Conheça 9 possíveis efeitos colaterais do Bisoprolol
O bisoprolol é um betabloqueador utilizado para tratar condições cardíacas, como hipertensão (pressão alta) e insuficiência cardíaca. Se você estiver tomando bisoprolol, é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais. A seguir, discutiremos nove efeitos colaterais do bisoprolol que você deve conhecer e como lidar com eles.
Efeitos colaterais do bisoprolol em resumo
Betabloqueadores como o bisoprolol são geralmente bem tolerados pela maioria das pessoas. Os efeitos colaterais comuns tendem a ser leves e costumam desaparecer à medida que o corpo se ajusta à medicação. Abaixo está uma lista de efeitos colaterais relatados por pessoas que tomaram bisoprolol em ensaios clínicos.
Efeitos colaterais comuns (ocorrem em 5% ou mais das pessoas nos ensaios clínicos):
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Sintomas de resfriado
Efeitos colaterais menos comuns (ocorrem em menos de 5% das pessoas nos ensaios clínicos):
- Frequência cardíaca lenta
- Pressão arterial baixa
- Náusea
- Diarreia
- Distúrbios do sono
- Efeitos colaterais sexuais
Vamos analisar mais detalhadamente por que alguns desses efeitos colaterais ocorrem e o que você pode fazer a respeito.
1. Fadiga
Você pode sentir um aumento da fadiga (cansaço) ao tomar bisoprolol, um dos efeitos colaterais mais comuns desse medicamento.
Para ajudar a controlar a fadiga, mantenha-se hidratado e adote uma dieta saudável e balanceada. Manter-se ativo durante o dia também pode aumentar seus níveis de energia, mas faça apenas o que for confortável — ouça seu corpo e faça pausas para descansar quando necessário.
A fadiga provavelmente diminuirá ao longo de algumas semanas. No entanto, se ela estiver afetando sua qualidade de vida, informe seu médico. Pode ser necessário ajustar a dosagem do bisoprolol ou considerar um medicamento diferente. Seu médico poderá identificar a causa da fadiga e oferecer o tratamento adequado.
2. Frequência cardíaca lenta
O bisoprolol ajuda o coração a bater mais devagar e com menos força, mas isso pode, às vezes, reduzir a frequência cardíaca em excesso. Você pode não perceber quando isso acontece, mas pode sentir tontura, fraqueza ou dificuldade para respirar. Também pode notar que atividades como exercícios ou subir escadas se tornam mais difíceis do que o normal.
É recomendável evitar atividades extenuantes ao começar a tomar bisoprolol, pois seu corpo pode precisar de algum tempo para se ajustar à medicação.
Se você notar qualquer sintoma de frequência cardíaca lenta enquanto estiver tomando bisoprolol, avise seu médico. Eles podem optar por monitorar como seu corpo se adapta ou, se necessário, reduzir a dosagem do bisoprolol para aliviar os sintomas.
3. Pressão arterial baixa
O bisoprolol pode reduzir sua pressão arterial, o que é geralmente o motivo pelo qual ele é prescrito. No entanto, às vezes, ele pode fazer sua pressão cair demais, resultando em hipotensão. Isso pode causar tontura, sensação de desmaio e visão turva, especialmente nas primeiras semanas de uso, mas esses sintomas geralmente diminuem com o tempo.
O bisoprolol também pode causar uma queda rápida na pressão arterial quando você se levanta muito rápido após estar deitado, uma condição conhecida como hipotensão ortostática. Para evitar quedas e possíveis lesões, mova-se lentamente ao mudar de posição enquanto estiver tomando bisoprolol.
Se você notar que os sintomas de pressão arterial baixa pioram ou persistem, informe seu médico. Eles podem recomendar que você comece a monitorar sua pressão arterial em casa. Se a pressão estiver caindo demais, pode ser necessário ajustar a dose do medicamento.
4. Dor de cabeça
A dor de cabeça é outro efeito colateral comum do bisoprolol. No entanto, em estudos clínicos, dores de cabeça foram igualmente comuns em pessoas que tomavam placebo (pílula de açúcar).
Para prevenir e controlar dores de cabeça leves, mantenha-se hidratado, pratique exercícios regularmente e evite gatilhos comuns, como álcool e carnes processadas. Técnicas de meditação ou outras formas de gerenciamento de estresse também podem ser úteis.
Se necessário, você pode usar medicamentos de venda livre, como o paracetamol (Tylenol), que é geralmente a opção mais segura. Consulte seu médico antes de tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin), pois esses medicamentos podem aumentar a pressão arterial.
Dores de cabeça severas e persistentes não devem ser ignoradas, pois podem indicar uma condição mais séria. Se suas dores de cabeça piorarem ou não melhorarem, informe seu médico.
5. Sintomas de resfriado
Infecções respiratórias superiores (ITRs), que causam sintomas como coriza e sinusite dolorida, foram um efeito colateral comum relatado em ensaios clínicos com o uso de bisoprolol. Geralmente, essas infecções não são graves e desaparecem por conta própria após alguns dias.
