Entenda os riscos de beber com diabetes
Muitas pessoas apreciam uma bebida ocasional e, se você tem diabetes, pode estar se perguntando se é seguro beber. Se seus níveis de glicose no sangue estiverem controlados, provavelmente é seguro beber moderadamente, desde que seu médico concorde. No entanto, o consumo de álcool com diabetes apresenta alguns riscos específicos. Continue lendo para entender esses riscos e como reduzi-los.
Quais são os riscos de beber se eu tiver diabetes?
A hipoglicemia, ou nível baixo de glicose no sangue, é o maior risco das bebidas alcoólicas quando você tem diabetes. Veja como isso pode acontecer.
O fígado produz, armazena e libera glicose para ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Ele também filtra toxinas – como álcool e drogas – do corpo. O álcool pode causar problemas de diabetes, porque o fígado prioriza a filtragem do álcool em vez do equilíbrio da glicose no sangue. Isso pode levar à hipoglicemia. Se não for tratada, a condição pode se tornar uma emergência médica
Pessoas que tomam medicamentos para diabetes correm alto risco de hipoglicemia quando bebem álcool. Isso ocorre porque a insulina e outros medicamentos para diabetes reduzem os níveis de glicose no sangue.
Os sintomas de hipoglicemia podem ser facilmente confundidos com os de embriaguez, criando problemas de segurança para quem vive com diabetes. Isso significa que, ao beber, você pode pensar que os sintomas são causados pelo álcool. Da mesma forma, outras pessoas podem acreditar que seus sintomas estão relacionados ao álcool, quando na verdade você precisa de ajuda de emergência para tratar a baixa glicose no sangue.
Os sintomas de hipoglicemia incluem:
- Fome
- Batimento cardíaco rápido
- Tremor
- Ansiedade
- Sudorese (suor excessivo)
- Formigamento
- Tontura
- Fraqueza
- Sonolência
- Confusão
É fácil ver como isso pode ser confundido com intoxicação alcoólica. Infelizmente, enquanto a embriaguez melhora com o tempo, a hipoglicemia só piora se não for tratada.
Outros problemas de saúde relacionados ao diabetes e ao álcool
Embora a hipoglicemia seja um dos maiores riscos do consumo de álcool quando se é diabético, não é o único. Beber muito álcool pode ser prejudicial e aumenta o risco de doenças relacionadas ao diabetes, incluindo:
- Ganho de peso e aumento da pressão alta
- Níveis elevados de triglicerídeos (gordura no sangue)
- Neuropatia periférica (um tipo de lesão nervosa que causa formigamento, queimação e dor nas pernas e pés)
- Retinopatia diabética (danos aos vasos sanguíneos dos olhos)
Beber também pode atrapalhar seu julgamento e afetar o modo como você normalmente gerencia a diabetes. Por exemplo, você pode esquecer de tomar seus medicamentos ou monitorar sua glicose quando estiver bebendo. Você pode comer alimentos que não são saudáveis para sua condição.
Você pode beber álcool se tiver diabetes?
Se você foi diagnosticado com diabetes, pode ser seguro consumir álcool moderadamente. No entanto, beber em excesso deve ser evitado, pois pode causar hipoglicemia, níveis elevados de triglicerídeos e cetoacidose (níveis muito altos de açúcar no sangue).
O álcool pode afetar cada pessoa de maneira diferente. Embora a hipoglicemia seja uma preocupação comum, há outros motivos para evitar o álcool. Quando se trata de álcool e diabetes, é importante conversar com seu médico antes de beber.
Posso beber álcool enquanto tomo insulina ou medicamentos para diabetes?
Em geral, sim. É geralmente seguro beber uma quantidade moderada de álcool, desde que seja uma bebida com baixo teor de carboidratos (açúcar) e você monitore seus níveis de glicose no sangue. A principal preocupação é a hipoglicemia. Ao beber álcool, uma pessoa pode estar menos consciente dos sintomas de hipoglicemia e, consequentemente, menos propensa a verificar seus níveis de glicose ou ajustar seus medicamentos.
Se você estiver tomando medicamentos para diabetes, combiná-los com álcool pode ser perigoso. Isso ocorre porque o fígado dá prioridade à decomposição do álcool, reduzindo sua capacidade de regular os níveis de glicose no sangue.
Medicações:
- Se você tomar insulina ou sulfonilureias (glipizida, gliburida, glimepirida), beber pode aumentar o risco de hipoglicemia.
- Caso esteja usando metformina e consumir álcool, você pode estar em maior risco de hipoglicemia e acidose láctica, um efeito colateral grave da metformina. O excesso de ácido láctico no corpo pode causar dor abdominal, diarreia e cãibras musculares, entre outros sintomas.
Quais são as melhores bebidas para pessoas com diabetes?
Se o seu médico disser que você pode consumir álcool, aqui estão algumas sugestões gerais sobre as bebidas alcoólicas mais seguras para beber quando você tem diabetes:
- Escolha cervejas leves e vinhos secos com menos álcool e menos calorias.
- Evite vinhos doces e bebidas que usam muito açúcar, como piña colada, caipirinha e caipirosca.
- Peça bebidas mistas com água gaseificada ou refrigerante diet em vez de opções ricas em carboidratos (como sucos, refrigerantes normais ou outras misturas doces).
Quanto álcool você deve beber se tiver diabetes?
É importante seguir as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) sobre o consumo de álcool para pessoas com diabetes. No Brasil, as recomendações são: mulheres não devem tomar mais de uma bebida por dia, enquanto homens não devem beber mais de duas.
Uma bebida equivale a:
- 350 ml de cerveja
- 150 ml de vinho
- 45 ml de destilados
Como posso ficar seguro quando bebo?
Além do que você bebe, a maneira como você bebe também é importante. Aqui estão algumas dicas para evitar possíveis perigos ao beber com diabetes:
- Mantenha-se hidratado ao beber.
- Coma antes de consumir álcool para diminuir o risco de hipoglicemia.
- Evite bebidas alcoólicas ricas em carboidratos.
- Monitore sua glicemia antes, durante e depois de beber. Se sua glicemia estiver abaixo de 70 mg/dl, tome medidas para controlá-la.
- Use uma identificação de alerta médico para que outras pessoas reconheçam a hipoglicemia e possam ajudá-lo em caso de emergência.
- Tenha um motorista designado.
Conclusões
Se você tem diabetes, beber uma quantidade moderada de álcool pode ser seguro. Mas o consumo excessivo de álcool deve ser evitado. Isso ocorre porque o consumo de álcool com diabetes pode interferir no controle do diabetes e na sua segurança. O álcool também pode aumentar o risco de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) ao interagir com medicamentos para diabetes. Verifique com seu médico antes de beber álcool para ter certeza de que é seguro fazê-lo.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Associação Americana de Diabetes. (nd) Álcool e diabetes.
Associação de Especialistas em Educação e Cuidados em Diabetes. (2019). Gerenciando níveis baixos de açúcar no sangue.
Emanuele, NV, et al. (1998). Consequências do uso de álcool em diabéticos. Saúde do Álcool e Pesquisa Mundial.
Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. (2021). Glicemia baixa (hipoglicemia).
Branco, ND (2017). Uso de álcool em adultos jovens com diabetes mellitus tipo 1. Jornal Americano de Medicina de Estilo de Vida.