Prozac vs. Zoloft: Como eles se comparam em relação à ansiedade?
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
07/10/2024
Logo da Pill

Veja qual é o melhor para você: Prozac ou Zoloft

Todos nós ficamos ansiosos de vez em quando. Mãos suaves em um primeiro encontro ou joelhos tremendos antes de uma grande apresentação sã

No entanto, se a ansiedade interfere regularmente na sua vida diária, é importante consultar o seu médico. Caso ele identifique um transtorno de ansiedade, você terá várias opções de tratamento, que podem incluir psicoterapia, mudanças no estilo de vida e/ou medicamentos

Zoloft (sertralina) e Prozac (fluoxetina) são dois medicamentos comumente prescritos para tratar a ansiedade. Embora pertençam ao mesmo grupo de medicamentos e compartilhem algumas semelhanças, eles também apresentam várias diferenças.

 

O que é Prozac?

O Prozac pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). Entre os transtornos de ansiedade, o Prozac é aprovado especificamente para o tratamento do transtorno do pânico. No entanto, ele é frequentemente utilizado off-label para tratar transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e outras condições, embora não seja oficialmente aprovado para esses fins.

O Prozac também foi aprovado para tratar outros transtornos de saúde mental, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno depressivo maior (TDM) e bulimia nervosa.

Além disso, o Prozac é combinado com olanzapina em uma pílula chamada Symbyax, que é aprovada para tratar sintomas de depressão em pessoas com transtorno bipolar e depressão resistente ao tratamento.

 

O que é Zoloft?

Assim como o Prozac, o Zoloft é um ISRS. Ele é aprovado pela FDA e ANVISA para tratar dois tipos de transtornos de ansiedade: transtorno do pânico e transtorno de ansiedade social.

O Zoloft também é aprovado para outras condições de saúde mental, como TOC, transtorno depressivo maior (TDM) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Embora o Zoloft não tenha sido aprovado pela FDA para tratar transtorno de ansiedade generalizada (TAG), ele é, por vezes, utilizado off-label para essa finalidade.

 

Como o Prozac e o Zoloft funcionam para a ansiedade?

ISRSs como Prozac e Zoloft aumentam os níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é uma substância química natural do corpo, funcionando como um 'mensageiro' que transporta sinais entre os nervos. Acredita-se que ela ajuda a regular várias funções corporais, incluindo o sono, a digestão e o humor.

Muitos especialistas acreditam que níveis baixos de serotonina estão ligados à ansiedade, mas ainda não há certeza sobre o quão significativo é o seu papel. Outros fatores, como a estrutura cerebral e até o microbioma intestinal, podem influenciar o desenvolvimento da ansiedade. No entanto, saiba-se que os ISRSs melhoram os sintomas de ansiedade em muitas pessoas que os utilizam.

 

Como são dosados ​​o Prozac e o Zoloft?

Prozac e Zoloft vêm em várias formas que são tomadas por via oral. Mas há algumas diferenças que você deve saber.

Prozac

O Prozac vem nas seguintes formas , todas disponíveis como genéricos:

  • Comprimidos : 10 mg, 20 mg, 60 mg
  • Cápsulas : 10 mg, 20 mg, 40 mg
  • Solução líquida : 20 mg/5 mL
  • Cápsulas de liberação retardada (DR) : 90 mg 

As cápsulas de liberação controlada (DR) são tomadas apenas uma vez por semana. Outras formas de Prozac são geralmente administradas uma vez ao dia, pela manhã, com ou sem alimentos. Se estiver em uma dose mais alta, pode ser necessário tomar duas doses por dia. Tomar um medicamento com alimentos pode ajudar a prevenir problemas estomacais, um efeito colateral comum do Prozac.

A dose inicial de Prozac para transtorno de pânico costuma ser de 10 mg por dia. Para outras condições, a dose varia entre 20 mg e 60 mg por dia. Seu médico pode ajustar a dose gradualmente a cada poucos dias ou semanas. A dose máxima normalmente varia entre 60 mg e 80 mg por dia.