Descanso e banhos de vapor podem ajudar a aliviar os sintomas de ITRs. Medicamentos de venda livre para resfriado também podem ser úteis, se necessário. No entanto, alguns desses medicamentos podem piorar a pressão alta e outras condições cardíacas. Por isso, consulte seu farmacêutico ou profissional de saúde para garantir que está escolhendo uma opção segura.
Se você desenvolver uma febre persistente ou se os sintomas durarem mais de 7 a 10 dias, informe seu médico. Eles poderão investigar para garantir que não haja uma causa mais séria para seus sintomas.
6. Náuseas
Embora não seja comum, o bisoprolol pode causar náuseas em algumas pessoas. Tomá-lo com alimentos pode ajudar a reduzir esse efeito colateral. Outras formas de prevenir e controlar a náusea incluem comer refeições menores ao longo do dia e evitar alimentos picantes e fritos. Manter-se hidratado também é fundamental.
Se os remédios caseiros não estiverem funcionando, você pode tentar um medicamento de venda livre para náusea, como o subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol). No entanto, esses medicamentos não são recomendados para uso a longo prazo. Se a náusea persistir por mais de alguns dias, informe seu médico.
7. Diarreia
A diarreia é outro possível efeito colateral do bisoprolol. A desidratação pode ser uma preocupação nesse caso, então é importante beber bastante água ou bebidas com eletrólitos. Tente manter uma dieta branda até que seu estômago possa tolerar alimentos normais novamente.
Medicamentos de venda livre, como loperamida (Imodium AD) e subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol), podem ser úteis a curto prazo. No entanto, se a diarreia piorar, durar mais de 2 dias, ou se você tiver febre, entre em contato com seu médico imediatamente. Isso pode indicar um problema mais sério.
8. Problemas para dormir
Embora seja incomum, o bisoprolol pode dificultar o adormecimento ou a permanência no sono. Além disso, você pode ter sonhos mais vívidos ou estranhos enquanto estiver tomando o medicamento.
Para se preparar para uma boa noite de sono, siga estas dicas:
- Evite bebidas com cafeína, como café ou chá.
- Limite o tempo de tela e evite ficar rolando no celular antes de dormir.
- Participe de atividades relaxantes, como ler um livro ou tomar um banho quente.
Se você continuar tendo problemas para dormir, converse com seu médico. Ele pode sugerir a realização de um estudo do sono para garantir que não haja outra causa subjacente. Também pode prescrever um medicamento de curto prazo para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
9. Efeitos colaterais sexuais
Os betabloqueadores são conhecidos por causar disfunção erétil (DE), mas esse não é um efeito colateral comum do bisoprolol. Outros betabloqueadores, como o atenolol (Tenormin), têm maior probabilidade de causar DE do que o bisoprolol. Vale lembrar que tanto a pressão alta quanto as doenças cardíacas também são causas comuns de DE.
Você pode perceber uma diminuição do desejo sexual após começar a tomar bisoprolol, embora as pesquisas sobre esse efeito sejam inconclusivas.
Se você notar efeitos colaterais sexuais enquanto estiver tomando bisoprolol, converse com seu médico. Existem várias opções de tratamento para DE, e um medicamento cardíaco diferente pode ser uma opção melhor para minimizar esses efeitos colaterais. Seu médico pode orientá-lo sobre a melhor forma de melhorar seus sintomas.
Quando devo entrar em contato com meu médico sobre os efeitos colaterais do bisoprolol?
A maioria dos efeitos colaterais do bisoprolol é geralmente leve e tende a desaparecer à medida que seu corpo se ajusta à medicação. No entanto, se você estiver enfrentando efeitos colaterais que impactam sua qualidade de vida, não hesite em discuti-los com seu médico.
Se algum efeito colateral piorar ou parecer grave, informe seu médico imediatamente. Se você tiver dor no peito acompanhada de sintomas como dificuldade para respirar e tontura, procure atendimento de emergência.
Conclusão
Efeitos colaterais comuns do bisoprolol incluem fadiga, dores de cabeça e sintomas de resfriado. Náuseas e diarreia também podem ocorrer. Efeitos colaterais menos comuns incluem problemas para dormir e dificuldades relacionadas à função sexual.
Geralmente, os efeitos colaterais do bisoprolol melhoram após algumas semanas. No entanto, se forem incômodos, não hesite em discuti-los com seu médico. Informe-o também se qualquer efeito colateral piorar ou se tornar grave.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Bryant Ranch Prepack. (2023). Bisoprolol fumaratoI - comprimido de fumarato de bisoprolol, revestido por película [bula] .
Stratton, KL, et al. (2023). Medicamentos que podem causar problemas de ereção . MedlinePlus.
Thomas, HN, et al. (2016). Medicamentos anti-hipertensivos e função sexual em mulheres: dados de base do ensaio de intervenção da pressão arterial sistólica (SPRINT) . Journal of Hypertension .
Tucker, WD, et al. (2023). Bloqueadores beta-1 seletivos . StatPearls .
Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2021). Pressão alta .
Ziff, OJ, et al. (2020). Eficácia do betabloqueador em diferentes indicações cardiovasculares: Uma revisão abrangente e avaliação meta-analítica . BioMed Central Medicine .
Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/bisoprolol/bisoprolol-side-effects.