Depressão, álcool e bupropiona: combinações arriscadas
A depressão é uma condição de saúde mental que afeta negativamente a maneira como você pensa, sente e age. Medicamentos antidepressivos – entre os mais comumente prescritos nos EUA e no Brasil. .
Embora os antidepressivos possam ajudar a melhorar sua saúde mental, eles apresentam alguns riscos, incluindo efeitos colaterais e interações medicamentosas.
Uma interação importante a ser observada é com o álcool, especialmente ao tomar bupropiona (Wellbutrin SR, Wellbutrin XL). É melhor evitar combinar álcool e bupropiona. A seguir, explicaremos por que beber enquanto toma bupropiona não é considerado seguro.
1. É melhor evitar beber álcool com bupropiona
É melhor evitar combinar álcool e bupropiona por três razões principais:
- Aumento do risco de efeitos colaterais: A combinação de bupropiona e álcool pode aumentar o risco de efeitos colaterais relacionados a ambos, incluindo tonturas e alterações de humor. Além disso, essa combinação pode aumentar o risco de convulsões e intoxicação por álcool. O risco de convulsões é particularmente elevado para pessoas que bebem muito álcool e depois param de beber abruptamente.
- Diminuição da tolerância ao álcool: A bupropiona pode diminuir sua tolerância ao álcool, fazendo com que você sinta os efeitos do álcool depois de beber uma quantidade menor do que está acostumado. Isso pode causar problemas de concentração e tempos de reação mais lentos, entre outros efeitos.
- Contribuição do álcool para a depressão: Beber álcool pode contribuir para a depressão, neutralizando os benefícios esperados da bupropiona. Em particular, beber grandes quantidades de álcool ou ter transtorno por uso de álcool está ligado à depressão.
Muitas pessoas experimentam sensações de prazer e bem-estar quando bebem pela primeira vez, pois o consumo de álcool afeta os níveis de substâncias químicas cerebrais, incluindo serotonina e dopamina. No entanto, beber muito álcool durante um longo período (como no transtorno por uso de álcool) pode fazer com que o cérebro responda de maneira diferente, levando a alterações negativas na saúde mental, como depressão.
2. Mesmo apenas uma ou duas bebidas podem ser arriscadas
Em geral, é melhor evitar totalmente o álcool ao usar bupropiona. No entanto, pergunte ao seu profissional de saúde se isso é seguro para você. Em alguns casos, eles podem dizer que não há problema em tomar uma bebida alcoólica de vez em quando enquanto estiver usando bupropiona.
É difícil determinar se qualquer quantidade de álcool é segura com bupropiona, pois cada indivíduo lida com o álcool de maneira diferente. Vários fatores, como idade, outras condições médicas e medicamentos que você toma, podem afetar a maneira como seu corpo lida com o álcool.
Mesmo que seu profissional de saúde diga que uma bebida alcoólica ocasional é aceitável, esteja especialmente atento ao consumo de álcool antes de uma atividade que exija concentração, como dirigir ou cuidar de crianças pequenas. Isso se torna ainda mais importante ao tomar bupropiona, já que a combinação de álcool e bupropiona pode afetar ainda mais sua concentração e foco. Além disso, preste muita atenção ao tamanho da porção. Por exemplo, uma taça de vinho de 150 ml conta como uma bebida.
Na maioria dos casos, é melhor evitar o consumo de álcool junto com todos os antidepressivos. Isso inclui inibidores seletivos da recaptação de serotonina, inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina e antidepressivos tricíclicos. A combinação de antidepressivos com álcool pode aumentar efeitos colaterais como tonturas e sonolência, além de piorar a depressão.
3. Certas pessoas podem correr maior risco ao combinar álcool e bupropiona
Existem algumas situações que tornam a combinação de bupropiona e álcool mais arriscada. Analisaremos alguns deles.
Uso pesado de álcool
Pessoas que bebem grandes quantidades de álcool não devem usar bupropiona. Isso ocorre porque a abstinência alcoólica pode acontecer em pessoas que bebem grandes quantidades de álcool e depois param abruptamente. Em alguns casos, os sintomas de abstinência de álcool podem ser graves, como convulsões. Além disso, a bupropiona aumenta o risco de convulsões, com ou sem álcool.
Mas o que é considerado muito álcool? Dois termos – consumo excessivo e binge drinking – definem o uso excessivo de álcool. Se qualquer uma dessas situações se aplicar a você, a bupropiona pode não ser a melhor escolha:
- Consumo excessivo: Definido como mais de 14 bebidas por semana para homens e mais de 7 bebidas por semana para mulheres.
- Binge drinking: Definido como 5 ou mais bebidas em uma única ocasião para homens e 4 ou mais bebidas em uma única ocasião para mulheres.