Zoloft

O Zoloft é geralmente tomado uma vez ao dia , com ou sem alimentos. Assim como o Prozac, tomá-lo com alimentos pode ajudar a prevenir uma indisposição estomacal. Ele vem nas seguintes formas, todas disponíveis como genérico:

  • Cápsulas : 150 mg, 200 mg
  • Comprimidos : 25 mg, 50 mg e 100 mg
  • Solução líquida : 20 mg/mL

A dose inicial de Zoloft para transtorno de pânico costuma ser de 25 mg por dia, enquanto para outras condições de saúde mental varia entre 25 mg e 50 mg por dia. Seu médico pode aumentar a dose em 25 mg a 50 mg semanalmente. A a dose máxima é de 200 mg por dia para a maioria das condições.

Se você estiver usando uma solução líquida, é necessário misturá-la com 120 ml (4 onças) de líquido imediatamente antes de tomar. Se não for diluída, a solução de Zoloft pode causar dormência na boca e na língua por mais de um dia. Água, ginger ale e limonada são boas opções para diluir o medicamento.

 

Quão eficazes são o Prozac e o Zoloft no tratamento da ansiedade?

Prozac e Zoloft são ambos eficazes no tratamento da ansiedade. Você pode começar a notar uma melhora nos sintomas em apenas 2 semanas, mas, como o médico pode ajustar a dose ao longo de várias semanas, pode levar de 1 a 2 meses para sentir os efeitos completos.

O Prozac demonstrou melhorar os sintomas de ansiedade no transtorno do pânico e, possivelmente, no transtorno de ansiedade generalizada (TAG), embora sua eficácia para TAG não seja totalmente clara.

O Zoloft também é eficaz no alívio dos sintomas de transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social (TAS) e TAG.

 

Prozac ou Zoloft é melhor para ansiedade?

Há poucos estudos comparando diretamente Prozac e Zoloft no tratamento da ansiedade, mas vamos discutir as pesquisas disponíveis:

  • Uma revisão de mais de 87 estudos comparou vários ISRSs para o tratamento do transtorno do pânico. O Zoloft foi um dos mais eficazes, com menor risco de efeitos colaterais. O Prozac também se mostrou eficaz, mas apresentou maior risco de efeitos adversos.
  • Outra revisão de 27 ensaios clínicos experimentados, o tipo de estudo mais confiável para verificar causa e efeito, sugeriu que o Prozac pode ser o ISRS mais eficaz para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG). No entanto, o estudo indicou que o Zoloft tem menos efeitos colaterais.
  • Um estudo que comparou Prozac, Zoloft e Paxil (paroxetina) em pessoas com depressão e altos níveis de ansiedade descobriu que os três medicamentos foram igualmente eficazes e bem tolerados.
  • Em relação ao transtorno de ansiedade social (TAS), o Prozac é considerado menos eficaz que outros ISRSs. Alguns estudos mostram que o Prozac não é mais eficaz do que o placebo no tratamento do TAS, enquanto vários estudos mostram que o Zoloft é mais eficaz do que o placebo.

Então, qual é o verdadeiro? Para o TAG e o transtorno do pânico, Prozac e Zoloft são igualmente eficazes. No entanto, para o tratamento do TAS, o Zoloft parece ser a melhor opção.

 

Quais são os efeitos colaterais do Prozac e do Zoloft?

Prozac e Zoloft incluem alguns efeitos colaterais comuns, mas também apresentam diferenças. Em estudos clínicos, pessoas que receberam Prozac para tratar transtorno de pânico tiveram maior probabilidade de experiência:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Insônia
  • Nervosismo

Nos estudos com Zoloft, os efeitos colaterais mais comuns foram:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Dificuldade para dormir
  • Boca seca
  • Cansaço
  • Tontura

Outros efeitos colaterais comuns de ambos, Prozac e Zoloft, incluem dor de cabeça, alterações no apetite e disfunção sexual (como problemas de ejaculação e baixa libido). Embora a maioria desses efeitos colaterais sejam melhores com o tempo, os problemas relacionados à função sexual podem persistir durante o tratamento.

