Dosagens de nifedipina: seu guia na Pill
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
09/09/2024
Logo da Pill

Conheça a Nifedipina

Nifedipina é um bloqueador de canal de cálcio (CCB) aprovado pela FDA e ANVISA para tratar dor no peito e pressão alta (hipertensão). Também pode ser usado off-label para tratar muitas outras condições, incluindo hipertensão arterial pulmonar (HAP), pressão alta durante a gravidez e fenômeno de Raynaud .

A nifedipina está disponível em duas formas orais: um comprimido de liberação prolongada (ER) (Procardia XL) e uma cápsula oral de liberação imediata (IR) (Procardia). Se você recebeu uma prescrição de qualquer um desses medicamentos, você pode se perguntar qual é a melhor dosagem para você. Discutiremos dosagens comuns de nifedipina aqui. Mas certifique-se de seguir as instruções do seu médico, mesmo que sejam diferentes do que é discutido abaixo.

 

Qual é a dosagem típica de nifedipina para adultos?

As dosagens de nifedipina variam conforme a forma do medicamento que você está utilizando. Geralmente, os comprimidos de liberação prolongada (ER) precisam ser tomados apenas uma vez ao dia, enquanto as cápsulas de liberação imediata (IR) são administradas três ou quatro vezes ao dia, pois sua ação no corpo é mais breve.

Tanto os comprimidos de nifedipina ER quanto as cápsulas IR devem ser ingeridos inteiros. Não corte, esmague ou mastigue os comprimidos. Você pode tomar suas doses a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos, mas é importante ser consistente e tomar a nifedipina sempre no mesmo horário todos os dias.

Dor no peito

A nifedipina é usada para tratar dois tipos de angina (dor no peito): a angina vasoespástica e a angina estável crônica. A angina vasoespástica ocorre geralmente em repouso, enquanto a angina estável é desencadeada por atividade física ou estresse emocional.

Para ambos os tipos de angina, a dose inicial recomendada de nifedipina na forma de cápsulas de liberação imediata (IR) é de 10 mg, três vezes ao dia. As doses de manutenção variam entre 10 mg e 30 mg, tomadas três ou quatro vezes ao dia. A dose máxima recomendada é de 180 mg por dia, embora a maioria das pessoas não precise de mais do que 120 mg diários.

Já para os comprimidos de liberação prolongada (ER), a dose inicial recomendada é de 30 mg ou 60 mg, uma vez ao dia. A dose máxima é de 120 mg, também uma vez ao dia, sendo que a maioria das pessoas geralmente não necessita de mais do que 90 mg diários.

Importante ressaltar que tanto para a nifedipina IR quanto para a ER, a dosagem pode ser aumentada gradualmente ao longo de 1 a 2 semanas se a dor no peito não melhorar com a dose inicial. Em casos mais graves, o médico pode optar por aumentar a dose mais rapidamente.

Hipertensão

Os bloqueadores dos canais de cálcio (CCBs) são considerados medicamentos de primeira linha para o tratamento da hipertensão. No entanto, apenas os comprimidos de nifedipina de liberação prolongada (ER) são aprovados especificamente para essa condição. 

A dose inicial recomendada é de 30 mg ou 60 mg, administrada uma vez ao dia. Caso a pressão arterial permaneça elevada, a dosagem pode ser aumentada a cada 1 a 2 semanas. A dose máxima recomendada é de 120 mg, uma vez ao dia.

Seu médico pode solicitar que você monitore sua pressão arterial em casa para avaliar a eficácia da nifedipina. Pode levar algumas semanas ou mais até que seja atingida a dose ideal para o controle da pressão arterial no seu caso.

Hipertensão arterial pulmonar (uso off-label)

A nifedipina pode ser um medicamento eficaz para alguns adultos e crianças com hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma condição caracterizada por pressão alta nas artérias dos pulmões. 

Normalmente, a nifedipina de liberação prolongada (ER) é preferida em vez da liberação imediata (IR) para tratar a HAP. Para adultos, a dosagem pode variar de 120 mg a 240 mg por dia. Embora alguns especialistas possam recomendar uma dosagem menor de nifedipina IR, entre 40 mg e 180 mg por dia, dividida em doses ao longo do dia.

Para crianças com mais de 1 ano de idade, a dosagem comum de nifedipina ER é de 2 mg a 3 mg por quilograma de peso corporal por dia. A dosagem máxima de nifedipina ER para crianças é de 180 mg por dia.

Pressão alta durante a gravidez (uso off-label)

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda a nifedipina ER como um medicamento de primeira escolha para o tratamento da hipertensão durante a gravidez, definida como uma pressão arterial de 140/90 mm Hg ou superior. A dosagem usual de nifedipina ER para essa condição é semelhante à recomendada para hipertensão geral, com uma dosagem máxima de 120 mg por dia.

A hipertensão durante a gravidez pode ser perigosa se não for tratada, podendo evoluir para pré-eclâmpsia ou eclâmpsia. A pré-eclâmpsia ocorre quando a pressão alta causa danos a outros órgãos, enquanto a eclâmpsia é caracterizada por pressão arterial extremamente elevada que pode levar a complicações graves, como convulsões ou coma na pessoa grávida.

Fenômeno de Raynaud (uso off-label)

O fenômeno de Raynaud ocorre quando os dedos das mãos ou dos pés mudam de cor em resposta a gatilhos como frio ou estresse. Isso acontece porque o fluxo sanguíneo para essas áreas é temporariamente interrompido, impedindo que o sangue alcance essas partes do corpo.

