Compare os monitor de glicemia
Pessoas que vivem com diabetes tipo 1, e muitas com diabetes tipo 2, monitoram seus níveis de glicose (açúcar) em casa. Isso pode ser feito com dois dispositivos: um monitor de glicemia (glicosímetro) ou um monitor contínuo de glicose (CGM).
Embora ambos dispositivos informem qual é o seu nível de glicose, os dispositivos CGM podem facilitar o controle do diabetes. Os CGMs oferecem uma visão mais ampla, maior segurança e compatibilidade. Por ess as e outras razões, os CGMs tornaram-se comuns no tratamento da diabetes. Em 2021, cerca de 48% das pessoas com diabetes tipo 1 estavam usando CGMs como principal forma de monitorar os níveis de glicose.
Se você está interessado em usar um CGM, pode ter dúvidas sobre como eles funcionam e como escolher entre as duas marcas mais conhecidas – Dexcom e FreeStyle Libre. Continue lendo para descobrir as diferenças e vantagens de cada um.
O que é um monitor contínuo de glicose (CGM)?
CGMs são dispositivos vestíveis que rastreiam alterações na glicose 24 horas por dia. Eles levam o monitoramento da glicose um passo além do uso de um glicosímetro. Com resultados contínuos em tempo real, os CGMs fornecem centenas de medições diárias. Isso pode ajudá-lo a prever e detectar altos e baixos nos níveis de glicose e a monitorar tendências ao longo do tempo.
É importante saber qual é o seu nível de glicose, principalmente se você toma insulina. Esses resultados ajudam a tomar decisões seguras sobre medicamentos, alimentação e exercícios. Você pode compartilhar dados do CGM com seu médico a qualquer momento, mesmo entre consultas. Isso lhes dará as informações necessárias para ajustar seu plano de tratamento.
Muitos CGMs estão disponíveis, incluindo:
- Dexcom G6
- Dexcom G7
- FreeStyle Libre 2
- FreeStyle Libre 3
Todos eles funcionam de maneira diferente, mas têm funções semelhantes.
Como funcionam os monitores contínuos de glicose?
Os CGMs funcionam monitorando regularmente seus níveis de glicose. Cada monitor vem com um sensor vestível. O sensor usa uma microagulha indolor sob a pele para detectar os níveis de glicose. O local onde você insere o sensor e por quanto tempo pode usá-lo pode variar entre os dispositivos. Ao contrário de um glicosímetro, um CGM não informa qual é a sua glicose no sangue. Em vez disso, monitora a quantidade de glicose no fluido logo abaixo da pele.
Obtendo seus resultados
As leituras do sensor são enviadas sem fio para um receptor que exibe seus níveis de glicose. O receptor pode ser um pequeno leitor touchscreen, um aplicativo no seu smartphone ou uma bomba de insulina compatível. Você pode escolher como deseja visualizar seus dados de glicose.As tendências do CGM (setas e gráficos) podem ser muito úteis na tomada de decisões.
O que acontece se meu açúcar no sangue estiver fora dos limites?
Alguns CGMs podem alertá-lo se a sua glicose estiver muito alta ou muito baixa. É importante saber que nem todos os dispositivos possuem esse sistema de alerta. Se esta função estiver disponível, o seu leitor, telefone ou bomba de insulina irá alertá-lo. O alerta pode ser um som (como um bipe) ou uma vibração. Os CGMs oferecem uma camada extra de segurança, informando se você está fora da faixa alvo ou se sua glicose está baixa ou alta.
Um CGM pode ser usado junto com ou em vez de um glicosímetro. No entanto, é importante saber que um CGM pode ter um “tempo de atraso”. Isso significa que pode demorar um pouco para que o nível de glicose nos tecidos alcance os níveis de glicose no sangue. Portanto, mesmo que o seu CGM não esteja alertando sobre alterações, verifique sempre a glicemia com um glicosímetro se estiver apresentando sintomas de glicemia alta ou baixa.
Quais são as diferenças entre Dexcom e FreeStyle Libre?
Dexcom e Abbott são fabricantes de dois dispositivos CGM muito conhecidos. A Dexcom fabrica os modelos G6 e G7. A Abbott fabrica os sistemas FreeStyle Libre 14 Day, FreeStyle Libre 2 e FreeStyle Libre 3.
Você não precisa calibrar (redefinir) nenhum desses CGMs antes de usá-los. Cada modelo possui sensores e transmissores resistentes à água, permitindo que você nade e tome banho enquanto os usa. Todos os cinco dispositivos também permitem visualizar seus dados com um gráfico útil no leitor, para que você possa ver as tendências da glicose ao longo do dia.
No entanto, os dispositivos CGM diferem na forma como as leituras de glicose são enviadas ao receptor, na capacidade de fornecer alertas para níveis de açúcar altos ou baixos e na frequência com que precisam ser substituídos. Vamos revisar cinco diferenças notáveis entre esses dispositivos.
