Entenda o que é um Ataque de Pânico
Se você já experimentou um ataque de pânico, sabe o assustador que ele pode ser. A boa notícia é que um ataque de pânico não pode causar a morte. Vamos examinar mais de perto o que é um ataque de pânico, o que fazer durante um episódio e como buscar tratamento.
O que é um ataque de pânico?
Imagine estar em um ônibus lotado. De repente, seu coração começa a acelerar e bater forte no peito. Sua garganta se aperta, você se sente tonto e olha para a porta, preocupado que, se não sair do ônibus, pode perder o controle .Isso é um ataque de pânico.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição (DSM-5), um ataque de pânico é um surgimento repentino de medo intenso, acompanhado por pelo menos quatro sintomas físicos e emocionais. Os ataques de pânico começam rapidamente e, para a maioria das pessoas, desaparecem em 20 a 30 minutos.
Os sintomas de um ataque de pânico incluem:
- Palpitações, coração acelerado ou coração cardíaco forte
- Sudorese
- Tremores
- Falta de ar
- Sensação de asfixia
- Dor ou desconforto no peito
- Náuseas ou desconforto abdominal
- Tontura, instabilidade, vertigem ou sensação de desmaio
- Sensação de calor ou frio
- Dormência ou formigamento
- Sensação de irrealidade ou de distanciamento de si mesmo
- Medo de perder o controle ou “enlouquecer”
- Medo de morrer
Os ataques de pânico são comuns. Pelo menos 1 em cada 3 adultos terá um ataque de pânico em algum momento da vida. Muitas pessoas que têm um ataque de pânico não experimentam outro. No entanto, aqueles que têm ataques recorrentes são mais propensos a desenvolver outros transtornos mentais, como transtorno de pânico ou depressão.
O que causa ataques de pânico?
Ninguém sabe ao certo a causa exata dos ataques de pânico. Pesquisadores acreditam que as pessoas que os experimentam podem interpretar mal sinais do ambiente ou certas sensações corporais como emocionais.
Estudos também identificaram alguns fatores de risco para ataques de pânico, como:
- Ser mulher
- Ter menos de 60 anos
- Sofrendo de um transtorno de humor, como depressão
- Ter um transtorno de ansiedade
- Passar por um evento estressante, como a morte de um ente querido
Os ataques de pânico também podem ser hereditários. Portanto, se você tiver ataques de pânico, é possível que um dos seus pais ou irmãos também os tenha.
Os ataques de pânico são perigosos?
Você não vai morrer de um ataque de pânico, mas pode sentir como se estivesse morrendo enquanto vive. Isso ocorre porque muitos sintomas de um ataque de pânico, como dor no peito, são semelhantes aos de condições médicas graves, como um ataque cardíaco .
Às vezes, pode ser difícil distinguir os sintomas de um ataque de pânico de outra condição médica. Se isso acontecer, procure atendimento médico imediatamente. Conhecer os gatilhos de seus ataques de pânico e estar ciente das condições médicas preexistentes pode ajudar a diferenciar um ataque de pânico de um problema médico mais grave.
Algumas condições médicas são mais comuns em pessoas que sofrem ataques de pânico, pois ambas podem compartilhar fatores de risco. Por exemplo, a exposição a eventos estressantes é um fator de risco tanto para ataques de pânico quanto para certas condições cardíacas.
Aqui estão algumas condições médicas frequentemente associadas a pessoas que têm ataques de pânico:
- Asma
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- Diabetes
- Síndrome do intestino irritável
- Doença cardíaca coronária
- Pressão alta
- Acidente vascular cerebral (AVC)
Para a maioria das pessoas, um ou dois ataques de pânico ao longo da vida não causam problemas a longo prazo. No entanto, ataques de pânico recorrentes podem contribuir para problemas físicos, como distúrbios do sono ou problemas cardíacos.
Além disso, eles podem limitar sua rotina, como fazer tarefas do dia a dia. Talvez você comece a evitar sair de casa por medo de ter um ataque de pânico em público. Se isso acontecer, você pode estar desenvolvendo transtorno de pânico, relatado em pessoas que têm ataques de pânico frequentes e descontrolados, além de evitar situações onde temem que ocorra outro ataque.
O que você pode fazer para impedir um ataque de pânico?
Quando um ataque de pânico começa, pode parecer que você está perdendo o controle. No entanto, existem estratégias que podem ajudá-lo a retomar o controle do corpo e das emoções.
Aqui estão algumas ações que você pode tentar para se enganar durante um ataque de pânico:
- Afaste-se da situação que está desencadeando o ataque.
- Feche os olhos e visualize um lugar calmo e seguro.
- Concentre-se nos seus cinco sentidos: observe o que você cheira, sente, vê, ouve e saboreia.
- Respire lenta e profundamente.
- Conte até 10 devagar. Se necessário, repita e conte até 20.
Como você pode obter ajuda se estiver tendo ataques de pânico repetidos?
Se você estiver tendo ataques de pânico recorrentes, informe um profissional de saúde ou saúde mental. Infelizmente, muitas pessoas não mencionam seus ataques e sofrimentos desnecessariamente, mas existem tratamentos que podem ajudá-lo a se sentir melhor.
Caso você não tenha um psiquiatra ou terapeuta, um profissional de saúde pode recomendá-lo a um. Um terapeuta conversará com você sobre seus sintomas para ajudá-lo a compreendê-los e gerenciá-los de forma mais eficaz.
As terapias mais comuns para ataques de pânico incluem terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia de suporte e terapia psicodinâmica. Na TCC, um terapeuta ajudará você a enfrentar seus gatilhos de forma gradual, em um ambiente seguro e acolhedor. Já nas terapias de suporte e psicodinâmicas, você poderá explorar as causas de seu estresse ou gatilhos e aprender melhores maneiras de lidar com eles.
Se seus sintomas forem graves, seu médico pode sugerir o uso de medicamentos ansiolíticos, como alprazolam (Xanax), sertralina (Zoloft) ou fluoxetina (Prozac). Esses medicamentos ajudam a reduzir as sensações físicas e as reações emocionais durante um ataque de pânico. Muitas pessoas combinam o uso de ansiolíticos com a terapia.
Se você já está sendo tratado para um transtorno mental ou condição médica, não presuma que seu profissional esteja ciente de seus ataques de pânico. Esses episódios muitas vezes passam despercebidos, mesmo em condições onde são comuns. Informe seu médico sobre todos os seus sintomas.
Conclusões
Os ataques de pânico não são fatais, mas podem ser assustadores — especialmente porque causam sintomas físicos, como corações cardíacos acelerados, dificuldade para respirar e dor no peito. A boa notícia é que, para a maioria das pessoas, eles são altamente tratáveis. Se você estiver enfrentando ataques de pânico ocasionais, consulte seu médico. Ele poderá descartar outras possíveis causas médicas para seus sintomas e ajudar a encontrar o tratamento adequado.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Kessler, RC, et al. (2006). A epidemiologia de ataques de pânico, transtorno de pânico e agorafobia na replicação da pesquisa nacional de comorbidade . JAMA Psychiatry .
Serviço Nacional de Saúde. (2020). Transtorno do pânico .
Serviço Nacional de Saúde. (2023). Como lidar com ataques de pânico . NHS informa.
Instituto Nacional de Saúde Mental. (2022). Transtornos de ansiedade .
Instituto Nacional de Saúde Mental. (2022). Transtorno do pânico: quando o medo domina .
Departamento de Saúde do Governo do Estado de Victoria. (2022). Ataque de pânico . Better Health Channel.
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/conditions/panic-disorder/can-panic-attacks-kill-you