Entenda a Hemoglobina Glicada (A1C)
Um nível de hemoglobina glicada A1C mede sua glicemia média ao longo do tempo. Se você tem a hemoglobina glicada A1C normal, provavelmente não tem diabetes ou pré-diabetes.
Um teste de hemoglobina glicada A1C é diferente de um teste de picada no dedo com um medidor de glicose (glicosímetro), que informa sua glicemia em um momento específico. Você pode ter um teste de picada no dedo normal e ainda assim ter diabetes ou pré-diabetes.
O rastreamento da diabetes é importante porque muitas pessoas não sabem que têm a doença. Nos EUA, cerca de 37 milhões de pessoas têm diabetes, mas 1 em cada 4 dessas pessoas não sabe. Além disso, 96 milhões de adultos nos EUA têm pré-diabetes, e a maioria dessas pessoas também não sabe.
No Brasil, estima-se que cerca de 16,8 milhões de pessoas tenham diabetes, e aproximadamente metade dessas pessoas não está diagnosticada. Além disso, cerca de 24 milhões de brasileiros têm pré-diabetes, com a maioria não ciente de sua condição.
A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda o exame de hemoglobina glicada A1C para todos a partir dos 35 anos. Com isso em mente, aqui está o que é considerado um nível normal ou alto de A1C e o que seu nível de A1C significa para você.
O que é hemoglobina A1C?
A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável por transportar oxigênio por todo o corpo. A hemoglobina também pode se ligar à glicose (açúcar) no sangue. Essa combinação de hemoglobina e glicose é chamada de hemoglobina glicosilada, hemoglobina glicada A1C ou HbA1C. Quanto maior a quantidade de glicose no sangue, maiores serão os níveis de hemoglobina glicada A1C.
O que um nível de hemoglobina glicada A1C mede?
Um teste de hemoglobina glicada A1C mede a porcentagem de hemoglobina no seu sangue que está ligada à glicose. Ter um nível alto de hemoglobina glicada A1C significa que você tem muita glicose no sangue, o que pode indicar pré-diabetes ou diabetes.
A utilidade de um teste de hemoglobina glicada A1C é que ele representa seus níveis médios de glicose no sangue ao longo de 2 a 3 meses. Em outras palavras, a pizza que você comeu na noite anterior não afeta o resultado, e você não precisa jejuar para que o teste seja preciso. Isso porque a glicose permanece ligada à hemoglobina por toda a vida de uma hemácia, que é de cerca de 2 a 3 meses.
No entanto, nenhum teste é perfeito. Outros fatores além dos níveis de glicose no sangue podem afetar os níveis de hemoglobina glicada A1C. Os seguintes fatores podem causar resultados falsos de A1C:
- Medicamentos
- Anemia
- Doença renal
- Triglicerídeos altos
- Cirurgia do baço
Níveis normais de hemoglobina glicada A1C com e sem diabetes
O teste de hemoglobina glicada A1C é uma boa maneira de rastrear pré-diabetes e diabetes em certos grupos:
- Pessoas com alto risco de diabetes
- Pessoas com sintomas
- Todas as pessoas com mais de 35 anos
O teste de hemoglobina glicada A1C também é útil para monitorar o tratamento em pessoas que vivem com diabetes.
O que é considerado um nível "normal" de hemoglobina glicada A1C difere dependendo se você já tem um diagnóstico de diabetes. Vamos descobrir mais.
Faixa normal de hemoglobina glicada A1C para pessoas sem diabetes
Se você não tem diabetes, seu resultado de hemoglobina glicada A1C deve ser abaixo de 5,7%.
Se a sua hemoglobina glicada A1C for maior que isso, você poderá receber um diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes:
- Pré-diabetes: hemoglobina glicada A1C entre 5,7% e 6,4%
- Diabetes: hemoglobina glicada A1C de 6,5% ou superior
Faixa normal de hemoglobina glicada A1C para pessoas com diabetes
Se você já vive com diabetes, sua hemoglobina glicada A1C provavelmente não será "normal". No entanto, você terá uma meta de A1C a ser atingida.
Para a maioria das pessoas com diabetes, uma meta saudável de hemoglobina glicada A1C, de acordo com a ADA, é abaixo de 7%.
Dependendo da sua idade, saúde geral, histórico médico e se você tem algum problema de memória, sua equipe de tratamento pode definir uma meta mais alta de A1C, como entre 8% e 8,5%.
É possível ter uma hemoglobina glicada A1C alta e não ter diabetes?
Sim, você pode ter um nível alto de hemoglobina glicada A1C e não ter diabetes. Isso ocorre porque um teste de hemoglobina glicada A1C mede a quantidade de glicose ligada à hemoglobina. Qualquer coisa que afete a hemoglobina pode alterar os resultados. Certos medicamentos, como esteroides, também podem aumentar os níveis de glicose no sangue em pessoas que não têm diabetes.
O que pode aumentar falsamente os níveis de hemoglobina glicada A1C acima do normal?
Diferentes condições podem aumentar falsamente os resultados do teste hemoglobina glicada A1C, fazendo parecer que você tem muita glicose na corrente sanguínea quando isso não é o caso. Condições que podem levar a um nível de A1C imprecisamente alto incluem:
- Algumas anemias: Anemias causadas por falta de ferro, vitamina B12 ou folato (vitamina B9) podem interferir na criação de novos glóbulos vermelhos, fazendo com que células mais velhas permaneçam por mais tempo, aumentando os resultados de hemoglobina glicada A1C.