1. Quem pode usar
O Dexcom G6 e G7 são atualmente aprovados pela FDA e ANVISA para adultos e crianças a partir de 2 anos de idade. O FreeStyle Libre 2 e o Libre 3 estão disponíveis para adultos e crianças a partir de 4 anos. O sistema Libre 14 Day é destinado apenas para adultos com 18 anos ou mais.
2. Tempo de uso
Depois de inserir um sensor, os CGMs passam por um período de "aquecimento" antes de começarem a funcionar. Embora esse tempo varie entre os CGMs, pode levar de 30 minutos a 2 horas. Durante o período de aquecimento, você precisará usar um glicosímetro para verificar sua glicose.
O Dexcom G6 leva 2 horas para começar a monitorar sua glicose, enquanto o modelo G7 leva 30 minutos, o período de aquecimento mais curto de todos os CGMs. Os sistemas FreeStyle Libre 14 Day, Libre 2 e Libre 3 levam 1 hora.
Depois que o sensor é inserido, os sensores Dexcom G6 e G7 podem durar até 10 dias, enquanto a maioria dos sensores FreeStyle Libre dura até 14 dias. O FreeStyle Libre 2 Plus é uma versão atualizada do sensor Libre 2 e pode durar até 15 dias. Espera-se que haja uma mudança semelhante nos sensores do Libre 3 para prolongar seu tempo de uso em um futuro próximo.
3. Frequência de leituras
O Dexcom G6 e G7 são conhecidos como CGMs em tempo real, atualizando automaticamente seu leitor, aplicativo de smartphone ou bomba de insulina compatível com novos níveis de glicose a cada 5 minutos.
O FreeStyle Libre 3 também é um CGM em tempo real, enviando leituras para o aplicativo do seu smartphone a cada minuto.
O FreeStyle Libre 2 e o FreeStyle Libre 14 Day, embora façam leituras a cada minuto e a cada 15 minutos, respectivamente, são conhecidos como monitores flash de glicose. Isso significa que, embora monitorem o açúcar o tempo todo, só transmitem os níveis de glicose ao leitor quando você escaneia o sensor.
4. Alertas de baixo nível de açúcar no sangue
O Dexcom G7 possui alertas personalizáveis para níveis de glicose fora da faixa. Você pode optar por definir os alarmes para vibrar ou silenciá-los temporariamente. Durante esse período, é importante monitorar seu receptor, pois você não receberá alertas baixos e altos (vibrações ou bipes). No entanto, se você tiver um resultado baixo urgente, um alerta sonoro será acionado se você não responder à vibração.
O Dexcom G6 e o FreeStyle Libre 3 possuem alertas opcionais para leituras de glicose fora da faixa, além de alarmes especiais para níveis perigosamente baixos de glicose, que não podem ser desligados.
O FreeStyle Libre 2 possui alertas para resultados fora da faixa, inclusive para glicose muito baixa, mas esses alertas são opcionais e podem ser silenciados se preferir.
Enquanto outros CGMs possuem capacidades de alerta, o sistema FreeStyle 14 Day não possui essa função. Isso é uma grande preocupação, pois níveis baixos de glicose (hipoglicemia) podem ser fatais, especialmente para quem tem dificuldade em perceber quando sua glicose está baixa (desconhecimento da hipoglicemia).
5. Compatibilidade da bomba de insulina
Os sistemas automatizados de administração de insulina (AID) são um tipo de bomba de insulina que facilita o uso da insulina, ajustando automaticamente as doses em resposta às leituras do CGM. Isso pode ajudar a manter os níveis de glicose dentro da faixa alvo, eliminando algumas suposições no controle do diabetes. Vale lembrar que nem todas as bombas de insulina são sistemas AID.
Muitos CGMs trabalham em conjunto com sistemas AID para ajudar a ajustar a dose de insulina. No entanto, cada CGM varia em relação à compatibilidade com bombas de insulina:
- Dexcom G7: Compatível com iLet Bionic Pancreas e Tandem t:slimX2
- Dexcom G6: Compatível com Omnipod 5, iLet Bionic Pancreas e Tandem t:slimX2
- FreeStyle Libre 3: Compatibilidade com bombas de insulina nos EUA esperada para um futuro próximo
- FreeStyle Libre 2: Compatível com Tandem t:slimX2
- FreeStyle Libre 14 Day: Não possui conectividade com bombas de insulina
Para quem é bom um monitor contínuo de glicose?
Um CGM pode ser útil para qualquer pessoa que viva com diabetes, sendo ainda mais benéfico para aqueles que não percebem os primeiros sinais de alerta de glicose baixa. Há também um interesse crescente em saber se os CGMs podem ser úteis para pessoas sem diabetes, mas isso ainda é menos claro.
