Introdução
Existem muitas opções e muitas opiniões sobre qual suplemento funciona melhor. Em última análise, sugerimos que você se atenha às opções que apresentam alguma evidência. Não importa o que você decida, converse com seu farmacêutico para garantir que você está tomando a quantidade correta e que não há interações com outros medicamentos.
Opções de suplementos mais comuns
Evidência Moderada
Estudos mostraram que os suplementos abaixo podem (não “ter”) um efeito positivo no fortalecimento do sistema imunológico.
Vitamina D
A vitamina D é um componente hormonal que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ela é produzida naturalmente na pele quando você está exposta ao sol e costuma ser chamada de vitamina do “sol”.
Vários estudos concluíram que a vitamina D pode prevenir resfriados e gripes. Em 2017, o British Medical Journal publicou uma meta-análise – uma revisão que combina os resultados de vários estudos científicos – que mostrou que tomar vitamina D diariamente pode ajudar a prevenir infecções respiratórias, especialmente entre pacientes que já tinham deficiência dela. Enquanto isso, um estudo divulgado em setembro pela Universidade de Medicina de Chicago descobriu que “a suplementação de vitamina D diminui outros tipos de infecção respiratória viral em 70% em pessoas com deficiência de vitamina D”.
Embora ambos os estudos observem que os efeitos foram encontrados principalmente em indivíduos com deficiência de vitamina D, estima-se que 42% da população adulta seja deficiente, com percentagens mais elevadas entre aqueles com pele mais escura. E no inverno – quando as pessoas sentem resfriado ou gripe – é quando muitas pessoas têm níveis mais baixos de vitamina D devido à exposição limitada à luz solar natural. A vitamina D é encontrada em alguns alimentos, como peixes e ovos, mas para manter níveis adequados dela durante os meses de outono e inverno, às vezes são recomendados suplementos.
Antes de correr para a loja para comprar vitamina D, uma precaução: a popularidade da vitamina D aumentou recentemente e há algumas evidências que sugerem que as pessoas a estão consumindo em excesso. Para a maioria das pessoas, a dose diária recomendada de vitamina D é de 600 a 800 unidades internacionais (UI). No entanto, de acordo com uma análise do The Journal of the American Medical Association (JAMA) de dados de inquéritos nacionais recolhidos entre 1999 e 2014, houve um aumento de 2,8% no número de pessoas que tomam mais de 4.000 UI diariamente e um aumento de 18% no número de pessoas que tomam 1.000 UI ou mais diariamente. Se você decidir tomar vitamina D durante os meses mais frios, consulte seu farmacêutico sobre a quantidade correta para você.
- Principais interações medicamentosas: Medicamentos esteróides, orlistat, colestiramina, fenitoína, medicamentos antituberculose.
- Quantidade sugerida para adultos: 600-800 UI diariamente.
Ginseng
O Ginseng é uma planta usada na medicina tradicional chinesa há séculos. O tipo mais popular de ginseng é o ginseng americano (Panax quinquefolium) e o ginseng asiático (Panax ginseng), ambos estudados para estimular o sistema imunológico.
Uma meta-análise recente revisou nove artigos acadêmicos diferentes sobre a eficácia do ginseng e descobriu que havia alguma evidência de intervenção quando “administrado em conjunto com a vacinação contra influenza… bem como uma redução significativa de sua duração se apenas estudos com indivíduos saudáveis fossem incluídos na análise .”
O ginseng é geralmente considerado seguro, mas um estudo do Panax ginseng sugere que os benefícios do suplemento podem atenuar com o uso a longo prazo.
- Principais interações medicamentosas: Medicamentos anticoagulantes, inibidores da monoamina oxidase, medicamentos antidiabéticos.
- Quantidade sugerida para adultos: 1-2 gramas de raiz de ginseng crua ou 200-400 mg de extrato diariamente.
Zinco
O zinco é um mineral do corpo que ajuda a apoiar o metabolismo e o sistema imunológico. Pode ser encontrado em alimentos como carnes e mariscos.
Estudos demonstraram que indivíduos com deficiência de zinco são mais propensos a infecções respiratórias e que tomar zinco ou pastilhas de zinco antes de um resfriado pode inibir a replicação do vírus. No entanto, os estudos comparam diferentes tipos e quantidades de zinco, deixando margem para dúvidas.
