Calvície: aprenda como tratar
Atualmente, existem alguns tratamentos para calvície. Talvez você consiga reverter a queda de cabelo ou, pelo menos, retardá-la, visto que diferentes opções abrangem o mercado, desde tratamentos naturais e medicamentos a cirurgias.
A perda de cabelo tem uma grande influência emocional. As pessoas com alopecia muitas vezes podem sofrer de ansiedade social e baixa autoestima. Um dos motivos para isso é o fato de a calvície ser considerada um traço de velhice.
Entendendo a calvície
A alopecia, popularmente conhecida como calvície, é um dos tipos mais comuns de queda de cabelo. É mais comum em homens, mas também pode afetar mulheres. Atinge diversas áreas da pele onde há cabelo, como o couro cabeludo, os cílios, as axilas e a barba.
A alopecia pode ser classificada em dois grupos: alopecia cicatricial, com obstrução do folículo piloso e, portanto, irreversível, e formas não cicatriciais, que são potencialmente reversíveis. A forma mais comum é a alopecia androgênica, também chamada de calvície comum, que representa 95% dos casos.
Vamos explorar algumas das causas mais comuns que estão por trás da calvície.
- Hereditariedade (genética): Essa forma de calvície geralmente ocorre gradualmente à medida que a pessoa envelhece, muitas vezes seguindo padrões específicos, como o recuo da linha do cabelo nos homens e o afinamento dos fios em áreas específicas ou em todo o couro cabeludo nas mulheres.
- Hormônios: As alterações hormonais associadas a várias fases da vida, como gravidez, parto e menopausa, ou a instabilidade da função da tireoide e dos níveis de hormônio da tireoide, também podem causar queda de cabelo temporária e, às vezes, permanente.
- Déficits nutricionais: Certas deficiências nutricionais também podem agravar a queda de cabelo. Entre elas estão as deficiências de ferro, niacina, ácidos graxos, selênio e zinco.
- Estresse: Os efeitos fisiológicos do estresse afetam a saúde de todo o corpo. Aqui, o aumento do risco de queda de cabelo é gerado por vários mecanismos, um dos quais é o ambiente pró-inflamatório que é favorecido pelo estresse.
Tratamento para Calvície Masculina
A alopecia androgenética masculina é a causa mais comum de queda de cabelo em homens. Segundo matéria do UOL, estima-se que aproximadamente 50% dos homens apresentam essa forma de perda de cabelo a partir dos 50 anos de idade.
Quanto às idades em que a calvície pode aparecer, ela pode começar na adolescência. Se a queda de cabelo for resultado de uma condição preexistente, será necessário um tratamento para essa condição. Se um determinado medicamento estiver causando queda de cabelo, o médico pode aconselhar o interrompimento do uso por alguns meses.
Há medicamentos disponíveis para o tratamento da calvície de padrão hereditário. As opções mais comuns incluem:
Minoxidil
O minoxidil de venda livre vem em forma de líquido, espuma e shampoo. Para ser mais eficaz, aplique o produto na pele do couro cabeludo duas vezes por dia. Muitas pessoas preferem que a espuma seja aplicada quando o cabelo está úmido.
Ele promove o crescimento do cabelo ou diminui a taxa de queda de cabelo, ou ambos. São necessários pelo menos seis meses de tratamento para evitar mais quedas de cabelo e perceber o crescimento dos fios.
Finasterida
É um comprimido tomado diariamente. Um eficaz tratamento para calvície masculina, muitos homens que tomam finasterida observam a diminuição da queda e o crescimento de novos cabelos. Pode levar alguns meses para saber se o medicamento está funcionando. Sendo necessário continuar tomando o medicamento para manter os benefícios.
Transplante capilar
Por último, o transplante de cabelo, cirurgia de restauração capilar, pode ajudar a aproveitar ao máximo o cabelo que ainda resta. Esse procedimento não requer hospitalização, mas é incômodo, portanto, o paciente recebe uma anestesia para aliviar o desconforto.