Para mais informações fornecidas sobre nossos efeitos colaterais do Prozac e do Zoloft, consulte outros artigos sobre esses tópicos.

Quais são os efeitos colaterais graves do Prozac e do Zoloft?

Todos os ISRSs, incluindo Prozac e Zoloft, possuem um aviso em caixa sobre o risco de pensamentos e comportamentos suicidas. Esse tipo de alerta é o mais sério emitido pela FDA. O risco é maior em pessoas com menos de 25 anos.

Outros efeitos colaterais raros, mas graves, de Prozac e Zoloft incluem:

  • Ritmos cardíacos anormais
  • Episódios maníacos (sensação intensa de energia) em pessoas com transtorno bipolar
  • Aumento do risco de sangramento
  • Níveis perigosamente altos de serotonina (síndrome da serotonina)
  • Síndrome de descontinuação de antidepressivos ao interromper o uso de Zoloft ou Prozac abruptamente

 

Quais interações o Prozac e o Zoloft têm?

Tanto o Prozac quanto o Zoloft podem interagir com outros medicamentos, embora o Prozac tenha mais interações em geral.

Ambos aumentam os níveis de alguns medicamentos, o que pode intensificar os efeitos colaterais. Exemplos incluem:

  • Alguns antiarrítmicos, como propafenona (Rythmol) e flecainida
  • Betabloqueadores, como metoprolol (Lopressor, Toprol XL) e nebivolol (Bystolic)
  • Alguns antidepressivos tricíclicos (TCAs), como imipramina (Tofranil) e desipramina (Norpramin)
  • Dextrometorfano (Delsym)
  • Venlafaxina

Outros medicamentos que compartilham riscos semelhantes ao Prozac e Zoloft também podem interagir, aumentando o risco de efeitos colaterais. Isso inclui:

  • Medicamentos que aumentam os níveis de serotonina, como outros antidepressivos, triptanos e tramadol (Ultram, ConZip)
  • Medicamentos que podem causar ritmos cardíacos anormais, como quinidina e metadona (Methadose)
  • Medicamentos que podem causar sangramento, como antiinflamatórios não esteroides (AINEs) e anticoagulantes

O Prozac também pode interagir com medicamentos de índice terapêutico estreito, que podem se tornar tóxicos em doses ligeiramente mais altas, como lítio (Lithobid), digoxina (Lanoxin, Digitek) e fenitoína (Dilantin, Phenytek).

Certos medicamentos não devem ser usados ​​com Prozac ou Zoloft, como pimozida e inibidores da monoamina oxidase (IMAO). Se você estiver tomando um IMAO, ele deve ser interrompido pelo menos 2 semanas antes de iniciar o Prozac ou Zoloft. A tioridazina também não deve ser usada nas 5 semanas após o uso do Prozac. No entanto, nunca faça alterações no tratamento sem falar com seu médico.

Lembre-se de que essa não é uma lista completa de possíveis interações. Consulte seu farmacêutico ou médico para verificar possíveis interações e forneça uma lista atualizada de todos os medicamentos que você está tomando para facilitar essa verificação.

 

Você pode tomar Prozac e Zoloft juntos para ansiedade?

Não, Prozac e Zoloft não devem ser tomados juntos, apesar de funcionarem de maneira semelhante para aliviar a ansiedade. Ambos são inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, ajudando a regular o humor, a ansiedade e outros aspectos do bem-estar mental.

Tomá-los juntos pode aumentar significativamente o risco de efeitos colaterais, como a síndrome da serotonina, uma condição específica grave caracterizada por excesso de serotonina no sistema nervoso. Os sintomas dessa síndrome incluem confusão mental, aumento da pressão arterial, tremores e até convulsões. Além disso, o uso concomitante desses medicamentos pode intensificar efeitos adversos comuns, como náuseas, insônia, disfunção sexual e dores de cabeça.

