Compreenda a relação de Jardiance com Metformina
Se você vive com diabetes tipo 2, há uma boa chance de estar tomando Metformina. Afinal, é um dos medicamentos mais comumente prescritos nos EUA e no Brasil. A metformina funciona bem para reduzir os níveis de glicose (açúcar) no sangue e está disponível como genérico de baixo custo.
No entanto, se a metformina não for suficiente, ou se você tiver diabetes tipo 2 junto com outros problemas de saúde, seu médico poderá decidir adicionar outro medicamento. Jardiance (empagliflozina) é uma opção que pode ser considerada.
Então, por que Jardiance e metformina às vezes são prescritos juntos, e você realmente precisa de ambos?
Como funcionam o Jardiance e a metformina?
Tanto a metformina quanto o Jardiance ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e a hemoglobina glicada A1C (HbA1C ou A1C) – que mede os níveis médios de glicose no sangue ao longo de 3 meses. No entanto, eles alcançam esses resultados por mecanismos diferentes.
A metformina facilita a absorção e a utilização da glicose pelas células. Além disso, diminui a quantidade de glicose produzida pelo fígado e a quantidade absorvida no intestino.
Por outro lado, Jardiance é um inibidor do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2). Ele age nos rins, evitando que a glicose seja reabsorvida e promovendo sua excreção na urina. Jardiance também tem um efeito semelhante sobre o sódio, trazendo benefícios para insuficiência cardíaca e doenças cardíacas e renais.
Quando tomados em conjunto, Jardiance e metformina oferecem uma abordagem complementar no controle do diabetes tipo 2, proporcionando benefícios adicionais tanto para o coração quanto para os rins devido aos seus diferentes modos de ação.
Por que Jardiance e metformina às vezes são prescritos juntos?
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) geralmente recomenda a metformina como o medicamento de primeira escolha para o tratamento do diabetes tipo 2, dependendo de suas metas de glicose no sangue e de outros fatores.
No entanto, há certas situações em que adicionar um medicamento como o Jardiance pode ser benéfico, seja inicialmente ou em uma fase posterior do tratamento.
- Você também tem insuficiência cardíaca: Jardiance é aprovado para tratar dois dos tipos mais comuns de insuficiência cardíaca. Pessoas com e sem diabetes tipo 2 podem tomá-lo por esse motivo. Se você tem ambas as condições, Jardiance pode diminuir a probabilidade de hospitalização por insuficiência cardíaca e reduzir o risco de morte relacionada a doenças cardíacas.
- Você também tem doença cardíaca: Mesmo sem insuficiência cardíaca, Jardiance pode ser benéfico. Se você já possui doença cardíaca, ele pode diminuir o risco de morte relacionada à doença.
- Você também tem doença renal: Outros inibidores do SGLT2, como Invokana (canagliflozina) e Farxiga (dapagliflozina), são aprovados para doença renal crônica (DRC). Jardiance ainda não foi aprovado para DRC, mas estudos indicam que ele pode retardar o agravamento dos problemas renais e diminuir o risco de morte relacionada a doenças cardíacas em pessoas com DRC.
- Você não consegue atingir suas metas de glicose no sangue apenas com metformina: Se você não atingiu seu objetivo com metformina, adicionar outro medicamento pode ser necessário. Jardiance não é a primeira escolha nesta situação, mas pode ser considerado se outras opções não forem apropriadas.
Lembre-se: existem outros medicamentos com benefícios semelhantes para doenças cardíacas e renais, como os agonistas do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1), Glucagen Hypokit. O seu médico decidirá se adicionar Jardiance ou um medicamento diferente é adequado para você.
Você precisa tomar metformina com Jardiance?
Resposta objetiva: Depende. Se inicialmente lhe foi prescrita metformina, você geralmente continuará tomando-a enquanto for seguro para você, mesmo que outros medicamentos sejam adicionados. No entanto, se você não tolerar os efeitos colaterais da metformina, seu médico pode recomendar que você pare de tomá-la.
Se você tiver doença cardíaca, insuficiência cardíaca ou doença renal, seu médico poderá prescrever Jardiance, com ou sem metformina. Dependendo dos objetivos do seu tratamento, você pode se beneficiar de ambos. Seu médico decidirá quais medicamentos são adequados para você com base em seu quadro clínico específico.
Como são tomados a metformina e o Jardiance?
A metformina está disponível em comprimidos de liberação imediata (LI) e em vários comprimidos de liberação prolongada (LP). Os comprimidos LI’s geralmente são tomados uma ou duas vezes ao dia com alimentos, enquanto os comprimidos LP’s são tomados uma vez ao dia durante o jantar.
Jardiance também está disponível em comprimidos e normalmente é tomado uma vez pela manhã, com ou sem alimentos. Por conveniência, Jardiance está disponível em pílulas combinadas com metformina, como Synjardy e Synjardy XR. Synjardy é tomado duas vezes ao dia com as refeições, e Synjardy XR é tomado uma vez ao dia com a refeição matinal.
Se forem prescritos metformina e Jardiance juntos, você pode tomá-los separadamente ou como uma pílula combinada. Seu médico e farmacêutico podem ajudá-lo a encontrar a opção mais acessível e adequada ao seu tratamento.
Há algum risco específico em tomar Jardiance e metformina juntos?
De modo geral, Jardiance e metformina são seguros para serem tomados juntos. No entanto, como ocorre com a maioria dos medicamentos, eles podem causar efeitos colaterais específicos. Os efeitos colaterais comuns da metformina incluem diarreia, náuseas, vômitos e gases. Já os efeitos colaterais comuns do Jardiance incluem infecções do trato urinário, infecções genitais e aumento da frequência urinária.
Tanto o Jardiance quanto a metformina apresentam baixo risco de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) quando tomados isoladamente. No entanto, quando combinados, este risco pode aumentar. Além disso, se você tiver problemas renais, é mais provável que sinta efeitos colaterais de ambos os medicamentos.
Seu médico avaliará os benefícios e riscos potenciais desta combinação ao prescrever metformina e Jardiance para você, considerando seu histórico médico e outras condições de saúde.
Conclusões
Existem alguns motivos pelos quais metformina e Jardiance podem ser prescritos juntos. Se você não conseguir atingir seus objetivos de tratamento apenas com metformina, adicionar Jardiance pode ajudar a diminuir a hemoglobina glicada A1C, embora outros medicamentos sejam frequentemente preferidos para essa finalidade.
No entanto, se você tem diabetes tipo 2 e também problemas cardíacos ou renais, o Jardiance pode fornecer benefícios adicionais à saúde, como proteção cardiovascular e renal.
Seu médico considerará seus objetivos de tratamento, fatores de risco e outras condições de saúde ao decidir quais medicamentos são melhores para você.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Boehringer Ingelheim. (2023). "FDA dos EUA aceita pedido de novo medicamento suplementar para jardiance para adultos com doença renal crônica".
Cardeal Saúde 107, LLC. (2023). Jardiance [bula].
ElSayed, NA, et al. (2023). 9. Abordagens farmacológicas ao tratamento glicêmico: Padrões de tratamento em diabetes – 2023. Cuidados com diabetes.
Haring, H., et al. (2014). Empagliflozina como complemento da metformina em pacientes com diabetes tipo 2: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de 24 semanas . Cuidados com diabetes.
O Grupo Colaborativo EMPA-KIDNEY. (2023). Empagliflozina em pacientes com doença renal crônica.