Pessoas com diabetes
Se você tem diabetes, um CGM pode ajudá-lo a gerenciar melhor sua glicose ao longo do tempo e monitorar tendências. Você notará quais atividades e alimentos estão associados aos seus altos e baixos. Outros benefícios dos CGMs incluem:
- Ajudar pessoas com diabetes a atingir suas metas de hemoglobina glicada (HbA1C ou A1C).
- Medir seu tempo dentro da faixa (TIR), ou seja, a porcentagem de tempo em que sua glicose está dentro da faixa desejada.
- Potencialmente reduzir o risco de hipoglicemia (baixa glicose).
- Reduzir o risco de cetoacidose diabética (CAD), uma complicação potencialmente fatal que pode ocorrer quando os níveis de glicose estão muito elevados.
Pessoas sem diabetes
Pessoas sem diabetes começaram a usar CGMs para monitorar seus níveis de glicose por motivos pessoais, incluindo:
- Orientar dietas ou planos de exercícios
- Monitorar padrões de condicionamento físico
- Construir resistência atlética
- Manter níveis mais elevados de desempenho atlético
Atualmente, não há evidências sobre se o uso de CGMs por pessoas sem diabetes traz benefícios à saúde a longo prazo. No entanto, um ensaio clínico em andamento está pesquisando um possível benefício. Este estudo analisará se as pessoas sem diabetes podem perder peso de forma mais eficaz usando dispositivos CGM.
Conclusões
Os monitores contínuos de glicose (CGMs) Dexcom G6 e FreeStyle Libre oferecem novas maneiras de monitorar sua glicose (açúcar) sem a necessidade de picar os dedos várias vezes ao dia. Eles podem ajudar as pessoas a controlar o diabetes de forma mais eficaz do que os medidores de glicose tradicionais, além de reduzir o risco de níveis baixos de glicose. Os CGMs Dexcom e FreeStyle Libre diferem na forma como as informações de glicose são compartilhadas, nos dispositivos compatíveis e na duração de um sensor. Converse com sua equipe de tratamento de diabetes sobre qual CGM pode ser mais adequado para você.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Abade. (nd). FreeStyle Livre .
Abade. (nd). Freestyle Livre 2 Plus .
Abade. (nd). Sistema FreeStyle Libre de 14 dias no guia de serviço .
Abade. (nd). Comece seu guia para o sistema FreeStyle Libre 2 .
Abade. (2018). Sistema de monitoramento flash de glicose de 14 dias FreeStyle Libre .
Abade. (2020). FreeStyle Libre 2: Agora disponível nos EUA . Cuidados com diabetes.
Abade. (2023). FreeStyle Livre 3 .
Associação Americana de Diabetes. (nd). CGM e tempo dentro do intervalo .
Associação Americana de Diabetes. (nd). Escolhendo um CGM .
Beta Biônica. (2023). Beta Bionics anuncia o lançamento nacional do iLet Bionic Pancreas com sistema Dexcom G7 CGM .
Clinicaltrials.gov. (2023). Uso de monitoramento contínuo de glicose na população não diabética para complementar a plataforma móvel de saúde Signos . Signos Inc.
Desalvo, DJ, et al. (2023). "Dados demográficos dos pacientes e resultados clínicos entre pacientes com diabetes tipo 1 usando monitores contínuos de glicose: Dados do estudo observacional do mundo real de troca de T1D" . Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes .
Dexcom. (nd). Guia do usuário do sistema Dexcom G6 .
Dexcom. (nd). Guia do usuário do sistema Dexcom G7 .
Dexcom. (nd). Usando o aplicativo Dexcom G7 .
Dexcom. (2023). Dexcom G6 fortalece sua posição como o sistema CGM mais conectado do mundo .
Edelman, SV, et al. (2018). "Implicações clínicas do monitoramento contínuo da glicose em tempo real e com varredura intermitente" . Cuidados com diabetes.
Sociedade Endócrina. (nd). Monitoramento contínuo da glicose .
Laffel, LM, et al. (2020). Efeito do monitoramento contínuo da glicose no controle glicêmico em adolescentes e adultos jovens com diabetes tipo 1, um ensaio clínico randomizado . JAMA.
Reddy, M., et al. (2018). Um estudo piloto randomizado e controlado de monitoramento contínuo da glicose e monitoramento instantâneo da glicose em pessoas com diabetes tipo 1 e consciência prejudicada da hipoglicemia . Medicina Diabética.
Sharifi, Y., et al. (2022). Desconhecimento hipoglicêmico: Desafios, gatilhos e recomendações em pacientes com desconhecimento hipoglicêmico: relato de caso . Jornal de relatórios de casos médicos.
Sifferlin, A. (2017). Por que pessoas perfeitamente saudáveis estão usando monitores de diabetes .
Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/conditions/diabetes-type-2/dexcom-vs-freestyle-libre