9 efeitos colaterais da Valsartana que você deve saber
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
10/09/2024
Logo da Pill

Conheça possíveis efeitos de Valsartana

A valsartana (Diovan) é um medicamento comumente prescrito para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Ele pode ajudar a reduzir o risco de hospitalização e outras complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.

Valsartana pertence à classe dos bloqueadores do receptor de angiotensina II (BRAs). Embora os BRAs sejam geralmente bem tolerados, ainda há alguns efeitos colaterais que você deve conhecer. A seguir, discutiremos nove efeitos colaterais do valsartan e forneceremos dicas para administrá-los.

 

1. Tontura

Tontura foi o efeito colateral mais comum observado em ensaios clínicos com valsartan, relatado por 17% das pessoas que tomaram o medicamento.

A tontura pode ocorrer se o valsartana reduzir sua pressão arterial em excesso (hipotensão), mas também pode acontecer independentemente disso. Geralmente, a tontura não é grave e tende a diminuir à medida que seu corpo se ajusta ao medicamento. No entanto, é aconselhável ter cautela ao dirigir ou realizar atividades que exijam alerta mental total, até que você saiba como o valsartan afeta você.

Tonturas intensas também podem ocorrer se você se levantar ou se sentar muito rapidamente, o que é conhecido como hipotensão ortostática. Para evitar quedas, mova-se lentamente ao mudar de posição e segure-se em um objeto firme para apoio.

Se sua tontura não melhorar ou piorar, informe seu médico. Ele pode precisar ajustar sua dose de valsartan.

 

2. Fadiga

Você pode sentir um aumento na fadiga (cansaço) enquanto estiver tomando valsartan. Na maioria das vezes, esse efeito colateral é temporário e desaparece após alguns dias.

Para combater a fadiga, é importante manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente. Certifique-se também de se manter hidratado e de dormir o suficiente.

Se a fadiga causada pelo valsartan estiver afetando sua qualidade de vida, converse com seu médico. Ele pode considerar ajustar a dose ou prescrever um medicamento diferente.

 

3. Dor de cabeça

Dor de cabeça é outro possível efeito colateral do valsartana, especialmente em pessoas que o tomam para tratar pressão alta. Essas dores de cabeça tendem a ser leves a moderadas e geralmente desaparecem após algum tempo de uso do medicamento. Além disso, as dores de cabeça parecem ser menos comuns com valsartan do que com outros medicamentos para pressão arterial.

Uma maneira simples de evitar dores de cabeça é manter-se bem hidratado. Se precisar de um tratamento sem receita (OTC), o paracetamol (Tylenol) é provavelmente a opção mais segura. O ibuprofeno (Advil, Motrin) pode interagir com o valsartan, reduzindo sua eficácia.

Se suas dores de cabeça piorarem, informe seu médico. Dores de cabeça severas e persistentes não devem ser ignoradas, pois podem indicar uma condição de saúde mais séria.

 

4. Pressão arterial baixa

Como mencionado, o valsartan é eficaz no tratamento da pressão alta. No entanto, ele também pode causar uma queda excessiva na pressão arterial. Esse efeito colateral é mais provável se você estiver tomando valsartan para insuficiência cardíaca. O risco de pressão baixa também aumenta se você estiver desidratado, seguindo uma dieta com baixo teor de sal ou tomando um diurético ("pílula de água").

Quando a pressão arterial cai muito ou muito rapidamente, pode causar tontura, vertigem e, em casos graves, desmaios. Se você começar a se sentir instável, é melhor sentar ou deitar até se sentir menos tonto e seguro para se levantar.

Seu médico provavelmente monitorará sua pressão arterial enquanto você estiver tomando valsartan. No entanto, se você tiver sintomas com frequência, informe-o imediatamente.

 

5. Náuseas e dores de estômago

O uso de valsartana pode causar náusea e dor de estômago em algumas pessoas. Esses efeitos colaterais geralmente são leves e tendem a melhorar com o tempo.

Você pode tomar valsartan com ou sem alimentos, mas tomá-lo com alimentos pode ajudar a aliviar os sintomas de náusea. Outras medidas que podem ajudar incluem manter-se hidratado e evitar alimentos apimentados ou fritos. Existem também medicamentos de venda livre que você pode tomar para desconforto estomacal, desde que com a aprovação do seu médico.

Em alguns casos, náusea e dor de estômago podem ser sinais de uma condição médica mais séria. Informe seu médico se seus sintomas piorarem ou se tornarem graves.

 

6. Tosse

O uso de valsartana pode causar tosse seca em algumas pessoas, embora esse efeito colateral seja mais comum com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) do que com bloqueadores do receptor de angiotensina II (BRAs). No entanto, ainda é um possível efeito colateral do valsartan.

