Vença a Angústia do Diabetes: Dicas para Gerenciar o Burnout
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
30/07/2024
Logo da Pill

Diabetes e Burnout: aprenda como vencer esses desafios

Para pessoas que vivem com diabetes, há dias em que é difícil manter uma perspectiva positiva sobre a vida. Mesmo quando você faz tudo certo, sua glicemia pode não refletir seus esforços. O sofrimento do diabetes — uma resposta emocional às demandas diárias de gerenciamento do diabetes — é muito comum. Pesquisas sugerem que 30% a 40% dos adultos que vivem com diabetes passam por sofrimento do diabetes.

No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) indicam que a prevalência de diabetes está aumentando, afetando milhões de brasileiros. A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) também destaca a importância de considerar a saúde mental no manejo do diabetes, já que o estresse e o esgotamento podem agravar os desafios de controle da doença.

A questão é a seguinte: seus pensamentos podem afetar como você se sente e age. Ao desafiar o pensamento negativo sobre diabetes, você pode explorar alternativas úteis. Vamos mergulhar em algumas estratégias para ajudar a lidar com o estresse e o esgotamento relacionados à diabetes.

O manejo do diabetes é um desafio contínuo, mas com as ferramentas e o suporte certos, é possível manter uma boa qualidade de vida. Se você estiver enfrentando o sofrimento da diabetes, considere procurar ajuda e utilizar os recursos disponíveis. Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada.

 

O que é estresse por diabetes?

A angústia do diabetes, ou angústia relacionada ao diabetes, é uma resposta emocional às demandas e lutas diárias de viver com diabetes. Essa experiência é compartilhada por pessoas de todas as idades e culturas, independentemente do tipo de diabetes que possuem.

Embora os pesquisadores utilizem o termo "sofrimento do diabetes" desde a década de 1990, a American Psychological Association ainda não o reconhece como um diagnóstico oficial. Isso ocorre porque o sofrimento do diabetes não é classificado como uma doença mental. Em vez disso, é visto como uma resposta emocional ao estresse de controlar o diabetes.

Apesar disso, há evidências que sugerem que o sofrimento do diabetes pode afetar significativamente o bem-estar emocional e físico de uma pessoa. Por isso, os profissionais de saúde podem monitorar os sintomas de sofrimento do diabetes durante as consultas regulares. Os "Padrões de Cuidados Médicos" da American Diabetes Association (ADA) de 2022 recomendam a triagem para sofrimento do diabetes na primeira consulta e em intervalos regulares posteriormente.

Além disso, é aconselhável realizar exames regulares para depressão, ansiedade e transtornos alimentares, pois esses problemas são mais comuns em pessoas com diabetes.

 

Sintomas de angústia por diabetes

Os sintomas de angústia do diabetes podem variar de leves a graves e diferem de pessoa para pessoa. Embora seja normal sentir frustração ao lidar com o diabetes, esses sentimentos não devem ser avassaladores ou persistentes.

Você pode estar enfrentando angústia do diabetes se tiver diabetes e, na maioria dos dias, sentir qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Sentir-se sobrecarregado pelo gerenciamento do diabetes.
  • Estar constantemente preocupado com problemas de saúde relacionados à diabetes ou hipoglicemia grave.
  • Sentir-se derrotado, desanimado ou esgotado pelas tarefas diárias de manejo do diabetes ou por não atingir suas metas.

Se você notar esses sintomas regularmente, informe seu médico.

A ferramenta de avaliação do sofrimento do diabetes pode ajudar você a identificar seu nível de angústia (baixo, moderado ou alto), para que você possa determinar os próximos passos a serem tomados.

Recursos e Suporte no Brasil

  • Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD): Oferece informações, cursos e eventos sobre diabetes.
  • Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD): Focada no apoio e na educação de pessoas com diabetes.
  • Ministério da Saúde: Disponibiliza programas e recursos para o manejo do diabetes e apoio à saúde mental. 

 

O que causa o sofrimento causado pelo diabetes? 

A causa mais comum de preocupações e estresse relacionados ao diabetes são as tarefas contínuas de gerenciamento da doença, combinadas com o medo de problemas relacionados à condição. Ter diabetes de difícil controle pode piorar essa situação. No entanto, mesmo pessoas com hemoglobina glicada (A1C) dentro da faixa recomendada podem experimentar sofrimento significativo devido ao diabetes.

