Mounjaro x Ozempic: 5 diferenças que você deve conhecer
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
05/07/2024
Logo da Pill

Compare: Mounjaro x Ozempic, qual o melhor para o seu caso?

Mounjaro (tirzepatida) e Ozempic (semaglutida) são injeções populares para o tratamento do diabetes tipo 2. Eles funcionam de maneira semelhante, mas existem algumas diferenças importantes entre eles.

Por um lado, Mounjaro pode oferecer um melhor controle da glicose (açúcar) no sangue e resultar em maior perda de peso durante o tratamento. No entanto, foi comprovado que Ozempic reduz o risco de ataque cardíaco e derrame em certas pessoas.

Então, como escolher entre Mounjaro e Ozempic? Seus objetivos de tratamento, fatores de risco e preferências pessoais podem determinar qual é o mais adequado. Abaixo, abordamos as cinco principais diferenças entre Mounjaro e Ozempic.

 

1. Ozempic e Mounjaro funcionam de maneiras semelhantes, mas diferentes

Ozempic pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Ele funciona imitando o GLP-1, um hormônio intestinal envolvido na digestão e no controle da glicose (açúcar) no sangue. Isso pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e dores de estômago.

Assim como o Ozempic, o Mounjaro imita o GLP-1, mas também atua como um segundo hormônio intestinal chamado polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP). É o primeiro medicamento de uma classe chamada agonistas duplos de GIP/GLP-1. Os efeitos colaterais do Mounjaro são semelhantes aos causados pelo Ozempic.

Tanto Ozempic quanto Mounjaro estimulam o pâncreas a liberar insulina após a alimentação, bloqueiam a produção de glicose pelo fígado e diminuem a velocidade de esvaziamento do estômago. No entanto, os efeitos combinados de GIP e GLP-1 do Mounjaro proporcionam um controle ainda maior da glicose no sangue.

Além disso, o Ozempic provou benefícios para pessoas com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, sendo aprovado para diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame nesta população. Mounjaro está sendo estudado para esses benefícios, mas ainda não foi aprovado.

Esses pontos destacam as principais diferenças e semelhanças entre os dois medicamentos, ajudando a informar a escolha de tratamento.

Você pode levar Ozempic e Mounjaro juntos?

Normalmente, será prescrito Ozempic ou Mounjaro - não ambos!

Se você não estiver obtendo os resultados necessários com Ozempic ou Mounjaro, seu médico provavelmente aumentará sua dose. Mas se você já estiver tomando a dose máxima de Ozempic, eles podem considerar mudar você para Mounjaro. Mais sobre isso mais tarde.

 

2. Existem várias diferenças entre as canetas injetáveis ​​​​Ozempic e Mounjaro

Ozempic e Mounjaro são administrados por injeções subcutâneas (sob a pele). Você pode escolher entre três áreas para injetar a dose: estômago, braço ou coxa. Ambos os medicamentos estão disponíveis como canetas injetáveis, mas existem algumas diferenças entre eles.

As canetas injetáveis de Ozempic contêm mais de uma dose. Portanto, você precisará colocar uma nova agulha cada vez que injetar e ajustar sua dose específica. As canetas fechadas de Ozempic devem ser armazenadas na geladeira, enquanto as canetas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente ou na geladeira por até 56 dias.

Mounjaro vem em canetas injetáveis descartáveis. Isso significa que você jogará fora a caneta após injetar a dose. As canetas fechadas de Mounjaro devem ser conservadas na geladeira até a data de validade. Se necessário, você pode armazená-las em temperatura ambiente por até 21 dias.

Se você tem artrite ou dificuldade para enxergar, pode precisar de ajuda com a caneta de Ozempic para garantir que receberá a dose certa. A caneta de Mounjaro só precisa ser desbloqueada antes da injeção, o que pode facilitar o uso para algumas pessoas.

 

3. Mounjaro funciona melhor para reduzir hemoglobina glicada A1C em comparação com Ozempic

Mounjaro e Ozempic foram estudados em um ensaio clínico frente a frente. O estudo comparou três doses de Mounjaro (5 mg, 10 mg e 15 mg) com a dose de 1 mg de Ozempic ao longo de 40 semanas (aproximadamente 9 meses).

Os resultados mostraram que as pessoas que receberam qualquer dose de Mounjaro apresentaram uma redução maior na hemoglobina glicada A1C (HbA1C ou A1C) em comparação com aquelas que receberam Ozempic. A hemoglobina glicada A1C mede os níveis médios de glicose no sangue ao longo de 3 meses. Portanto, se você precisa de mais ajuda para reduzir seu A1C, Mounjaro pode ser uma boa escolha.

No entanto, é importante notar que, no momento do estudo, a dose máxima de Ozempic era de 1 mg. Em março de 2022, foi aprovada a dose de 2 mg de Ozempic. Esta dose mais elevada de Ozempic ainda não foi estudada em comparação com Mounjaro.

 

4. Mounjaro resulta em maior perda de peso em comparação com Ozempic

Mounjaro e Ozempic não são aprovados para perda de peso, mas as pessoas que os utilizam tendem a perder peso. Estudos mostram que as pessoas que tomam Mounjaro perdem mais peso do que aquelas que tomam Ozempic.

No estudo comparativo mencionado anteriormente, as pessoas que tomaram Mounjaro perderam, em média, entre 7,2 kg e 11,3 kg, dependendo da dose. Em comparação, as pessoas do grupo Ozempic perderam, em média, cerca de 5,4 kg.

Além disso, mais de um terço das pessoas que receberam a dose mais alta de Mounjaro perderam pelo menos 15% do peso corporal inicial. Isso é comparado a menos de um décimo das pessoas no grupo Ozempic que atingiram essa quantidade de perda de peso.

Aprovações para perda de peso

Wegovy, uma versão em dose mais alta do Ozempic, foi aprovada para perda de peso em pessoas com 12 anos ou mais. Durante os ensaios clínicos, as pessoas que tomaram Wegovy perderam, em média, cerca de 15% do seu peso corporal inicial.

Mounjaro está atualmente sendo estudado para perda de peso e poderá ser aprovado por esse motivo em breve. Durante os ensaios clínicos, as pessoas que tomaram a dose mais elevada de Mounjaro perderam quase 21% do seu peso corporal inicial, em média.

 

5. Mounjaro e Ozempic não são intercambiáveis

Eles não podem ser usados ​​de forma intercambiável porque existem diferenças na forma como funcionam e são dosados. Se Ozempic lhe foi prescrito por seus benefícios relacionados ao coração, esses benefícios ainda não foram confirmados com Mounjaro.

Seus objetivos de tratamento, fatores de risco e preferências podem influenciar se Mounjaro ou Ozempic são adequados para você.

 

Você pode mudar de Ozempic para Mounjaro?

Sim! É possível mudar de Ozempic para Mounjaro. No entanto, seu médico pode recomendar que você comece no início ou no final do esquema de dosagem do novo medicamento. Isso pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais e permitir que você encontre a melhor dose para atender às suas necessidades.

 

Conlcusão

Mounjaro e Ozempic são injeções semanais para adultos com diabetes tipo 2. Ambos funcionam de maneira semelhante, mas Mounjaro pode levar a uma maior redução de A1C e a mais perda de peso.

Se você está pensando se Mounjaro ou Ozempic são adequados para você, fale com seu médico. Eles podem ajudá-lo a avaliar os prós e contras de cada um para encontrar a melhor opção.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

ClinicalTrials.gov. (2023). Um estudo de tirzepatida (LY3298176) comparado com dulaglutida em eventos cardiovasculares maiores em participantes com diabetes tipo 2 (SURPASS-CVOT)

Eli Lilly e Companhia. (2022). MOUNJARO- solução injetável de tirzepatida [bula]

Frias, JP, et al. (2021). Tirzepatida versus semaglutida uma vez por semana em pacientes com diabetes tipo 2. O novo jornal inglês de medicina. 

Jastreboff, AM, et al. (2022). Tirzepatida uma vez por semana para o tratamento da obesidade. O novo jornal inglês de medicina. 

Lilly. (2022). Lilly recebe a designação Fast Track da FDA dos EUA para tirzepatida para o tratamento de adultos com obesidade ou sobrepeso com comorbidades relacionadas ao peso

Novo Nórdico. (2022). A Novo Nordisk recebe aprovação da FDA para doses mais altas de Ozempic® 2 mg, proporcionando maior controle glicêmico para adultos com diabetes tipo 2. Cisão. 

Samms, RJ, et al. (2021). Função GIPR no sistema nervoso central: Implicações e novas perspectivas para terapias baseadas em GIP no tratamento de distúrbios metabólicos. Diabetes.

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Mounjaro x Ozempic