Durante um procedimento de transplante capilar, um dermatologista ou cirurgião plástico remove o cabelo de uma parte da cabeça que tem cabelo e o transplanta para uma área calva.
Tratamento para Calvície Feminina
Muitas pessoas pensam que a queda de cabelo afeta apenas os homens. No entanto, segundo a matéria do UOL, estima-se que mais de 40% das mulheres apresentam queda de cabelo visível.
No caso das mulheres, os tipos mais comuns de alopecia são: alopecia androgenética, areata e alopecia fibrosante frontal. Ela também pode ser agravada em alterações hormonais relacionadas à gravidez, bem como em caso de hipertireoidismo, hipotireoidismo e ovários policísticos.
Abaixo, confira os tratamentos para calvície feminina.
Tratamentos hormonais
No caso de qualquer problema hormonal, um especialista deve ser consultado, pois essas questões devem ser estudadas e supervisionadas por um médico para que ele possa oferecer a melhor solução para o caso específico.
No entanto, para se ter uma ideia de como lidar com esses problemas, o problema básico (hormonal) costuma ser tratado com o auxílio de um tratamento complementar avançado, como mesoterapia capilar ou plasma rico em plaquetas.
Mesoterapia capilar
Esse tipo de tratamento tem mostrado resultados eficazes na regeneração capilar, o que permite evitar o transplante de cabelo para o paciente em muitos casos.
Dependendo do tipo de alopecia que está sendo tratada e do estágio em que se encontra, é gerada uma fórmula individualizada que combina vários medicamentos em diferentes concentrações com substâncias regenerativas cientificamente testadas.
Mesoterapia com plaquetas
Esse tratamento consiste na extração de uma amostra de sangue que é injetada na derme do couro cabeludo, estimulando assim o crescimento do folículo piloso. Com esse tratamento, ocorre uma intensa regeneração celular gerada pelo próprio plasma do paciente.
Calvície Genética Tem Tratamento?
Afinal, a calvície genética tem tratamento? A única maneira de restaurar o cabelo permanentemente após sua perda é o transplante capilar. Todos os outros remédios naturais para a alopecia se limitam a retardar a perda de cabelo ou a evitar a queda acentuada dessa condição genética. Os melhores tratamentos para conseguir isso são:
- Mesoterapia capilar (mesoHair);
- Plasma rico em plaquetas (PRP);
- Laser de baixa frequência (Low Laser Therapy).
Em alguns casos, é aconselhável usar medicamentos ajustados a cada caso, como o Minoxidil ou a Finasterida.
Calvície aos 20 Anos: Tratamento Precoce
A calvície precoce atinge muitos jovens, contudo, podem ser tomadas medidas para ajudar a manter os cabelos saudáveis e minimizar a queda. Além de levar em conta os remédios naturais para alopecia que existem, podemos seguir estas outras dicas:
- Adotar uma dieta saudável que inclua biotina, vitaminas A, C, D e E, além de ferro e zinco;
- Encontrar maneiras de lidar com o estresse;
- Controlar problemas de tireoide ou outros problemas médicos que possam causar queda de cabelo;
- Evite penteados que puxam o cabelo com força.
Tratamento Natural para Calvície
Há vários tratamentos naturais para calvície que podem ser usados para a queda de cabelo, confira os 3 mais conhecidos:
Chá verde
O chá verde é uma bebida que contém uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam no crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Azeite de oliva
Basta aplicar algumas gotas de azeite de oliva no cabelo e massagear suavemente por 15 a 20 minutos em dias alternados. Os resultados que obtemos são cabelos mais fortes e brilhantes.
Cebola
É um vegetal que melhora a circulação sanguínea nos folículos capilares. Podemos extrair o suco de uma cebola, aplicá-lo na cabeça e deixá-lo agir por cerca de 30 minutos. Depois, lave o cabelo como de costume. Esse tratamento pode ser repetido duas vezes por semana durante três meses.
