7 efeitos colaterais da guanfacina e como gerenciá-los
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
10/09/2024
Logo da Pill

Conheça os possíveis efeitos colaterais de guanfacina

A guanfacina é um medicamento agonista alfa de prescrição médica, que não deve ser confundido com guaifenesina (Mucinex), um remédio para tosse de nome semelhante. A guanfacina pode ser usada para controlar a pressão alta e os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Este medicamento está disponível em diferentes formulações. Os comprimidos de liberação imediata (IR) são aprovados para tratar a pressão alta em crianças e adultos, enquanto os comprimidos de liberação prolongada (ER) (Intuniv) são aprovados para tratar TDAH em crianças e adolescentes.

Em geral, essas formulações são bem toleradas. No entanto, como ocorre com todos os medicamentos, a guanfacina pode causar efeitos colaterais. A maioria desses efeitos é comum e tende a desaparecer com o tempo. Embora raros, foram relatados efeitos colaterais mais graves.

A seguir, discutiremos sete efeitos colaterais da guanfacina e como controlá-los.

 

1. Sonolência

A sonolência é um dos efeitos colaterais mais comuns da guanfacina, ocorrendo tanto com a guanfacina IR quanto com a guanfacina ER. Esse efeito é especialmente frequente quando você começa a tomar o medicamento pela primeira vez ou após um aumento de dose. A boa notícia é que a sonolência tende a diminuir à medida que seu corpo se ajusta ao medicamento.

Gerenciando a sonolência

Ao iniciar a guanfacina ou alterar sua dose, evite atividades que exijam atenção, como dirigir. Depois que seu corpo se acostumar ao medicamento, você poderá avaliar se é seguro realizar essas atividades. Também é recomendável evitar álcool e outros medicamentos que possam causar sonolência, como opioides, medicamentos para dormir e benzodiazepínicos.

Para ajudar a minimizar a sonolência, considere tomar a guanfacina à noite, o que pode reduzir a sonolência durante o dia.

Se você estiver tomando guanfacina ER, evite tomar doses com alimentos ricos em gordura, como alimentos fritos e alimentos gordurosos, como pizza. Consumir esses alimentos junto com o medicamento pode aumentar significativamente os níveis da guanfacina no organismo, resultando em sonolência excessiva.

 

2. Boca seca

Em ensaios clínicos, até 54% das pessoas que tomaram guanfacina IR relataram boca seca, enquanto esse efeito foi menos comum com guanfacina ER, sendo relatado por cerca de 4% dos participantes. Independentemente da formulação, a boca seca é mais comum com doses mais altas de guanfacina e tende a melhorar à medida que seu corpo se ajusta à medicação.

Os sintomas de boca seca podem incluir sede persistente e dificuldade para mastigar ou engolir alimentos. Além de ser um incômodo, a boca seca contínua pode levar a problemas dentários.

Gerenciando a boca seca

Para aliviar os sintomas desconfortáveis da boca seca, é importante manter-se hidratado. Isso é um bom passo inicial. Chupar pedaços de gelo, mascar chiclete sem açúcar ou usar substitutos de saliva também pode ajudar. Além disso, é fundamental escovar os dentes e usar fio dental duas vezes ao dia, além de continuar consultando seu dentista para exames e limpezas regulares.

Se a boca seca persistir ou se tornar um grande incômodo, converse com seu médico. Eles podem considerar a troca por um medicamento diferente.

 

3. Tontura e fraqueza

Tontura é outro efeito colateral comum da guanfacina, especialmente com os comprimidos de liberação imediata (IR). Em ensaios clínicos, até 15% das pessoas que tomaram guanfacina IR e 6% das que usaram guanfacina de liberação prolongada (ER) relataram tontura em algum momento. Fraqueza também foi relatada, embora com menos frequência do que a tontura.

Gerenciando tonturas e fraqueza

Se você estiver se sentindo tonto ou fraco, procure um lugar seguro para se sentar ou deitar, evitando assim possíveis quedas e lesões. Também é importante ter cuidado ao mudar de posição, especialmente ao passar de sentado para em pé.

Se a tontura ou fraqueza causada pela guanfacina for excessiva e não melhorar, informe seu médico. Ele pode ajustar sua dose ou considerar a troca por outro medicamento se você frequentemente se sentir desequilibrado ou fraco.

 

4. Dor de cabeça

Você pode desenvolver dores de cabeça enquanto estiver tomando guanfacina, tanto na formulação IR quanto na ER. No entanto, é importante lembrar que dores de cabeça podem ser causadas por muitos fatores, não apenas pela medicação. Não dormir o suficiente e não se manter hidratado são fatores que podem desencadear dores de cabeça, especialmente em pessoas que já são propensas a elas. Fatores como estresse, mudanças climáticas e outras condições de saúde também podem contribuir para o problema.

Lidando com dores de cabeça

Existem algumas medidas que você pode tentar em casa para aliviar dores de cabeça incômodas. Manter-se hidratado ao longo do dia e garantir uma boa noite de sono são ótimos pontos de partida. Além disso, você pode consultar seu médico sobre a segurança de tomar medicamentos como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin). Esses medicamentos de curto prazo podem proporcionar alívio adicional da dor.