Valsartana também pode aumentar o risco de infecções respiratórias superiores (ITRS), como o resfriado comum. As ITRS também podem causar tosse, mas geralmente é uma tosse produtiva, que soa úmida e produz muco. As ITRS geralmente se resolvem por conta própria, mas avise seu médico se seus sintomas persistirem por mais de uma semana.

Se você desenvolver tosse seca enquanto estiver tomando valsartan, informe seu médico. Ele pode ajudar a descartar outras causas potenciais e determinar se é necessário interromper o uso do medicamento.

 

7. Altos níveis de potássio

O uso de valsartana pode causar altos níveis de potássio, especialmente se você já tiver problemas renais ou estiver tomando outros medicamentos que também aumentam o potássio.

Na maioria dos casos, níveis elevados de potássio não causam sintomas perceptíveis, mas podem provocar náusea ou cansaço. Em casos raros, níveis altos de potássio podem levar a problemas mais sérios, como frequência cardíaca acelerada, dor no peito e fraqueza muscular. Se você apresentar esses sintomas, procure atendimento médico de emergência.

Seu médico pode solicitar exames de sangue periódicos para monitorar seus níveis de potássio e garantir que estejam dentro da faixa normal. Se os níveis estiverem elevados, ele pode ajustar sua dose de medicamento ou optar por uma medicação diferente.

 

8. Dor nas costas e nas articulações

Algumas pessoas que tomam valsartana podem experimentar dores nas costas ou nas articulações. Embora não seja um efeito colateral comum, e a causa não seja totalmente clara, esse desconforto pode ocorrer.

Alongar-se pode ser uma ótima maneira de melhorar a amplitude de movimento e reduzir a rigidez muscular. Para dores leves nas costas e nas articulações, géis, cremes ou adesivos de venda livre (OTC) podem ajudar a aliviar a dor. O paracetamol também é uma boa opção para o alívio da dor.

É importante conversar com um farmacêutico ou profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento OTC para dor, pois alguns podem aumentar a pressão arterial. Se a dor se tornar intolerável, informe seu profissional de saúde imediatamente para que ele possa investigar a causa. Pode ser necessário considerar uma alternativa ao tratamento com valsartan se o problema persistir.

 

9. Problemas renais

Os bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs) são conhecidos por ajudar a proteger a função renal. No entanto, em casos raros, pode ocorrer dano renal agudo (súbito) em algumas pessoas que tomam valsartan, especialmente naquelas que já têm problemas renais.

O principal sinal de dano renal agudo é uma diminuição na quantidade de urina produzida. Você pode perceber que está urinando com menos frequência ou em menor quantidade do que o normal. Inchaço nos braços e pernas também pode ocorrer. Se você notar esses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Seu médico monitorará a função dos seus rins enquanto você estiver tomando valsartan e avaliará seu histórico médico antes de prescrever o medicamento para garantir que seja seguro para você.

 

Quando devo entrar em contato com meu médico sobre os efeitos colaterais do valsartan?

Os efeitos colaterais comuns do valsartana geralmente desaparecem à medida que seu corpo se ajusta ao medicamento. No entanto, se os efeitos colaterais piorarem ou começarem a afetar sua qualidade de vida, informe seu médico.

Se você desenvolver batimentos cardíacos anormais, dor no peito ou diminuição da produção de urina, procure atendimento médico imediatamente, pois esses podem ser sinais de um problema médico mais sério.

Certos medicamentos e condições de saúde podem aumentar o risco de efeitos colaterais com o uso de valsartan. Portanto, é importante fornecer ao seu médico uma lista atualizada dos medicamentos que você está tomando. Isso ajudará a identificar possíveis interações com antecedência.

 

Conclusão

A valsartana é um medicamento bem tolerado usado para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Os efeitos colaterais comuns incluem tontura, dor de cabeça e náusea, além de possível cansaço. Esses efeitos colaterais geralmente são leves e tendem a melhorar com o tempo.

Efeitos colaterais menos comuns incluem tosse, infecções respiratórias superiores e dor nas articulações. Em casos raros, o valsartan pode aumentar os níveis de potássio e causar danos renais agudos. Certas condições de saúde e o uso de outros medicamentos podem aumentar a probabilidade desses efeitos colaterais. Seu médico pode ajudá-lo a entender seu risco individual com base em seu histórico médico.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados 

 

Referências

American Journal of Managed Care. (2005). Tolerabilidade e qualidade de vida em pacientes tratados com BRA .

Goyal, A., et al. (2023). Lesão renal aguda . StatPearls .

Novartis Pharmaceuticals Corporation. (2023). Diovan - comprimido de valsartana [bula] .

Tomson, CRV, et al. (2021). Gestão da pressão arterial em pacientes com doença renal crônica não recebendo diálise: Sinopse da diretriz de prática clínica KDIGO de 2021. Annals of Internal Medicine .

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/valsartan/common-side-effects.

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Valsartana