- Doença renal: Problemas renais podem criar um resultado de hemoglobina glicada A1C falsamente alto devido à anemia e baixos níveis de vitaminas ou minerais.
- Triglicerídeos altos: Triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue, podem espelhar os níveis de hemoglobina glicada A1C. Se você tem triglicerídeos altos, pode ter uma hemoglobina glicada A1C imprecisamente alta.
- Cirurgia do baço: Se você fez uma cirurgia para remover parte ou todo o baço, pode ter resultados de hemoglobina glicada A1C falsamente altos. Uma das funções do baço é remover glóbulos vermelhos velhos, então a cirurgia pode afetar esse processo.
O que pode diminuir falsamente seus níveis de hemoglobina glicada A1C?
Certas condições podem reduzir falsamente os resultados do teste de hemoglobina glicada A1C, fazendo parecer que você não tem glicose extra na corrente sanguínea quando, na verdade, tem. Essas condições incluem:
- Tratamento de anemia: Suplementos de ferro ou vitamina B12 que trata a anemia estimulam o corpo a produzir novas células vermelhas do sangue. Essas novas células têm menos exposição à glicose, resultando em níveis falsamente baixos de A1C.
- Doação de sangue: Após doar sangue, o corpo trabalha para produzir novas células vermelhas, o que pode afetar os níveis de hemoglobina glicada A1C devido à grande quantidade de células novas.
- Gravidez: Durante a gravidez, o corpo produz mais glóbulos vermelhos para transportar oxigênio para o feto, resultando em níveis falsamente baixos de hemoglobina glicada A1C.
- Hemólise: A destruição dos glóbulos vermelhos, devido a uma doença autoimune ou certos medicamentos (como ribavirina ou interferon alfa), pode levar a níveis falsamente baixos de hemoglobina glicada A1C.
- Tratamento com eritropoietina: A eritropoietina, presente em medicamentos como Epogen e Procrit, aumenta os glóbulos vermelhos após a quimioterapia, podendo reduzir falsamente os níveis de hemoglobina glicada A1C.
- Diálise: Pessoas em diálise têm glóbulos vermelhos com vida útil curta, dando menos tempo para o açúcar se fixar neles, o que pode fazer com que os níveis de hemoglobina glicada A1C pareçam melhores do que realmente são.
Quais outros fatores podem influenciar seu teste hemoglobina glicada A1C?
Se os resultados do seu teste de hemoglobina glicada A1C estiverem fora da faixa normal, converse com sua equipe médica. Um resultado de laboratório pode parecer dar uma resposta clara, mas nem sempre é esse o caso. Seu profissional de saúde levará em conta seu histórico de saúde antes de diagnosticar pré-diabetes ou diabetes. Como mencionado anteriormente, há muitas razões pelas quais seus níveis de hemoglobina glicada A1C podem estar mais altos ou mais baixos do que o esperado.
Qualquer situação que afete seus glóbulos vermelhos pode alterar os resultados de hemoglobina glicada A1C. Isso inclui pessoas com hemoglobinopatia, que é um tipo diferente de hemoglobina, mais comum em algumas famílias. Informe sua equipe de atendimento se você ou sua família são descendentes de africanos, sul e sudeste asiáticos ou mediterrâneos.
Existe alguma alternativa ao teste de hemoglobina glicada A1C?
Existem outros testes úteis na triagem de diabetes. Eles incluem:
- Glicemia em jejum
- Teste de tolerância à glicose oral
- Teste de frutosamina
Você faz os testes de glicemia em jejum e de tolerância à glicose oral logo de manhã, antes de comer ou beber qualquer coisa. No teste de tolerância à refeição mista, você toma uma bebida açucarada pouco antes do teste de glicemia.
Sua equipe médica pode solicitar um exame de sangue de frutosamina se o teste de hemoglobina glicada A1C não for preciso para você. Esse exame verifica a concentração de frutosamina, uma proteína no sangue, para obter uma estimativa dos níveis de glicose ao longo do tempo.
Conclusão
Um teste de hemoglobina glicada A1C mede a quantidade de hemoglobina no seu sangue que transporta glicose. É uma ótima maneira de testar pré-diabetes e diabetes. Se o seu nível de hemoglobina glicada A1C for normal — menos de 5,7% — é muito provável que você não tenha diabetes.
A hemoglobina glicada A1C também é útil para monitorar o quão bem um plano de tratamento de diabetes está funcionando. Pessoas vivendo com diabetes têm uma meta de hemoglobina glicada A1C a ser atingida. Esse nível variará dependendo da pessoa, sua idade e histórico médico.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Comitê de Prática Profissional da Associação Americana de Diabetes. (2022). 2. Classificação e diagnóstico de diabetes: Padrões de cuidados médicos em diabetes—2022 . Diabetes Care .
Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2022). Tudo sobre seu A1C .
Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2022). Diabetes e pré-diabetes .
Danese, E., et al. (2015). Vantagens e armadilhas da frutosamina e da albumina glicada no diagnóstico e tratamento do diabetes . Journal of Diabetes Science and Technology .
Kuo, IC, et al. (2018). Anemia modifica o valor prognóstico da hemoglobina glicada em pacientes com doença renal crônica diabética . PLoS One .
Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. (2020). O teste A1C e raça/etnia .
Radin, MS (2013). Armadilhas na medição de hemoglobina A1C: quando os resultados podem ser enganosos . Journal of General Internal Medicine .
Tamez Perez, HE, et al. (2012). Distúrbios da glicose em pacientes não diabéticos recebendo tratamento agudo com pulsos de metilprednisolona . Revista da Associação Médica Brasileira.
Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/conditions/diabetes/normal-a1c