Telemedicina - consulta
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
27/02/2024
Logo da Pill

Tecnologias e Saúde Mental

Sobretudo, vale destacar que o assunto da saúde mental está em alta nos últimos tempos. Isso pelo fato que existem novas possibilidades graças à evolução tecnológica e tudo que ela representa no ambiente da saúde.

Contudo, esse cenário contribui para que mais pessoas se interessem pelo tema e cuidem melhor da própria saúde.

Essas novas tecnologias permitem facilitar tratamentos, acompanhar o próprio progresso e, inclusive, entrar em contato com profissionais de forma remota, algo completamente novo.

Nesse sentido, com mais pessoas compreendendo o tema e se cuidando muito mais, temos um cenário que favorece a saúde como um todo.

A seguir, você conhecerá qual é o contexto dessa mudança e quais são as tendências que estão em alta em relação ao cuidado com a saúde mental. Confira!

 

Por que o cuidado com a saúde mental está em alta?

De acordo com pesquisa divulgada pelo jornal médico The Lancet, houve um aumento em 28% nos casos de depressão desde a pandemia da Covid-19.  

Por conta disso, inclusive, foi que a Federação Brasileira de Hospitais anunciou que deseja ampliar mais as discussões sobre saúde mental a partir de 2022.

Como consequência, foi possível ver cada vez mais pessoas públicas abordando o cuidado com a saúde mental para seus seguidores. 

Afinal, esse assunto é algo que afeta celebridades e atletas famosos também, que mostram humanidade e ganham a identificação com o público.

E mais uma vez as novas tecnologias estão presentes, possibilitando um contato muito mais próximo do paciente com esse tema. 

Ter um acompanhamento dedicado, diagnósticos precisos e formas fáceis de entrar em contato com profissionais da área de saúde mental são alguns dos diferenciais trazidos por esse novo momento.

 

Quais as tendências e possibilidades para a saúde mental?

Acima de tudo, esse novo cenário do cuidado com a saúde mental se deve às novas tecnologias e serviços que se tornaram possíveis graças a elas.  

Além disso, também envolve possibilidades trazidas de maneiras inéditas para encarar esse tipo de tratamento com base em novas descobertas da área.

A seguir, conheça quais são as tendências e possibilidades mais importantes relacionadas à saúde mental.

Personalização a partir de inteligência artificial

Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) não é mais um conceito restrito aos filmes de ficção científica. Hoje, trata-se de um sistema capaz de viabilizar uma série de serviços e soluções, inclusive o tratamento de saúde mental.

Contudo, quando aliada a dados ricos sobre o paciente, a IA pode ser utilizada por um sistema capaz de personalizar completamente o atendimento. 

Isso significa atender às particularidades dele, proporcionar o acompanhamento adequado e estabelecer metas realistas para o tratamento.

Discussões em torno de saúde mental

Por muito tempo, falar de saúde mental era algo restrito e marginalizado. Esse era um tema pouco falado e, como consequência, pouco se sabia sobre o assunto. 

Dessa forma, acontece que a falta de informação é prejudicial à saúde e à conscientização social sobre esse tema tão importante. Já, em contrapartida, o acesso ao conhecimento fará a população estar ciente da necessidade de se cuidar.

Foi por conta desse movimento de novas informações que passou-se a falar acerca do tema em redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, por exemplo.

Além de personagens famosos, a internet discute opiniões juntamente com os próprios profissionais da saúde. Inclusive, a Pill Farmácia Digital segue pelas diversas redes levando informação. Isso é tendência!

Popularização da telemedicina

Inicialmente, poder conversar com um profissional médico à distância faz toda a diferença para a saúde mental. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a telemedicina se popularizou consideravelmente e esse movimento está mais do que consolidado.

Com a telemedicina, vem a tendência de atendimentos psicológicos e psiquiátricos online. Mesmo com medidas mais brandas em relação à prevenção do contágio da Covid-19, consultórios e hospitais pretendem continuar com a telemedicina entre as suas soluções.

Conhecimento sobre síndrome de Burnout

Uma discussão maior em torno de saúde mental, significa mais conhecimento em relação a temas importantes como, por exemplo, a síndrome de Burnout. 

Os escritórios, e demais locais de trabalho, estão mais informados a respeito de suas características e a tendência é que se preocupem cada vez mais com esse problema.

O resultado disso são ações eficazes no combate à síndrome de Burnout e o esgotamento mental provocado por ela. Mais lideranças conseguem identificar seus sinais e prevenir o problema junto às suas equipes.

Difusão de novos serviços de saúde

Novas tecnologias também possibilitam a criação de novos serviços, inclusive quando o assunto é saúde mental.

Um exemplo é a Pill, que permite programar as compras em farmácia. Conforme sua regularidade de consumo. Com isso, o cliente passa a ter mais conveniência e saúde, preocupando-se menos. Para saber mais sobre o nosso serviço de Compras Recorrentes, acesse o nosso site: pill.com.br.

Mais plataformas de medicina na nuvem

Há cada vez mais plataformas de saúde na nuvem. Afinal, elas permitem um acompanhamento do paciente à distância pelos profissionais médicos, além de proteger os seus dados contra falhas e vazamentos.

Isso é um resultado da conectividade dos dados possibilitada pela tecnologia moderna. Assim, médicos e clínicas podem trocar informações, proporcionando um melhor atendimento aos seus pacientes.

Modelos de trabalho novos e jornada híbrida

Outra consequência da pandemia da Covid-19 e da necessidade de isolamento social, foi a popularização de modelos de trabalho diferenciados, como o híbrido ou o totalmente remoto. A partir daí, foi percebido um aprimoramento na saúde mental dos profissionais.

Dessa forma, esses novos modelos de trabalho tendem a se popularizar cada vez mais e, assim, contribuir positivamente para a saúde mental das pessoas.

Afinal, as empresas estão percebendo benefícios para a qualidade de vida de seus funcionários e melhoras no desempenho deles.

 

Conteúdo informativo e útil

Em conclusão, é mais fácil do que nunca encontrar material capaz de servir como complemento a um tratamento de saúde mental. O YouTube é um dos sites mais acessados do mundo e o líder quando o assunto são vídeos, sendo também um ótimo local para encontrar conteúdo de saúde mental.

Um exemplo disso são as várias opções de meditação guiada disponíveis na plataforma. Afinal, esse meio de difusão também facilita o aprofundamento sobre o tema, com entrevistas, aulas, palestras e mais material informativo totalmente acessível.

Como você pôde ver até aqui, o cuidado com a saúde mental vive um novo momento atualmente. Graças às possibilidades trazidas por novas tecnologias, os pacientes podem ter um cuidado muito mais eficaz, próximo e alinhado com as suas necessidades. 

Então, vale a pena acompanhar essas transformações e as novidades que trazem, não acha? Dessa forma, a Pill Farmácia Digital acredita nessa ideia e tem como valor a união de saúde e tecnologia.

Para isso, desenvolvemos um site intuitivo para você cuidar da sua saúde de maneira prática, rápida, segura e eficaz. Entenda o nosso processo, quando o assunto são as medicações controladas, visite nossa página especializada e faça já os seus pedidos.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre tecnologias digitais e saúde mental