15 dicas para facilitar o uso das canetas de insulina
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
26/07/2024
Logo da Pill

15 dicas para facilitar o uso das canetas de insulina 

No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas vivem com diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Esse número foi atualizado com base no Censo 2022, que mostrou que a população brasileira é de aproximadamente 203 milhões de pessoas. A prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5%, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF)​.

Comparando com os dados dos EUA, onde mais de 30 milhões de pessoas vivem com diabetes e 7,4 milhões usam insulina, percebe-se que a realidade brasileira é similar em termos de prevalência. No Brasil, pelo menos 6,5 milhões de pessoas necessitam do uso de insulina para controlar a glicemia.

Com o tempo, injetar insulina se torna uma tarefa rotineira. No entanto, para muitos, pode ser intimidador no início. Felizmente, as canetas de insulina são dispositivos convenientes que podem facilitar a injeção de insulina, especialmente para quem está começando.

Se você acabou de comprar uma nova receita de caneta de insulina, não há necessidade de se preocupar com o processo de injeção. Vamos ver algumas etapas básicas sobre como usar uma caneta de insulina. Em breve, você poderá injetar insulina como um profissional.

 

Para que são utilizadas as canetas de insulina?

As canetas de insulina são prescritas para pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de insulina porque seus corpos não produzem insulina naturalmente. Pessoas com diabetes tipo 2 produzem a própria insulina, mas o corpo não consegue utilizá-la de maneira eficaz. Portanto, nem todas as pessoas com diabetes tipo 2 necessitam de insulina para atingir os seus objetivos de controle glicêmico.

Se você precisar de insulina, as canetas de insulina são frequentemente preferidas aos frascos e seringas porque são mais fáceis de usar. As canetas de insulina são dispositivos pequenos e portáteis que eliminam a necessidade de extrair insulina de um frasco com uma seringa. Em vez disso, elas permitem que você selecione o número de unidades de insulina a ser injetada girando um "contador de doses" e pressionando um botão. Isso resulta em menos desperdício, menos suprimentos para transportar e um uso geral mais simples.

Além de serem convenientes, as canetas de insulina são projetadas para facilitar o ajuste das doses, o que pode ser particularmente útil para pessoas com problemas de visão ou dificuldades motoras. A simplicidade do mecanismo de injeção e a portabilidade das canetas tornam o manejo do diabetes mais acessível e eficiente para muitos pacientes.

Todas as canetas de insulina são iguais?

Embora possam parecer muito semelhantes, cada caneta de insulina é diferente. Existem muitas canetas de insulina disponíveis, e cada uma funciona de maneira ligeiramente diferente com ingredientes diferentes.

A insulina injetável é dividida em cinco categorias com base na rapidez com que começa a fazer efeito e na sua duração. Essas categorias incluem:

  • Ação rápida, como NovoLog (insulina aspártico)
  • Ação regular/curta, como Humulin R (insulina regular)
  • Ação intermediária, como Humulin N (insulina humana)
  • Ação prolongada, como Lantus (insulina glargina)
  • Ação ultralonga, como Toujeo (insulina glargina U-300)

Seu médico prescreverá o tipo de insulina que melhor atenda às suas necessidades pessoais. A escolha do tipo de insulina depende de vários fatores, incluindo o seu estilo de vida, os níveis de glicose no sangue e a resposta individual ao tratamento.

 

Como usar uma caneta de insulina em 15 passos

A seguir, você encontrará 15 etapas que explicam como usar uma caneta de insulina. Estas etapas servem como um guia geral para a técnica de injeção de insulina, mas cada caneta de insulina é única. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre os detalhes específicos da sua caneta de insulina antes de injetar pela primeira vez.

Reúna suprimentos

  1. Comece sempre lavando as mãos com sabão e água morna.
  2. Reúna os materiais necessários: sua caneta de insulina, uma agulha nova para caneta e dois algodões embebidos em álcool.

Dica: Ao usar uma caneta de insulina nova, retire-a da geladeira cerca de 30 minutos antes de usá-la pela primeira vez. A insulina fria pode ser mais desconfortável de injetar.

Esses passos ajudam a garantir a segurança e o conforto ao preparar sua injeção de insulina.

Escolha o local da injeção

  1. Escolha o local da injeção: Muitas pessoas preferem o abdômen (cerca de 5 centímetros do umbigo) por ser fácil de alcançar. Mas você também pode injetar na parte superior da coxa, no braço ou nas nádegas.

Dica: Alterne os locais entre cada injeção. Isso pode significar mudar de uma área do corpo para outra (como da coxa esquerda para a direita) ou variar os pontos dentro da mesma área (como diferentes locais na coxa esquerda).

Adicione sua agulha

  1. Retire a tampa da caneta de insulina: Limpe a borracha exposta com um algodão embebido em álcool e deixe secar naturalmente. Evite soprar para secar mais rápido, pois isso pode contaminar a caneta com germes.
  2. Prepare a agulha nova: Remova a aba de papel de uma agulha de caneta nova e gire-a para encaixá-la na caneta. Use uma agulha nova a cada injeção.
  3. Remova as proteções da agulha: Após fixar a agulha na caneta, remova a tampa da agulha e a proteção interna da agulha.

Prepare sua caneta de insulina

  1. Prime a caneta: Se você estiver usando uma caneta nova pela primeira vez, disque 1 a 2 unidades. Pressione o botão de injeção para liberar bolhas de ar (processo chamado de "priming"). Se uma pequena gota de insulina aparecer na ponta da agulha, a caneta está pronta para uso.
  2. Ajuste a dose: Gire o contador de doses até o número de unidades de insulina que você precisa injetar. Verifique se o número exibido corresponde exatamente à dose prescrita pelo seu médico.