Beber muito pode ser um sinal de transtorno por uso de álcool. Se você ou alguém que você conhece luta contra o uso de substâncias, há ajuda disponível. No Brasil, você pode procurar apoio nos Alcoólicos Anônimos (AA) ou ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no telefone 188 para obter recursos em sua área.
Pessoas que têm convulsões
A bupropiona é um dos vários medicamentos que podem aumentar o risco de convulsões. A abstinência de álcool também pode causar convulsões, tornando a combinação de álcool e bupropiona especialmente arriscada se você tiver um distúrbio convulsivo subjacente. Na verdade, a bupropiona normalmente não é prescrita para pessoas com doenças convulsivas, como epilepsia.
Se você tiver um distúrbio convulsivo, certifique-se de que seu profissional de saúde saiba. Outros medicamentos também podem aumentar o risco de convulsões e devem ser evitados ao usar bupropiona. Exemplos de medicamentos que aumentam o risco de convulsões incluem tramadol (Qdolo, ConZip), tacrolimus (Prograf) e Adderall (sais mistos de anfetaminas). Fornecer ao seu profissional de saúde e farmacêutico uma lista de todos os medicamentos que você toma pode ajudá-los a verificar se há medicamentos que aumentam o risco de convulsões.
Adultos mais velhos
À medida que envelhecemos, o álcool nos afeta de maneira diferente. Em geral, os idosos têm uma sensibilidade aumentada ao álcool e podem sentir mais efeitos colaterais ao beber. Se você também estiver tomando bupropiona, esses efeitos podem ser ainda maiores.
4. É mais seguro esperar vários dias antes de beber álcool após interromper a bupropiona
É difícil dizer exatamente quantos dias você deve esperar para beber álcool após interromper a bupropiona. O principal fator que influencia esse tempo é a duração que a bupropiona permanece no corpo.
Quanto tempo a bupropiona permanece no seu sistema?
Em geral, leva de 4 a 5 dias para o seu corpo se livrar completamente da bupropiona após interromper o uso. Portanto, pode ser seguro beber álcool alguns dias após a última dose de bupropiona. No entanto, isso pode variar dependendo de fatores como sua idade e se você tem problemas hepáticos ou renais. Peça ao seu profissional de saúde conselhos mais personalizados sobre quando é seguro beber.
Não pare de tomar bupropiona sem consultar seu profissional de saúde. Pode ser necessário diminuir a dose gradualmente para evitar sintomas de abstinência do antidepressivo, como náuseas, dificuldade para dormir e fadiga.
Conclusão
Se você toma bupropiona (Wellbutrin SR, Wellbutrin XL), é melhor evitar beber álcool. Embora possa ser seguro para algumas pessoas tomar uma bebida ocasionalmente, é difícil prever como a combinação de bupropiona e álcool irá afetá-lo. Para a maioria das pessoas, os riscos dessa combinação são grandes o suficiente para evitar totalmente o consumo. Os riscos incluem aumento de tonturas, dificuldade de concentração e convulsões.
Após interromper o tratamento com bupropiona, você poderá retomar o consumo de álcool com segurança após 4 ou 5 dias, pois esse é o tempo que a bupropiona normalmente leva para sair do seu sistema. No entanto, pergunte primeiro ao seu profissional de saúde, pois vários fatores podem afetar o tempo que a bupropiona permanece no seu organismo.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Pré-pacote Bryant Ranch. (2023). Cloridrato de bupropiona – comprimido de cloridrato de bupropiona, revestido por película [bula] .
ClinCalc DrugStats. (2024). Os 300 melhores de 2021 . ClinCalc.
Huecker, MR, et al. (2023). Bupropiona . StatPearls.
Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo. (nd). Adultos mais velhos .
Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo. (nd). O que é uma bebida padrão?
Nunes, EV (2023). Álcool e a etiologia da depressão . Jornal Americano de Psiquiatria.
RemédioRepack. (2024). Cloridrato de bupropiona – comprimido de cloridrato de bupropiona, revestido por película [bula] .
Saffaei, D., et al. (2020). Convulsão de início recente em paciente medicado com bupropiona para cessação do tabagismo: relato de caso . O Jornal de Medicina de Emergência.
Schachter, SC (sd). Álcool como desencadeador de convulsões . Fundação de Epilepsia.
Ward, RJ, et al. (2009). "Alterações bioquímicas e de neurotransmissores implicadas em danos cerebrais induzidos pelo álcool no abuso crônico ou de 'consumo excessivo de álcool'" . Álcool e Alcoolismo.
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/bupropion/can-i-drink-alcohol-on-antidepressants-bupropion