O zinco é um suplemento que pode causar vários efeitos colaterais, como indigestão, náusea, vômito, diarréia e muito mais. Altos níveis de zinco podem resultar em “toxicidade de zinco” e deficiência de cobre. Por estas razões, o zinco não é recomendado para consumo contínuo. Se você tomar zinco, o National Institutes of Health recomenda 40 mg como dose limite superior para adultos.
Principais interações medicamentosas: Antibióticos, penicilamina e diuréticos.
Quantidade sugerida para adultos: 40 mg por dia.
Evidências Inconclusivas
Estudos mostraram evidências a favor e contra a capacidade dos suplementos abaixo de estimular o sistema imunológico.
Sabugueiro
O sabugueiro é uma baga que vem de uma árvore e é comestível depois de cozida. No entanto, um produto específico de sabugueiro, Sambucol, é a que nos referimos quando discutimos especificamente como o sabugueiro afeta sua capacidade de prevenir resfriados ou gripes.
Os estudos sobre sabugueiro mostram evidências conflitantes e consistiram em amostras pequenas. Embora seja geralmente considerado seguro para consumo, acredita-se que o sabugueiro possa resultar em uma “resposta excessivamente zelosa do sistema imunológico”.
Embora produtos específicos de sabugueiro encontrados nas lojas sejam considerados seguros com moderação, sob nenhuma circunstância você deve comer sabugueiro selvagem cru. Além disso, devido aos efeitos laxantes da fruta, o consumo pode resultar em cólicas.
- Principais interações medicamentosas: Imunossupressores para artrite reumatóide ou lúpus, diuréticos, laxantes.
- Quantidade sugerida para adultos: 1 colher de sopa de extrato de xarope de sabugueiro quatro vezes ao dia.
Equinácea
Echinacea é um suplemento de ervas muito comumente usado durante a temporada de gripes e resfriados. Os suplementos de Echinacea podem ser feitos usando diferentes partes das 10 espécies da erva com flor – incluindo as partes subterrâneas da planta, as partes acima do solo ou ambas.
Todas as diferenças dentro dos suplementos tornaram mais difícil estudar a sua eficácia na prevenção de constipações ou gripes; houve alguns estudos e, em conjunto, os resultados permanecem inconclusivos. Uma revisão Cochrane de 2013 sobre Echinacea descobriu que não havia nenhum benefício substancial na prevenção de resfriados ou gripes. Um estudo diferente publicado em 2010 no Annals of Internal Medicine também descobriu que os benefícios eram pequenos demais para serem considerados estatisticamente significativos. Enquanto isso, o diretor de medicina preventiva e alternativa da Universidade de Michigan disse que a equinácea pode reduzir o resfriado em 10 a 20%.
A equinácea é considerada segura por um curto período de tempo, mas não deve ser tomada se você tiver uma doença autoimune como lúpus, artrite reumatóide ou psoríase. Também pode não ser seguro se você tiver alergia a plantas.
- Principais interações medicamentosas: Substratos do citocromo P450 3A4 (CYP3A4), substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2), imunossupressores, cafeína, midazolam.
- Quantidade sugerida para adultos: 800-2400 mg por dia.
Alho
O alho é uma erva que pertence ao gênero Allium. Consumido com mais frequência como alimento, acredita-se que o alho pode proporcionar benefícios adicionais à saúde no tratamento de doenças relacionadas ao coração e ao sistema sanguíneo.
É verdade que o alho traz muitos benefícios à saúde – entre eles, pode ajudar o corpo a absorver ferro e zinco (que são importantes para a imunidade). Mas há um número limitado de estudos que mostram que o alho reduz conclusivamente os sintomas de um resfriado ou gripe.
O alho é seguro para consumo, embora em sua forma crua possa causar mau hálito, bem como possivelmente azia e outros problemas estomacais relacionados, como gases.
- Principais interações medicamentosas: Isoniazida, medicamento para HIV/AIDS, saquinavir.
- Quantidade sugerida para adultos: A dosagem muda dependendo do uso pretendido, consulte o seu farmacêutico.
Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água amplamente conhecida por sua variedade de benefícios à saúde. Isso inclui a prevenção de deficiências do sistema imunológico, doenças oculares e até rugas.
Mas, ao contrário da crença popular, é controverso se a vitamina C é realmente uma boa opção para combater um resfriado ou uma gripe. Num estudo de 2013 sobre o tema, os autores concluíram que, embora existam provas insubstanciais, “pode valer a pena para os pacientes com constipação testar individualmente se a vitamina C terapêutica é benéfica para eles”.
A vitamina C é encontrada em frutas (incluindo laranjas, limões, morangos, maçãs, melão, tomate) e vegetais (incluindo pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, batata, couve-flor). Dependendo da sua dieta, você já pode obter a Dose Dietética Recomendada (RDA) adequada.
No entanto, se quiser aumentar os seus níveis de vitamina C, os suplementos podem ser úteis para fazer com que a sua ingestão ultrapasse a RDA. Embora tenha havido um debate na comunidade científica sobre se é ou não superior absorver a vitamina C naturalmente (através dos alimentos) ou sinteticamente (através de suplementos), pensa-se agora que o nosso corpo não consegue distinguir entre os dois.
Observe que a vitamina C é um suplemento seguro para tomar. Por ser solúvel em água, é rapidamente absorvido pelos tecidos do corpo e quantidades extras são excretadas pela micção.
- Principais interações medicamentosas: Antiácidos com alumínio, estrogênios, flufenazina, medicamentos para HIV/AIDS, estatinas.
- Quantidade sugerida para adultos: 65-90 mg por dia.
Nenhuma substancial
Os estudos não mostraram que o suplemento abaixo poderia estimular o sistema imunológico.
Pelargonium sidoides
Pelargonium sidoides é uma planta frequentemente vendida como suplemento por nomes como Umckaloabo e Zucol.
Uma revisão realizada por Cochrane em 2013 encontrou poucas evidências que mostram que o suplemento é útil na prevenção de resfriados ou gripes. Cochrane também observou que os estudos que apoiam a eficácia do pelargonium foram do “mesmo investigador (o fabricante) e realizados na mesma região (Ucrânia e Rússia)”. Além de não ser comprovado como suplemento, a segurança do pelargônio é relativamente desconhecida.
- Principais interações medicamentosas: Nenhuma bem documentada.
- Quantidade sugerida para adultos: A dosagem muda dependendo da forma, consulte o seu farmacêutico.
Outras alternativas
Um dos produtos aos quais os pacientes reagiram positivamente é o Viracid da Ortho Molecular Products. Vitacid inclui zinco, vitamina A, vitamina C e muito mais. Para suporte imunológico imediato, tome 1-2 cápsulas por hora ou conforme recomendado pelo seu profissional de saúde. Para manutenção imunológica, tome 2 cápsulas por dia ou conforme recomendado pelo seu profissional de saúde. Não exceda 2 cápsulas a cada hora.
Outra dica: pense duas vezes antes de tomar Dayquil ou Nightquil. Eles podem apresentar efeitos colaterais, incluindo o fato de poderem tomar mais medicamentos do que o necessário.
Pill, a sua melhor parceira de saúde
É aqui que a Pill entra como a sua melhor parceira de saúde. Oferecemos um serviço de entrega conveniente de medicamentos e suplementos em sua casa, garantindo que você tenha acesso fácil aos produtos de que precisa. Além disso, nosso serviço de compras recorrentes garante que você nunca fique sem os suplementos e medicamentos essenciais, tornando mais fácil para você manter sua saúde em dia.
Entendemos a importância da qualidade dos produtos que você consome, e é por isso que nos esforçamos para fornecer os melhores suplementos e medicamentos, garantindo que você receba o máximo benefício de cada um deles. Acreditamos que uma abordagem abrangente para a saúde, combinando suplementos de alta qualidade com a gestão eficiente de medicamentos, é fundamental para o seu bem-estar a longo prazo. Conte com a Pill para cuidar de sua saúde de forma holística, entregando produtos de qualidade à sua porta e garantindo que você nunca perca uma dose importante. Sua saúde é a nossa prioridade.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.