9 efeitos colaterais do Labetalol e como gerenciá-los
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
03/09/2024
Logo da Pill

Efeitos colaterais do labetalol em resumo

Labetalol é geralmente um medicamento bem tolerado. A maioria dos efeitos colaterais são leves e desaparecem conforme o corpo se ajusta ao medicamento. Abaixo está uma lista de efeitos colaterais comuns e graves do labetalol relatados em estudos clínicos. Tenha em mente que esta não é uma lista completa. É melhor entrar em contato com sua equipe de saúde sobre quaisquer preocupações com os efeitos colaterais do labetalol, mesmo que não estejam listados abaixo.

Efeitos colaterais comuns do labetalol incluem:

  • Tontura
  • Náusea
  • Fadiga
  • Pressão arterial baixa
  • Frequência cardíaca lenta
  • Nariz entupido
  • Dor de cabeça
  • Disfunção erétil
  • Formigamento no couro cabeludo

Efeitos colaterais raros, mas graves, do labetalol:

  • Problemas respiratórios
  • Insuficiência cardíaca
  • Bloqueio cardíaco
  • Problemas de fígado
  • Reação alérgica

Vamos analisar detalhadamente nove efeitos colaterais do labetalol e revisar o que fazer se eles ocorrerem.


1. Tontura

Tontura é um dos efeitos colaterais mais comuns do labetalol. Este medicamento diminui a frequência cardíaca e reduz a pressão arterial, o que pode frequentemente levar à tontura. A tontura pode ocorrer a qualquer momento, mas é mais comum quando você se senta ou se levanta rapidamente (hipotensão ortostática). Isso aumenta o risco de quedas, então é melhor se mover lentamente e levar seu tempo ao mudar de posição. Isso é especialmente importante se você tiver 60 anos ou mais, pois a probabilidade de sentir esse efeito colateral é maior.

À medida que seu corpo se ajusta ao labetalol, a tontura deve melhorar e, com sorte, desaparecer completamente. Se isso não acontecer ou se estiver se tornando incômodo, converse com seu médico. Ele pode querer ajustar sua dosagem para minimizar esse efeito colateral.


2. Fadiga

Não é incomum sentir-se cansado ou fraco, especialmente quando você começa a tomar labetalol. Você também pode achar mais difícil realizar tarefas diárias, como carregar compras ou subir escadas. Assim como a tontura, a fadiga é tipicamente resultado do efeito do labetalol na sua frequência cardíaca e pressão arterial. Conforme seu corpo se ajusta, a fadiga deve melhorar.

Certifique-se de se manter hidratado e descansar bastante para ajudar a reduzir a fadiga. Comer uma dieta saudável para o coração também pode ajudar. Além disso, é uma boa ideia fazer uma pausa na atividade física intensa até que seu corpo se ajuste ao labetalol. Retorne a um programa regular de exercícios assim que se sentir capaz. Se a fadiga piorar ou se tornar incômoda, avise seu médico.


3. Náuseas

Náusea é outro efeito colateral comum do labetalol. A náusea deve desaparecer por si só conforme seu corpo se acostuma ao medicamento. Enquanto isso, você pode tentar estas dicas para ajudar a controlá-la:

  • Tome labetalol com alimentos.
  • Beba bastante água.
  • Coma refeições menores e alimentos de fácil digestão, como bananas e arroz.
  • Evite refeições pesadas e alimentos picantes ou ricos em gordura.
  • Experimente remédios de venda livre, como gengibre ou hortelã-pimenta.

Avise sua equipe de saúde se a náusea piorar ou se tornar incômoda. Eles podem ajustar sua dosagem para ajudar a diminuir esse efeito colateral.


4. Disfunção erétil

A disfunção erétil (DE) é um possível efeito colateral dos betabloqueadores, incluindo labetalol. Pode ser desconfortável falar sobre isso com seu médico, mas geralmente é facilmente controlado com um medicamento para DE ou um medicamento cardíaco diferente. Portanto, não hesite em informar seu médico se o labetalol estiver causando efeitos colaterais indesejados relacionados ao sexo.

 

5. Formigamento no couro cabeludo

A sensação de alfinetes e agulhas, conhecida como parestesia, pode ocorrer ao tomar labetalol. Frequentemente descrita como uma sensação de formigamento no couro cabeludo, isso acontece mais frequentemente no início do tratamento com labetalol.

Assim como outros efeitos colaterais do labetalol, essa sensação deve desaparecer por si só. Mas se isso não acontecer ou piorar, avise seu médico. Ele pode recomendar o próximo melhor curso de ação.


6. Insuficiência cardíaca e bloqueio cardíaco

Como mencionado, labetalol e outros betabloqueadores ajudam a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Este é um efeito pretendido do medicamento, mas às vezes pode causar efeitos colaterais como tontura e fadiga.