A tecnologia vestível pode ajudar as pessoas a gerenciar melhor o diabetes, mas também pode aumentar o fardo emocional de diferentes maneiras:

  • Manutenção dos aparelhos e a necessidade de lembrar de usá-los.
  • Fadiga de alarme.
  • Sobrecarga de informação.
  • Estresse financeiro com os custos dos dispositivos e suprimentos.

Certos eventos estressantes da vida também podem levar as pessoas ao limite. Só porque você conseguiu gerenciar bem o diabetes no passado, não significa que esteja imune ao sofrimento do diabetes no futuro. Mudanças na vida podem fazer você se sentir sobrecarregado ao viver com uma condição vitalícia como diabetes. Isso inclui:

  • Mudanças nas circunstâncias da vida, como a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento.
  • Complicações de saúde.
  • Mudanças no tratamento do diabetes.

 

Como você lida com o estresse causado pelo diabetes?

Viver com diabetes é difícil. Os efeitos emocionais das demandas diárias do diabetes podem afetar todos, incluindo os cuidadores. Aqui estão algumas dicas da JDRF:

  • Preste atenção aos seus sentimentos: Reconheça-os e observe se persistem por mais de uma semana.
  • Seja honesto com sua rede de apoio: Compartilhe seus sentimentos com pessoas em quem confia e não hesite em pedir ajuda.
  • Obtenha ajuda profissional: Sua equipe de saúde está familiarizada com o sofrimento do diabetes e pode ajudá-lo a resolver problemas e encontrar o apoio necessário.
  • Dê um passo de cada vez: Com o apoio dos outros, você pode criar um plano para gerenciar o diabetes sem comprometer sua saúde mental. Pequenos passos podem levar a grandes mudanças.

Essas orientações podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional ao lidar com o diabetes.

 

O estresse causado pelo diabetes piora os efeitos do diabetes na sua saúde?

Sim, o sofrimento causado pelo diabetes pode afetar a maneira como alguém cuida de suas necessidades relacionadas à doença.

Pesquisas mostram uma conexão direta entre o sofrimento causado pelo diabetes e o controle da doença. Em geral, quanto maior o sofrimento de uma pessoa com diabetes, maior (pior) é seu nível de hemoglobina glicada A1C.

Além dos resultados de hemoglobina glicada A1C, a pesquisa sugere que o estresse causado pelo diabetes também afeta:

  • Qualidade de vida
  • Número de eventos de hipoglicemia (baixa de glicose no sangue)
  • Capacidade de priorizar hábitos de vida saudáveis (escolhas alimentares, atividade física, sono de qualidade)

Mais pesquisas são necessárias para entender exatamente como o estresse piora os níveis de açúcar no sangue no diabetes. No entanto, é provável que esteja ligado aos níveis de hormônios do estresse e à inflamação no corpo.

 

O estresse causado pelo diabetes pode levar à depressão?

A angústia diabética e a depressão não são a mesma coisa, mas, sem tratamento, a angústia diabética pode levar à depressão.

De acordo com pesquisas, pessoas que vivem com diabetes têm duas a três vezes mais probabilidade de desenvolver depressão em comparação com outras pessoas. No entanto, apenas 25% a 50% dessas pessoas serão diagnosticadas e receberão tratamento adequado.

Se você suspeita que está com depressão, procure apoio, incluindo sua equipe de saúde. Sintomas comuns de depressão incluem:

  • Perda de interesse ou prazer em realizar a maioria das atividades
  • Sentimentos de tristeza, desesperança ou vazio
  • Aumento da irritabilidade e culpa
  • Problemas com sono, energia e apetite
  • Dificuldade de concentração
  • Pensamentos de morte ou suicídio

Se você estiver tendo pensamentos suicidas, há ajuda disponível. No Brasil, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou acesse o site do CVV para conversar com um voluntário.

 

Quando você deve conversar com seu médico sobre o sofrimento causado pelo diabetes?

Nunca é cedo demais para falar com sua equipe de saúde sobre como você está se sentindo. Embora possa ser difícil iniciar essa conversa, saiba que seus medos e preocupações são válidos. Compartilhar seus sentimentos em um ambiente seguro pode ajudá-lo a obter o apoio necessário.

Até recentemente, o peso emocional de viver com uma doença crônica não era um tópico comum durante os exames de saúde. O sofrimento causado pelo diabetes finalmente está recebendo a atenção que merece dos profissionais de saúde.

