Aprenda como administrar o efeito colateral da Metformina
A metformina reduz a glicose (açúcar) no sangue de diferentes maneiras e é eficaz em seu papel. Este medicamento, comumente prescrito para diabetes tipo 2, diminui a produção de glicose pelo fígado, a quantidade de glicose absorvida dos alimentos e ajuda o corpo a utilizar melhor sua própria glicose. Esses efeitos benéficos geralmente se manifestam em poucas semanas após o início do uso. Além disso, a hipoglicemia (baixa glicemia) e o ganho de peso são muito raros com a metformina. No entanto, esses benefícios vêm com algumas desvantagens potenciais.
Embora seja geralmente bem tolerada, a metformina pode causar efeitos colaterais gastrointestinais, como diarreia, náusea, vômito e gases, sendo a diarreia o mais comum. Felizmente, a diarreia causada pela metformina é geralmente de curta duração e pode ser controlada ou até mesmo prevenida com algumas medidas.
Por que a metformina causa diarreia?
A razão exata pela qual a metformina pode causar diarreia não está totalmente clara, mas sabemos que ela atua no intestino para diminuir a glicose sanguínea. Uma possível explicação é que a metformina pode alterar as bactérias e vírus que vivem no seu intestino, também conhecido como microbioma, interrompendo a atividade normal do intestino.
Isso pode levar a fezes mais frequentes e soltas, à medida que seu corpo tenta se reajustar. Outra possível explicação é que a metformina altera o movimento de certos produtos químicos intestinais, como serotonina e histamina, o que pode resultar em diarreia.
Quão comum é a diarreia relacionada à metformina?
A diarreia é um efeito colateral comum da metformina. Se você já experimentou diarreia ao tomá-la, não está sozinho. Em ensaios clínicos, mais da metade das pessoas que tomaram metformina relataram diarreia.
Infelizmente, algumas pessoas acham esse efeito colateral inconveniente e perturbador para sua rotina diária. A boa notícia é que os efeitos colaterais intestinais da metformina tendem a melhorar com o tempo.
Quanto tempo dura a diarreia causada pela metformina?
Para a maioria das pessoas, a diarréia é mais comum durante as primeiras semanas de uso da metformina. No entanto, essas semanas iniciais podem ser difíceis. Em um estudo, cerca de 5% das pessoas relataram que os efeitos colaterais gastrointestinais foram a razão pela qual pararam de tomar metformina. Felizmente, esses efeitos tendem a melhorar nas semanas seguintes.
Se a diarreia causada pela metformina se tornar especialmente incômoda, é importante conversar com seu médico. Ele pode discutir maneiras de prevenir e controlar a diarreia, incluindo possíveis ajustes na dosagem.
É possível prevenir a diarreia por metformina?
Possivelmente! A regra de ouro é tomar metformina com uma refeição ou logo após comer. Você tem mais probabilidade de ter efeitos colaterais intestinais, como náusea e diarreia, se tomar metformina com o estômago vazio.
É uma boa ideia tomá-la com alimentos desde a primeira dose. Combiná-la com uma refeição, ou armazená-la em um local seguro perto da cozinha ou mesa de jantar, ajuda a criar esse hábito.
Se você esquecer uma dose de metformina com sua refeição habitual, tome a dose esquecida assim que lembrar. Você pode precisar comer um lanche, dependendo de quando foi sua última refeição, para evitar tomá-la com o estômago vazio. No entanto, se estiver quase na hora da sua próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima normalmente. Não há necessidade de dobrar as doses.
Como você pode controlar a diarreia causada pela metformina?
Se você estiver tomando metformina com alimentos e ainda tiver diarreia, há algumas outras dicas de controle para tentar.
Trocar a formulação tradicional de liberação imediata (LI) pela formulação de liberação prolongada (LP) é uma opção. A formulação LP, também escrita como XR, libera a medicação mais lentamente e têm menos probabilidade de causar efeitos colaterais intestinais. Fazer essa troca pode ajudar a tolerar melhor a metformina.
Outra maneira de controlar a diarreia causada pela metformina é trabalhar em conjunto com seu médico ao iniciar e ajustar a dosagem. Para as formulações LI e LP, há menor risco de efeitos colaterais intestinais com aumentos lentos e cuidadosos na dosagem. Isso permite que seu corpo tenha mais tempo para se ajustar a uma nova dose.
A dosagem inicial típica para metformina é de 500 mg uma ou duas vezes ao dia com uma refeição. Se uma dose maior for necessária, é recomendável aumentá-la em no máximo 500 mg a cada 1 a 2 semanas até atingir a dose alvo. Isso dá tempo para o corpo se adaptar. Aumentar a dose muito rapidamente pode piorar o risco de diarreia.
Quando devo entrar em contato com meu médico sobre diarreia causada por metformina?
Se você ainda estiver tendo efeitos colaterais gastrointestinais após algumas semanas de uso de metformina, converse com seu médico. Ele pode recomendar diminuir sua dose, mudar para a formulação ER ou tomar metformina logo após uma refeição. Também pode sugerir maneiras de tratar a diarreia induzida por medicamentos, como o uso de antidiarreicos, enquanto seu corpo se ajusta à metformina.
Se nenhuma dessas mudanças funcionar, seu médico pode sugerir parar de tomar metformina completamente e tentar um medicamento diferente para diabetes. No entanto, é importante não parar de tomar metformina por conta própria. Seu médico pode orientá-lo sobre os próximos passos.
Conclusão
O efeito colateral mais comum da metformina é a diarreia. Você pode prevenir ou controlar esse efeito tomando-a com uma refeição, mudando para a formulação ER ou ajustando lentamente sua dose com a ajuda do seu profissional de saúde. Sempre converse com seu profissional de saúde antes de ajustar ou parar de tomar metformina por conta própria.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Soluções de medicação AS. (2023). METFORMINA HCL - comprimido de metformina hcl [bula] .
Brody, H. (2020). O microbioma intestinal . Natureza.
Hameed, M., et al. (2017). Comparação de dose e perfil de efeitos colaterais da metformina de liberação prolongada versus metformina de liberação imediata . Journal of Ayub Medical College, Abbottabad: JAMC.
McCreight, LJ, et al. (2016). Metformina e o trato gastrointestinal . Diabetologia.
Português REMEDYREPACK INC. (2023). METFORMINA- comprimido de metformina er 500 mg [bula] .
Siavash, M., et al. (2017). Gravidade dos efeitos colaterais gastrointestinais do comprimido de metformina em comparação com a cápsula de metformina em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Journal of Research in Pharmacy Practice.
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/metformin/can-metformin-cause-diarrhea