Na maioria dos casos, esses efeitos colaterais desaparecerão assim que seu corpo se ajustar ao labetalol. No entanto, em alguns casos, problemas mais sérios podem ocorrer. Sua pressão arterial pode ficar muito baixa (hipotensão) ou sua frequência cardíaca pode ficar muito lenta (bradicardia). Em casos raros, isso pode levar à insuficiência cardíaca ou bloqueio cardíaco.

Insuficiência cardíaca e bloqueio cardíaco são problemas sérios que ocorrem quando seu coração não consegue bater normalmente. Os sintomas incluem sensação de tontura, dor no peito e dificuldade para respirar ao deitar. Você também pode sentir seu coração pular uma batida ou bater de forma irregular.

Se você tiver esses ou quaisquer outros sintomas que pareçam ameaçadores à vida enquanto estiver tomando labetalol, procure atendimento de emergência imediatamente. Insuficiência cardíaca e bloqueio cardíaco podem ser fatais sem tratamento imediato.


7. Mascarando sinais de baixa glicemia

Se a sua glicemia cair muito (hipoglicemia), você normalmente sente sintomas como tremores, suor, tontura, confusão e batimento cardíaco acelerado. No entanto, se você estiver tomando labetalol, ele pode bloquear a maioria desses sintomas, pois impede que seu coração bata mais rápido. Isso significa que sua glicemia pode cair muito antes de você perceber que algo está errado.

Se você tem diabetes e toma labetalol, pode ser necessário prestar mais atenção em como está se sentindo ou verificar seus níveis de glicose no sangue com mais frequência do que o normal para monitorar níveis baixos. Lembre-se de que a transpiração é um sintoma de hipoglicemia que o labetalol não afeta. Portanto, se notar que está suando mais do que o normal, é uma boa ideia verificar seus níveis de glicose no sangue.

Também é importante certificar-se de que você tenha açúcar de ação rápida, como comprimidos ou gel de glicose, à mão o tempo todo, caso sua glicose no sangue caia. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, entre em contato com seu médico imediatamente.


8. Problemas respiratórios

Labetalol é um betabloqueador não seletivo, o que significa que ele bloqueia os receptores beta no corpo e no coração. Quando labetalol bloqueia os receptores beta nos pulmões, pode causar o estreitamento das vias aéreas. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas pode dificultar a respiração se você tiver uma doença pulmonar, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Informe ao seu médico se você tem uma doença pulmonar antes de começar a tomar labetalol. Ele provavelmente escolherá um medicamento para pressão arterial mais seguro para você. Se você tiver dificuldade para respirar enquanto estiver tomando labetalol, procure atendimento médico imediatamente.


9. Sintomas de abstinência se interrompido abruptamente

Labetalol é um betabloqueador não seletivo, o que significa que ele bloqueia os receptores beta no corpo e no coração. Quando labetalol bloqueia os receptores beta nos pulmões, pode causar o estreitamento das vias aéreas. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas pode dificultar a respiração se você tiver uma doença pulmonar, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Informe seu médico se você tem uma doença pulmonar antes de começar a tomar labetalol. Ele provavelmente escolherá um medicamento para pressão arterial mais seguro para você. Se você tiver dificuldade para respirar enquanto estiver tomando labetalol, procure atendimento médico imediatamente


Conclusão

Labetalol é um betabloqueador prescrito para tratar pressão alta (hipertensão). Os efeitos colaterais comuns incluem tontura, fadiga e náusea, além de formigamento no couro cabeludo. Esses efeitos colaterais geralmente melhoram conforme seu corpo se ajusta ao medicamento.

Outros efeitos colaterais do labetalol incluem disfunção erétil e o mascaramento dos sinais de baixa glicose no sangue. Insuficiência cardíaca, bloqueio cardíaco e problemas respiratórios são efeitos colaterais raros, mas sérios, que podem ocorrer ao tomar labetalol.

Você não deve parar de tomar labetalol por conta própria. Parar repentinamente pode causar dor no peito ou um ataque cardíaco. Se os efeitos colaterais forem incômodos, converse com sua equipe de saúde. Eles podem ajustar sua dosagem ou ajudá-lo a parar de tomar o medicamento com segurança, se necessário.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados 

 

Referências

American Heart Association. (2017). Como comer saudável sem “fazer dieta”

American Heart Association. (2024). Como os medicamentos betabloqueadores afetam o exercício?

Cardinal Health 107, LLC. (2024). Cloridrato de labetalol - comprimido de cloridrato de labetalol, revestido por película [bula] .

Hernández-Cerda, J., et al. (2020). Compreendendo a disfunção erétil em pacientes hipertensos: A necessidade de um bom gerenciamento do paciente . Saúde vascular e gerenciamento de risco .

Miller, M., et al. (2023). Labetalol . StatPearls.

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/labetalol/common-side-effects

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Labetalol