Com ferramentas padronizadas, os profissionais podem rastrear o sofrimento relacionado ao diabetes de forma mais eficiente e regular. Duas ferramentas comuns incluem:

  • Escala de Áreas Problemáticas em Diabetes (PAID)
  • Escala de Sofrimento para Diabetes (DDS)

Uma vez que sua equipe de tratamento do diabetes esteja ciente de suas dificuldades, eles podem ajudá-lo a obter o suporte necessário. Juntos, vocês podem descobrir maneiras de gerenciar melhor o diabetes e diminuir o fardo emocional associado a ele.

 

Recursos e suporte para lidar de forma saudável com o sofrimento causado pelo diabetes

Se você notar sintomas de sofrimento por diabetes, é importante tomar uma atitude. Entre em contato com aqueles que o apoiam, incluindo amigos, familiares, profissionais de saúde e outros. Quando você se sente sobrecarregado, pode ser difícil compartilhar seus pensamentos com os outros, mas compartilhar pode ajudar a reduzir o peso que você tem carregado sozinho.

Conectar-se com outras pessoas que vivem com diabetes também pode ser extremamente útil. Comece com esta lista de recursos para se conectar com sua comunidade de diabetes online.

Às vezes, é melhor falar com um profissional de saúde sobre seus sentimentos e dificuldades. Existem recursos disponíveis para facilitar esse processo para você:

  • A ADA se uniu à Associação Americana de Psicologia e criou um diretório de profissionais de saúde treinados para dar suporte à saúde mental de pessoas que vivem com diabetes.
  • A JDRF tem um portal online com links para orientação e suporte relacionados à diabetes que você pode precisar. Você está a apenas um clique de distância.

Buscar apoio e compartilhar suas preocupações pode fazer uma grande diferença no manejo do sofrimento causado pelo diabetes.

 

Conclusão

O sofrimento do diabetes é uma resposta emocional comum aos desafios diários do gerenciamento dessa condição. Pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento em sua jornada com o diabetes, seja você um iniciante ou alguém com anos de experiência. Esse sofrimento pode fazer com que você se sinta frustrado, esgotado e estressado. Por sua vez, esses sentimentos podem afetar sua saúde física e bem-estar geral.

Se você estiver enfrentando sintomas de sofrimento com diabetes, entre em contato com sua equipe de tratamento. Certos sentimentos podem ser avassaladores e podem não desaparecer sozinhos sem o apoio adequado. Com novas ferramentas de triagem e recursos comunitários, você pode encontrar o apoio de que precisa e merece.

Lembre-se de que não está sozinho nessa jornada e que há recursos disponíveis para ajudá-lo a lidar com o estresse e a angústia associados ao gerenciamento do diabetes.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

988 Suicídio e Crise Lifeline. (nd). Início .

American Diabetes Association. (nd). Listagem de diretório de profissionais de saúde mental .

Associação Americana de Diabetes. (2018). Capítulo 3: Angústia do diabetes.

Associação Americana de Diabetes. (2021). Escala de áreas problemáticas em diabetes (PAID) .

American Diabetes Association. (2022). Padrões de cuidados médicos em diabetes – 2022 resumidos para provedores de cuidados primários . Diabetes clínico .

Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2022). 10 coisas surpreendentes que podem aumentar o nível de açúcar no sangue .

Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2022). Saúde mental .

Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2022). Prevenir complicações do diabetes .

Linha de texto de crise. (nd). Início .

Diabetes Distress Assessment and Resource Center. (nd). Faça a pesquisa de angústia do diabetes .

DiabetesEd.net. (nd). A escala de triagem de sofrimento do diabetes .

Diabetes Hands Foundation. (nd). Aprenda, conecte-se, envolva-se com a comunidade online de diabetes .

Fayed, A., et al. (2022). Relação entre sofrimento relacionado ao diabetes e controle glicêmico: O efeito mediador da adesão ao tratamento . Diabetes de atenção primária .

JDRF. (nd). Lidando com o sofrimento do diabetes .

JDRF. (nd). Obtenha suporte pessoal .

Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. (2020). Angústia e depressão diabéticas .

Skinner, TC, et al. (2020). Vinte e cinco anos de pesquisa sobre sofrimento de diabetes . Medicina Diabética .

Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/conditions/diabetes/diabetes-distress 

 

Perguntas frequentes sobre o esgotamento e a diabetes