Quando mudanças no estilo de vida não são suficientes para melhorar o fenômeno de Raynaud, medicamentos podem ser necessários. Bloqueadores dos canais de cálcio (CCBs), como a nifedipina, são frequentemente a primeira escolha de tratamento. As dosagens podem variar de 10 mg a 80 mg por dia, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta ao tratamento.

 

É possível trocar nifedipina IR por nifedipina ER?

Se o seu médico recomendar a troca das cápsulas de nifedipina IR (liberação imediata) para os comprimidos de ER (liberação prolongada), ele tentará ajustar a nova dosagem o mais próximo possível da antiga. Por exemplo, se você estiver tomando 30 mg de nifedipina IR três vezes ao dia, é provável que seu médico substitua por 90 mg de nifedipina ER uma vez ao dia.

Um benefício da nifedipina ER é que ela só precisa ser tomada uma vez ao dia, o que pode facilitar a adesão ao tratamento. Se essa praticidade é algo que lhe interessa, não hesite em conversar com seu médico sobre essa possibilidade.

 

Há algum ajuste de dosagem para condições médicas?

Se você tem problemas no fígado, pode apresentar níveis sanguíneos de nifedipina mais elevados do que o normal, o que aumenta o risco de efeitos colaterais. Por isso, seu médico pode optar por iniciar o tratamento com uma dosagem menor.

Além disso, alguns medicamentos e substâncias, como o suco de toranja, podem interagir com a nifedipina. Essas interações podem alterar os níveis da nifedipina no corpo, seja aumentando ou diminuindo sua concentração. Portanto, é fundamental que, antes de começar o tratamento com nifedipina, você consulte seu médico e farmacêutico para revisar todos os medicamentos e suplementos que está tomando. Isso ajudará a evitar interações medicamentosas indesejadas.

 

O que acontece se você esquecer de tomar uma dose de nifedipina?

Se você esquecer de tomar uma dose de nifedipina, tome o medicamento assim que se lembrar, mas apenas se ainda houver um intervalo considerável até a próxima dose programada. Caso esteja próximo do horário da próxima dose, é melhor pular a dose esquecida e continuar com seu esquema habitual.

Nunca tome duas doses de uma vez para compensar uma dose perdida, pois isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

 

O que você deve fazer se tomar muita nifedipina?

Se você tomar nifedipina em excesso, avise seu médico. Tomar uma dose extra acidentalmente pode não causar problemas graves, mas é importante verificar. O excesso de nifedipina pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como:

  • Pressão arterial baixa
  • Palpitações cardíacas
  • Tontura ou desmaio
  • Rubor (vermelhidão na pele)
  • Nervosismo
  • Náuseas e vômitos
  • Inchaço (edema)

A gravidade desses sintomas pode variar dependendo da quantidade ingerida. Se você ou alguém próximo tomar uma grande quantidade de nifedipina, pode ser necessário buscar atendimento médico imediato. No Brasil, em caso de emergência, você pode ligar para o SAMU pelo número 192 ou entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) no telefone 0800 722 6001.

 

Conclusão

A nifedipina (Procardia, Procardia XL) é um medicamento oral pertencente à classe dos bloqueadores dos canais de cálcio (CCB). As cápsulas de liberação imediata (IR) de nifedipina são geralmente administradas três ou quatro vezes ao dia para tratar angina. 

Já os comprimidos de liberação prolongada (ER) são tomados uma vez ao dia, tanto para angina quanto para hipertensão. A dosagem de nifedipina pode ser ajustada pelo seu médico ao longo de 1 a 2 semanas, dependendo de como você responde ao tratamento.

Além disso, a nifedipina é utilizada para outros fins off-label, como no tratamento de hipertensão arterial pulmonar (HAP), pressão alta durante a gravidez e fenômeno de Raynaud. As dosagens para essas condições podem variar conforme a necessidade e a resposta individual ao medicamento.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

Abman, SH, et al. (2015). Hipertensão pulmonar pediátrica . Circulação .

Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. (2022). Orientação clínica para a integração dos achados do Estudo de Hipertensão Crônica e Gravidez (CHAP)

Associação Americana do Coração. (2022). Angina de Prinzmetal ou de Prinzmetal, angina variante e angina inversa .

Bryant Ranch Prepack. (2023). Nifedipina - comprimido de nifedipina, liberação prolongada [bula] .

Chartwell RX, LLC. (2023). Nifedipina - cápsula de nifedipina [bula] .

Croke, L. (2019). Gerenciando hipertensão crônica em mulheres grávidas: ACOG lança boletim de prática atualizado . American Family Physician .

Humbert, M., et al. (2022). Diretrizes ESC/ERS de 2022 para o diagnóstico e tratamento da hipertensão pulmonar . European Heart Journal .

Klinger, JR, et al. (2019). Terapia para hipertensão arterial pulmonar em adultos . CHEST Journal .

MedlinePlus. (2017). Nifedipina .

Rirash, F., et al. (2017). Bloqueadores de canais de cálcio para fenômeno de Raynaud primário e secundário . The Cochrane Database of Systematic Reviews .

Shah, B. (2023). Fenômeno de Raynaud . Colégio Americano de Reumatologia .

Whelton, PK, et al. (2018). Diretriz ACC/AHA/AAPA/ABC/ACPM/AGS/APhA/ASH/ASPC/NMA/PCNA de 2017 para prevenção, detecção, avaliação e tratamento da pressão alta em adultos: Resumo executivo . Hipertensão

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/nifedipine/nifedipine-dosage

 

FAQ: perguntas frequentes sobre nifedipina