Injete a insulina

  1. Prepare a área de injeção: Limpe a área do corpo onde a insulina será injetada com um algodão embebido em álcool e deixe secar ao ar. Não sopre na pele para tentar acelerar a secagem.
  2. Inserir a agulha: Quando estiver pronto, insira a agulha em um ângulo de 90 graus diretamente na pele.
  3. Injetar a insulina: Pressione o botão de injeção para liberar a dose de insulina.
  4. Garantir a dose completa: Mantenha o botão pressionado enquanto mantém a agulha inserida e conte até 10. Isso ajuda a garantir que você receba a dose completa de insulina.
  5. Remover a agulha: Depois de terminar a contagem, retire a agulha. Certifique-se de puxar a caneta em um ângulo de 90 graus, exatamente como foi inserida.

Descarte as agulhas da sua caneta

  1. Volte a tampar cuidadosamente a agulha da caneta: retire-a da caneta e coloque-a diretamente em um recipiente adequado para descarte.
  2. Agora você injetou a insulina com sucesso e pode recolocar a tampa na caneta de insulina.

Dica: Se estiver usando as últimas unidades restantes de insulina em sua caneta para uma injeção, você pode jogar a caneta inteira no recipiente de descarte apropriado.

 

Como você pode saber se administrou corretamente a insulina?

Se você injetou insulina com cuidado e não teve reações graves, provavelmente está administrando a injeção corretamente. Contar até 10 após cada aplicação é uma boa maneira de garantir que toda a insulina seja injetada.

Reações no local da injeção podem ocorrer mesmo com uma técnica adequada. Isso pode incluir vermelhidão, coceira e inchaço no local onde você injetou a insulina.

Essas reações não significam necessariamente que você está administrando a insulina de forma incorreta. No entanto, se você sentir reações mais graves, persistentes ou dolorosas, pode haver outra causa. Nesse caso, você deve entrar em contato com seu médico.

 

Quantas vezes você pode usar as mesmas agulhas de caneta de insulina?

Você deve usar cada agulha da caneta de insulina apenas uma vez. Reutilizar a mesma agulha pode ser doloroso, pois ela se torna cega mesmo após um único uso.

Além da dor, reutilizar agulhas de caneta também aumenta o risco de contaminação bacteriana. Após serem usadas, as agulhas deixam de ser estéreis e podem abrigar bactérias ou outros germes. Reutilizar agulhas aumenta o risco de contaminação com esses microrganismos.

 

Como você descarta canetas de insulina?

Idealmente, as canetas de insulina e as agulhas devem ser descartadas em um recipiente para objetos cortantes aprovado pela ANVISA. Canetas de insulina e agulhas são consideradas “cortantes”, ou seja, objetos que podem cortar ou perfurar a pele. Os objetos cortantes podem ser descartados de algumas maneiras.

Você pode comprar um recipiente para objetos cortantes aprovado pela ANVISA em sua farmácia local ou em um fornecedor de dispositivos médicos. Caso não tenha acesso a um recipiente específico, um recipiente de plástico resistente que possa ser fechado novamente, como um frasco vazio de sabão em pó, também funcionará.

As canetas de insulina devem ser descartadas após você utilizar toda a insulina da caneta ou até a data de validade da caneta – o que ocorrer primeiro. Verifique sempre a data de validade da sua caneta de insulina ou pergunte ao seu farmacêutico se tiver dúvidas.

Dicas adicionais:

  1. Segurança: Certifique-se de manter os recipientes de descarte fora do alcance de crianças e animais domésticos.
  2. Descartar corretamente: Leve o recipiente de objetos cortantes a um ponto de coleta apropriado para descarte seguro, conforme as regulamentações locais.
  3. Consulte as normas locais: Cada município pode ter regulamentos específicos para o descarte de resíduos cortantes, por isso, consulte as diretrizes locais.

Como descartar um recipiente para objetos cortantes

Quando o recipiente para objetos cortantes estiver cheio, existem algumas maneiras seguras de descartá-lo. Alguns fabricantes de recipientes para objetos cortantes oferecem serviços de coleta em domicílio ou permitem que você envie o recipiente de volta. Outras opções incluem locais de entrega, como farmácias, hospitais ou clínicas locais. Dependendo de onde você mora, você pode lacrar a parte superior do recipiente com fita adesiva e descartá-lo junto com o lixo comum, seguindo as diretrizes locais para descarte de resíduos de saúde.

 

Conclusão

Usar uma caneta de insulina pela primeira vez pode ser estressante, mas aprender a técnica correta pode ajudá-lo a se preparar. Dicas como levar a insulina à temperatura ambiente antes da injeção e alternar os locais de injeção podem tornar o processo mais confortável. Seu médico e farmacêutico são ótimos recursos para tirar dúvidas sobre o uso específico da sua caneta de insulina.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

Associação Americana de Diabetes. (nd). Noções básicas de insulina .

Associação Americana de Diabetes. (2013). Injetar insulina: Tomar injeções de forma segura, correta e com pouca ou nenhuma dor . Diabetes Clínica .

Associação de Especialistas em Educação e Cuidados em Diabetes. (2020). Dicas (e truques) profissionais para injeções de insulina melhores e mais fáceis .

Singh, R., et al. (2018). Uma comparação entre canetas de insulina e seringas plásticas descartáveis ​​- Simplicidade, segurança, conveniência e diferenças de custo . Endocrinologia Europeia .

Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2021). Uso seguro de objetos cortantes (agulhas e seringas) em casa, no trabalho e em viagens .

Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2021). Recipientes para descarte de objetos cortantes .

Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/classes/insulins/how-to-use-an-insulin-pen

 

Perguntas frequentes sobre as canetas de insulina