Devido a essas interações e riscos, é fundamental que o tratamento seja supervisionado por um médico, que avaliará o melhor curso de ação para o controle da ansiedade.

 

Conclusões

Prozac e Zoloft são ISRSs utilizados no tratamento de transtornos de ansiedade. Ambos são aprovados para o tratamento de transtorno de pânico e são provavelmente igualmente eficazes. Embora nenhum dos dois seja aprovado para transtorno de ansiedade generalizada (TAG), eles são considerados tratamentos de Escolha primeira para essa condição e pareça ter eficácia semelhante para TAG No entanto, o Zoloft pode ser mais eficaz que o Prozac no tratamento do transtorno de ansiedade social (SAD).

Ambos os medicamentos associações efeitos colaterais semelhantes, embora o Prozac tenha mais interações conhecidas. Se você tiver dúvidas sobre qual deles é mais adequado para você, consulte seu médico. Ele poderá ajudá-lo a tomar uma decisão com base no seu histórico médico e preferências pessoais.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

Referências

Albert, PR, et al. (2014). Circuito cortical pré-frontal de serotonina em fenótipos de ansiedade e depressão: papel fundamental da expressão do receptor 5-HT1A pré e pós-sináptico . Frontiers in Behavioral Neuroscience .

Allgulander, C., et al. (2015). Eficácia da sertralina em um ensaio de 12 semanas para transtorno de ansiedade generalizada . The American Journal of Psychiatry .

Almatica Pharma LLC. (2021). Cloridrato de sertralina [bula] .

Associação de Ansiedade e Depressão da América. (2015). Revisão de prática clínica para TAG .

Baldwin, D., et al. (2011). Eficácia de tratamentos medicamentosos para transtorno de ansiedade generalizada: revisão sistemática e meta-análise . British Medical Journal .

Blanco, C., et al. (2013). A farmacoterapia baseada em evidências do transtorno de ansiedade social . International Journal of Neuropsychopharmacology .

Chawla, N., et al. (2021). Tratamento medicamentoso para transtorno de pânico com ou sem agorafobia: revisão sistemática e meta-análise de rede de ensaios clínicos randomizados . British Medical Journal .

Farach, FJ, et al. (2012). Tratamento farmacológico de transtornos de ansiedade: tratamentos atuais e direções futuras . Journal of Anxiety Disorders .

Fava, M., et al. (2000). Fluoxetina versus sertralina e paroxetina na depressão maior: Tolerabilidade e eficácia na depressão ansiosa . Journal of Affective Disorders .

Garakani, A., et al. (2020). Farmacoterapia de transtornos de ansiedade: opções de tratamento atuais e emergentes . Frontiers in Psychiatry .

Gomez, AF, et al. (2020). ISRSs e benzodiazepínicos para transtornos de ansiedade geral (TAG) . Anxiety & Depression Association of America .

Kobak, KA, et al. (2002). Fluoxetina na fobia social: Um estudo piloto duplo-cego, controlado por placebo . Journal of Clinical Psychopharmacology .

Preferred Pharmaceuticals Inc. (2022). Cloridrato de sertralina [bula] .

Remedyrepack Inc. (2022). Fluoxetina [bula] .

Sohel, AJ, et al. (2022). Fluoxetina . StatPearls .

Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2017). Relatório de pesquisa científica regulatória do ano fiscal de 2015: Medicamentos de índice terapêutico estreito .

Yang, B., e tal. (2019). Efeitos da regulação da microbiota intestinal nos sintomas de ansiedade: Uma revisão sistemática . British Medical Journal .

Texto adaptado e traduzido do orginal: https://www.goodrx.com/conditions/generalized-anxiety-disorder/zoloft-vs-prozac-anxiety

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Prozac e Zoloft