Calvície: Tratamento Caseiro
Além dos tratamentos naturais, você pode realizar os tratamentos caseiros para calvície. Aqui está uma rotina para fazer seu cabelo crescer saudável:
- Nutra seu cabelo: forneca ao seu cabelo os nutrientes que ele precisa para ficar saudável. Você pode fazer isso internamente com uma dieta cheia de vitaminas e minerais, mas também externamente com o uso de shampoos estimulantes.
- Hidrate: se seu cabelo estiver hidratado, ele se manterá muito saudável. Você descobrirá o quanto seu cabelo cresce por mês se você o mantiver hidratado.
- Use óleos naturais: usar esse tipo de produto pode ser uma ótima maneira de cuidar e nutrir seu cabelo. Você pode aplicá-los diariamente nas pontas ou semanalmente como uma máscara depois de lavar o cabelo.
- Corte regularmente: se quiser que seu cabelo cresça bonito, você precisa cortar pelo menos a cada três meses.
- Preste atenção aos penteados: use penteados que não pesem muito em seu cabelo para evitar que os folículos capilares enfraqueçam ou quebrem.
- Secagem e escovação: atenção redobrada para as mulheres, vocês devem secar o cabelo e escová-lo suavemente, sem puxar, pois isso enfraquece o cabelo.
Como você pode ver, há fatores que podem influenciar a velocidade de crescimento, portanto, se quiser que ele cresça no ritmo certo e forte, você deve realizar essas séries de cuidados.
Melhor Tratamento para Calvície
O melhor tratamento para calvície varia, pois ele será estabelecido de acordo com a causa da alopecia.
Há dois medicamentos que foram comprovados em estudos científicos como eficazes na alopecia androgênica: o minoxidil, que é aplicado como uma solução na pele, e a finasterida, que age bloqueando a produção de andrógenos e é administrada por via oral na forma de comprimidos.
Se for constatada a deficiência de determinados nutrientes essenciais para crescimento dos cabelos, a adoção de suplementos à base de aminoácidos, minerais e vitaminas se tornam uma das opções de tratamento.
Novidades em Tratamento para Calvície
Muitas novidades em tratamentos para calvície chegam ao mercado todo ano. Mais recentemente, três delas ganharam destaque: um ácido hialurônico injetável para o cabelo, uma radiofrequência microagulhada desenhada para o couro cabeludo e o tratamento regenerativo com células do próprio paciente.
Descoberta da Pfizer para recuperar 80% dos cabelos
Recentemente, a Food and Drug Administration dos EUA aprovou um novo tratamento para a alopecia que não exigiria nenhuma intervenção: o tratamento que acaba de receber o "ok" do órgão fiscalizador dos EUA é uma pílula chamada ritlecitinib que evitaria a queda de cabelo em até 80% e em quase um terço dos pacientes que a experimentaram.
O nome do tratamento inovador da Pfizer para evitar a queda de cabelo é Litfulo e consiste em uma dose diária de 50 mg que também pode ser administrada a crianças.
Tratamento a Laser para Calvície
O tratamento a laser para calvície (LLLT) é um tratamento no qual a luz vermelha de baixa frequência é aplicada para estimular a circulação sanguínea, evitar a queda e melhorar a qualidade do cabelo. Essa terapia capilar pode ser aplicada localmente nas áreas afetadas ou em todo o couro cabeludo, indicado para todos os tipos de cabelo.
Quanto ao procedimento, o laser para cabelos atravessa a superfície da pele sem danificá-la e atua nos tecidos que compõem o couro cabeludo. Quando entra em contato com a área, sua luz estimula a molécula de ATP - ou molécula de energia - e aumenta o fluxo sanguíneo dentro do couro cabeludo.
O laser é contraindicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando. Se você sofre de epilepsia, diabetes ou hemofilia, esse tratamento também não é recomendado.
Conclui-se
Portanto, há vários tratamentos para a calvície, incluindo medicamentos de venda livre e com prescrição médica, implantes capilares e remédios caseiros. Além disso, com a tecnologia muitos outros estão surgindo.
Sendo assim, dê o principal passo e converse com um médico. Ele pode ajudá-lo a descobrir a causa da queda de cabelo e decidir qual é a melhor opção de tratamento.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados