pré-eclâmpsia.

Como a maioria dos medicamentos, a metformina tem efeitos colaterais, incluindo o potencial de aumentar o risco de baixo peso ao nascer em bebês. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esse risco. Ainda assim, a metformina pode ser uma opção viável se você não puder usar insulina.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

Comitê de Prática Profissional da Associação Americana de Diabetes. (2022). 15. Gestão do diabetes na gravidez: Padrões de cuidados médicos em diabetes—2022 . Diabetes Care.

Brand, KMG, et al. (2022). Metformina na gravidez e risco de resultados adversos a longo prazo: Um estudo de coorte baseado em registro . BMJ Open Diabetes Research and Care.

Cassina, M., et al. (2014). Exposição à metformina no primeiro trimestre e risco de defeitos congênitos: Uma revisão sistemática e meta-análise . Atualização da Reprodução Humana.

Feig, DS, et al. (2020). Metformina em mulheres com diabetes tipo 2 na gravidez (MiTy): Um ensaio multicêntrico, internacional, randomizado e controlado por placebo . Lancet.

Hyer, S., et al. (2018). Metformina na gravidez: Mecanismos e aplicações clínicas . International Journal of Molecular Sciences.

Khomami, MB, et al. (2022). Manejo clínico da gravidez em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: uma opinião de especialista . Endocrinologia Clínica.

MedlinePlus. (2022). Peso ao nascer .

Nachum, Z., et al. (2017). Glyburide versus metformin e sua combinação para o tratamento de diabetes mellitus gestacional: Um estudo controlado randomizado . Diabetes Care.

Preferred Pharmaceuticals Inc. (2022). Cloridrato de metformina [bula] .

Silva, JC, et al. (2010). Metformina comparada com gliburida para o tratamento de diabetes gestacional . International Journal of Gynaecology and Obstetrics.

Syngelaki, A., et al. (2016). Metformina comparada com gliburida para o tratamento de diabetes gestacional . New England Journal of Medicine.

Tarry-Adkins, JL, et al. (2019). Crescimento neonatal, infantil e infantil após tratamento com metformina versus insulina para diabetes gestacional: Uma revisão sistemática e meta-análise . PLOS Medicine.

Tarry-Adkins, JL, et al. (2021). Impacto do tratamento com metformina durante a gravidez nos resultados maternos: Uma revisão sistemática/meta-análise . Relatórios científicos.

Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/metformin/pregnancy

 

Perguntas frequentes sobre metformina