Medicamentos para depressão
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
05/05/2024
Logo da Pill

Descubra como tratar a depressão

Muitas pessoas pesquisam sobre depressão tratamento, com o propósito de encontrar caminhos e possibilidades para lidar com os sintomas desse quadro psíquico. 

Afinal, não é para menos. Segundo a OMS, cerca de 300 milhões de pessoas no mundo todo têm depressão, o que mostra a necessidade emergente de encontrar tratamentos cada vez mais assertivos.

Pensando nisso, a equipe da Pill preparou este conteúdo com informações importantes sobre o tema, abrangendo tratamentos convencionais, naturais e para diferentes tipos de depressão.

 

Compreendendo a depressão

A depressão é um transtorno mental no qual o indivíduo apresenta uma grande perda de prazer e interesse por suas atividades cotidianas, inclusive com relação àquelas que antes eram importantes. É o caso de uma pessoa perder totalmente o interesse por seu hobby favorito, por exemplo.

Além disso, a depressão causa sentimentos de tristeza profunda, vazio existencial, baixa autoestima, sentimento de inutilidade, falta de sentido com relação à vida, entre outros sentimentos e pensamentos que tornam o dia a dia cada vez mais difícil e sem expectativas positivas.

A depressão causa alterações químicas no cérebro dos pacientes, resultando em muitos dos sintomas. Fatores psicológicos e de história de vida também contribuem para o fortalecimento dos sintomas. Por conta desses aspectos, quando pensamos em depressão tratamento, devemos pensar em um acompanhamento multidisciplinar e com diferentes tipos de intervenção.

 

Qual o tratamento para depressão?

O tratamento da depressão, tanto depressão profunda como outros quadros depressivos, é feito, basicamente, com o acompanhamento de profissionais como psiquiatra e psicólogo, em paralelo à administração de medicamentos. 

Em alguns casos, outros profissionais da saúde poderão atuar, dependendo de cada situação. Por exemplo, imagine que um idoso perde a mobilidade e passa a necessitar do auxílio da família para tudo. Nesse caso, o quadro depressivo pode se agravar por conta de sua condição.

Assim, o Terapeuta Ocupacional pode estar atrelado à equipe de tratamento. Não no sentido de tratar os sintomas da depressão em si, mas no sentido de auxiliar esse indivíduo no dia a dia para proporcionar a ele mais qualidade de vida e menos gatilhos que possam reforçar a depressão.

A seguir, descrevemos mais detalhes sobre os tipos de tratamento para depressão.

Tipos de tratamento para depressão

  • Depressão tratamento medicamentoso: O psiquiatra é o profissional habilitado para prescrever um tratamento medicamentoso para depressão. Nesses casos, o foco está em oferecer um maior equilíbrio para os neurotransmissores, combatendo o desequilíbrio e fornecendo um suporte a mais para a redução dos sintomas. Existem diferentes medicamentos utilizados no tratamento da depressão, como Fluoxetina e Clomipramina.
  • Psicoterapia: A psicoterapia ocorre com o acompanhamento do psicólogo, que auxiliará o indivíduo na compreensão dos seus comportamentos, gatilhos emocionais, emoções e sentimentos. Também pode servir de base para o desenvolvimento de planos para o futuro, ressignificação do passado, entre outros aspectos. Geralmente, a terapia indicada para casos de depressão é a Terapia Cognitivo Comportamental.
  • Alterações nos hábitos de vida: A prática de exercícios físicos, a organização do sono e até mesmo a alimentação impactam a saúde mental. Portanto, é comum que profissionais da saúde incluam no tratamento da depressão algumas mudanças de hábitos.
  • Eletroconvulsoterapia ECT: Esse tratamento é utilizado em casos específicos, sob prescrição médica, no qual ondas elétricas auxiliam no equilíbrio da produção de neurotransmissores no cérebro. É conhecido popularmente como "terapia de choque".
  • Internação: Em algumas situações, a internação psiquiátrica pode ser necessária, uma vez que alguns pacientes podem apresentar o risco de suicídio por conta do quadro depressivo.

Existe tratamento natural para depressão?

Existem alguns tratamentos que são considerados naturais para a depressão, mas que não excluem o tratamento feito por profissionais como psiquiatras e psicólogos.

Normalmente, esses tratamentos contam com o uso de substâncias que atuam no equilíbrio do funcionamento químico do cérebro, proporcionando uma redução nos sintomas.

Entretanto, ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre esse tipo de tratamento com chás e ervas. Nossa recomendação é que você converse sobre isso com o seu médico e busque seguir as orientações que ele apresentar para você.

Qual o melhor tratamento para depressão?

Na realidade, não existe um único tratamento considerado como o melhor para a depressão. Cada caso irá requerer um tipo de plano de intervenção específico, como também cada situação pode acarretar a necessidade de ser feito o uso de um medicamento e não de outro.

Afinal, se pararmos para analisar, a depressão é um quadro considerado multifatorial, que tem relação com estilo de vida, genética, saúde, histórico familiar, contexto em que a pessoa vive, expectativas de vida, entre outros fatores. Logo, é inviável prescrever o melhor tratamento para cada pessoa.

De todo modo, a recomendação é que seja feito o acompanhamento com médico psiquiatra, especialista no assunto, bem como com o acompanhamento e a intervenção de um psicólogo.

Quais as fases do tratamento para depressão?

Quando pensamos em depressão tratamento, devemos ter em mente que existem algumas fases que costumam ser percorridas durante o acompanhamento psiquiátrico. São elas:

  • Fase aguda: Diz respeito aos três primeiros meses de tratamento e tem como objetivo diminuir os sintomas depressivos ou auxiliar o paciente a atingir o nível de funcionamento de antes do transtorno (remissão);
  • Fase de continuação: Ocorre entre os quatro e seis meses de tratamento, tendo como propósito manter a melhoria obtida e diminuir as chances de recaídas;

Fase de manutenção: Nesta fase, o foco está em evitar que o paciente reviva seus sintomas e que ocorra uma recorrência do seu quadro. Por conta disso, é indicado para casos nos quais o paciente pode apresentar riscos de recorrência.

 

Tratamento para depressão pós-parto: Como funciona?

O tratamento para depressão pós-parto segue a mesma premissa que mencionamos sobre depressão tratamento ao longo deste conteúdo.

Isso quer dizer que a paciente pode receber acompanhamento psicológico e, ao mesmo tempo, fazer a administração de fármacos para lidar com os sintomas do transtorno.

Em casos de risco de infanticídio e suicídio, a ETC também pode ser indicada. Além disso, a internação, em situações específicas, é outro caminho para tratar a depressão pós-parto.

A depressão tem tratamento e você merece esse cuidado

Se você tem lidado com os sintomas da depressão, saiba que existem tratamentos para diferentes quadros depressivos. Além disso, tenha em mente que cada tratamento é feito de forma personalizada, respeitando a sua história e seus objetivos de vida.

Embora os sintomas possam tornar a rotina pesada e difícil, existem caminhos que podemos percorrer para encontrar a qualidade de vida. Você merece esse cuidado. Busque ajuda se sentir que os sintomas vividos no seu dia a dia são de depressão. Cuide-se!

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre tratamento para depressão