 

5. Constipação e dor de estômago

A guanfacina pode causar constipação e desconforto estomacal, sendo a constipação o efeito colateral mais comum. Esses sintomas tendem a ser mais perceptíveis quando você começa a tomar o medicamento, mas geralmente desaparecem com o tempo.

Gerenciando sintomas estomacais

Beber água, praticar exercícios e incluir alimentos ricos em fibras na dieta podem ajudar a aliviar a constipação. Frutas, vegetais e grãos integrais, como aveia e arroz, são boas opções. Além disso, você pode conversar com seu médico sobre a possibilidade de usar um amaciante de fezes ou laxante de venda livre para alívio temporário.

Se você estiver com desconforto estomacal ao tomar guanfacina IR, experimente tomar a próxima dose com alimentos para ajudar a reduzir o mal-estar. No entanto, lembre-se de que guanfacina ER não deve ser tomada com alimentos ricos em gordura, pois isso pode interferir na absorção do medicamento e intensificar os efeitos colaterais.

 

6. Pressão arterial baixa

Até 7% das pessoas que tomaram comprimidos de guanfacina ER durante os ensaios clínicos relataram pressão arterial baixa, um efeito colateral que é menos comum com os comprimidos IR.

A pressão arterial baixa pode causar tontura, sensação de desmaio ou até desmaios, especialmente ao iniciar o tratamento ou aumentar a dose. Pessoas com histórico de pressão arterial baixa ou problemas cardíacos podem ter um risco maior de apresentar esse efeito colateral.

Gerenciando a pressão arterial baixa

Quedas na pressão arterial são mais comuns se você estiver tomando guanfacina junto com outros medicamentos para pressão arterial. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dosagem de um ou mais medicamentos para melhorar ou resolver a pressão arterial baixa. Manter-se bem hidratado e levantar-se lentamente de uma posição sentada pode ajudar a evitar quedas ou desmaios.

Seu médico provavelmente monitorará sua pressão arterial durante as consultas para garantir que não haja grandes alterações. Eles também podem recomendar que você acompanhe sua pressão arterial em casa.

 

7. Dificuldades sexuais

A disfunção erétil (DE) pode ocorrer com o uso de guanfacina, especialmente na versão IR. No entanto, como outros efeitos colaterais, é provável que melhore com o tempo.

É importante lembrar que a guanfacina é apenas uma das possíveis causas de DE. Fatores como pressão alta, ansiedade de desempenho e idade avançada também podem contribuir para esse problema.

Gerenciando DE

Informe seu médico se você perceber qualquer problema sexual enquanto estiver tomando guanfacina. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente e, em alguns casos, podem recomendar a troca para outro medicamento.

 

A guanfacina ER tem menos efeitos colaterais do que a guanfacina IR?

Sim, embora compartilhem o mesmo ingrediente ativo, estudos clínicos mostram que a guanfacina ER geralmente causa menos efeitos colaterais do que a guanfacina IR. Isso provavelmente se deve ao fato de que a guanfacina ER é absorvida lentamente pela corrente sanguínea, permitindo que o medicamento mantenha um nível estável no corpo, o que ajuda a reduzir o risco de efeitos colaterais.

 

Quando devo entrar em contato com meu médico sobre os efeitos colaterais da guanfacina?

A maioria dos efeitos colaterais da guanfacina são leves e tendem a melhorar conforme seu corpo se ajusta à medicação. No entanto, é importante informar seu médico sobre qualquer efeito colateral que seja incômodo ou persistente. Eles podem ajustar sua dose ou até mesmo modificar seu plano de tratamento.

Se você experimentar efeitos colaterais mais sérios, como tontura extrema, dor de cabeça intensa ou constipação prolongada, entre em contato com seu médico imediatamente.

Nunca pare de tomar guanfacina ER ou IR de forma abrupta. Isso pode resultar em pressão arterial perigosamente alta, dores de cabeça intensas, além de causar nervosismo e tremores. Se você tiver algum desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.

 

Conclusão

Os efeitos colaterais comuns da guanfacina incluem sonolência, boca seca e tontura. À medida que seu corpo se ajusta à medicação, muitos desses efeitos colaterais tendem a desaparecer por conta própria. No entanto, é importante entrar em contato com seu médico imediatamente se você experimentar sintomas de um efeito colateral grave, como tontura extrema, dor de cabeça intensa ou constipação severa.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

Bello, NT (2015). Utilidade clínica da liberação prolongada de guanfacina no tratamento de TDAH em crianças e adolescentes . Preferência e adesão do paciente.

Golden State Medical Supply, Inc. (2023). Guanfacina comprimido de liberação prolongada [bula] . DailyMed.

Principais produtos farmacêuticos. (2023). Comprimido de guanfacina [bula] . DailyMed.

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/guanfacine/common-side-effects.

 

FAQ: perguntas frequentes sobre guanfacina