Nutrição e Saúde Capilar: tenha cabelos mais saudáveis
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Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
02/07/2024
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Fique por dentro dos nutrientes necessários para uma boa saúde capilar

A nutrição para os cabelos é fundamental para o crescimento saudável dos cabelos, pois fornece vitaminas, proteínas, oligoelementos e minerais essenciais. O cabelo passa por um ciclo de crescimento, repouso e queda, chamado de fase anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (queda), similar ao ciclo das unhas.

O cabelo cresce dentro do couro cabeludo e é nutrido pelas vitaminas e minerais dos alimentos que você ingere. Uma dieta adequada fortalece o tecido capilar e muitos outros elementos do nosso corpo, como as células da pele e as unhas. 

Descubra a relação entre a saúde dos cabelos e a dieta: os principais nutrientes e como eles funcionam, bem como os alimentos que os contêm e as melhores receitas para o crescimento saudável dos cabelos.

 

O que é Nutrição Capilar?

Você provavelmente já ouviu falar em alimentos construtores, reguladores e energéticos. Os nutrientes que recebemos dos alimentos garantem o funcionamento do nosso metabolismo e do nosso corpo. Eles nos fornecem energia, criam as estruturas que compõem nosso corpo e regulam as reações bioquímicas.

Os nutrientes que permitem que tudo isso ocorra normalmente são divididos em:

  • Macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras, componentes que nosso corpo necessita diariamente em altas doses.
  • Micronutrientes: vitaminas e minerais, que devem ser fornecidos em quantidades menores, mas também diariamente.

Uma dieta variada e equilibrada, como a dieta brasileira, pode fornecer todos esses nutrientes sem problemas. No entanto, deve-se considerar cuidadosamente a idade e os principais marcos, como a gravidez e a amamentação.

Quando uma pessoa não atende às necessidades nutricionais de seu corpo, podem ocorrer problemas como a anemia. Um dos efeitos desse tipo de desequilíbrio é a perda de força e/ou brilho dos cabelos, a ponto de ocorrer uma queda ocasional ou prolongada.

 

Principais Nutrientes e Seus Benefícios

Os nutrientes necessários para promover e manter o cabelo saudável são principalmente proteínas, aminoácidos essenciais, colágeno, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas a serem consumidas, as mais importantes para a boa condição do cabelo são, acima de tudo, as do grupo B, sendo a mais importante a biotina (B8), juntamente com a vitamina C. Ferro, cobre, zinco e ômega 3 também são necessários.

Então, quais alimentos devem ser consumidos?

Os especialistas estabelecem em quais alimentos você pode encontrar os diferentes nutrientes que são essenciais e dão nutrição para os cabelos:

Vitamina A

Pode ser encontrada em ovos, fígado, vegetais, leite fortificado e em peixes, girassol e azeite de oliva. "A função da vitamina A é evitar o bloqueio do ressecamento das glândulas sebáceas, que são de fundamental importância para lubrificar o folículo piloso e, portanto, prevenir e reduzir a queda de cabelo", explica Bonnin.

Vitamina B

Os alimentos com alto teor de vitamina B são peixe, carne bovina e suína, frango, soja, ovos, legumes, nozes e grãos integrais. Estes últimos são muito importantes na resistência à insulina, um hormônio também ligado à calvície. Eles também são uma fonte de ácido fólico, que ajuda a oxigenar o sangue nos folículos capilares.

Também vale a pena mencionar nesse grupo a levedura de cerveja, que é o nutriente natural que mais fornece vitaminas B, além de uma quantidade considerável de aminoácidos essenciais e outros minerais, como o fósforo.  

Vitamina C

Esse grupo inclui limão, laranja, kiwi, espinafre e brócolis. Esses alimentos estão envolvidos na síntese de colágeno, o tecido coletivo que compõe o cabelo, e ajudam na absorção de ferro.  

Ferro e cobre

Necessário para que o cabelo cresça forte e saudável pode ser encontrado na carne vermelha, no espinafre e nos vegetais. "Esse mineral é essencial para a oxigenação do couro cabeludo e para a pigmentação do cabelo". Já o cobre, presente em frutos do mar, espinafre e nozes, é um componente importante para a síntese de melanina no cabelo.

Zinco e enxofre

Essencial para o crescimento do cabelo, é encontrado em carnes e peixes, aspargos, berinjelas, batatas, aipo e figos. O enxofre, encontrado em carnes brancas e carnes como fígado, amêndoas, ovos, frutas e vegetais, é essencial para fortalecer os cabelos fracos e quebradiços.

Ácido fólico, ômega 3 e magnésio

É obtido de cereais, nozes, grãos integrais, suco de laranja e trigo. O ômega 3, encontrado no azeite de oliva, juntamente com o chocolate, a sálvia e o manjericão, tem função antioxidante devido à presença de polifenóis. O magnésio, essencial para a saúde dos cabelos e presente nas amêndoas, ativa reações enzimáticas importantes para a saúde dos cabelos.

Esses alimentos devem ser consumidos como parte de uma dieta balanceada. Dessa forma, o cabelo é fortalecido por meio da circulação sanguínea, que nutre o bulbo capilar. 

 

Cuidados Capilares Caseiros

O sol, a poluição ambiental, a dieta inadequada, os maus hábitos de modelagem, as alterações hormonais... há muitas razões pelas quais nosso cabelo parece opaco, seco e sem vida.

Se você já experimentou muitos produtos no mercado e não encontrou nenhum que o ajude a reparar seu cabelo, fique atento, pois agora daremos dicas para cuidar do seu cabelo naturalmente. 

Proteja seu cabelo do sol

Todos nós conhecemos os efeitos nocivos do sol sobre a pele, mas você sabia que ele também pode danificar seu cabelo? Os raios UVA têm um impacto direto sobre a melanina, e é por isso que a pele escurece como resultado da exposição ao sol. O cabelo, por outro lado, é formado por células mortas que perdem melanina quando expostas ao sol, e é por isso que ele acaba descolorindo, especialmente em pessoas que usam coloração artificial.

O cabelo é uma das partes do corpo mais expostas ao sol. A proteção vai desde o uso de métodos de barreira, como guarda-chuva, boné ou chapéu, até o uso de produtos naturais com agentes ativos, como o ácido hialurônico, que permanece no cabelo e forma uma camada que retém a umidade e o protege contra agentes externos.

Use máscaras caseiras

Assim como sua pele, a nutrição para os cabelos é essencial. Os extratos de plantas, como o aloe vera, são benéficos para a pele e para o cabelo, fornecendo vitaminas, minerais, bem como os efeitos antifúngicos, antissépticos e antibacterianos de algumas plantas, que combatem doenças capilares, como a caspa.

Além disso, o uso de máscaras naturais, livres de substâncias tóxicas, ajuda a combater o ressecamento, a irritação do couro cabeludo, a limpar as fibras capilares em profundidade e permite melhor absorção dos nutrientes, pois são produtos que permanecem mais tempo nos cabelos.

Óleos para cabelos danificados

Seu cabelo está danificado, com pontas duplas e difícil de desembaraçar? Os ácidos graxos do azeite de oliva são ideais para amaciar, reparar e nutrir os cabelos, especialmente os cabelos com frizz, propensos a queda e pontas duplas.

Mel, um tratamento antigo

Diz-se que Cleópatra, a mais jovem rainha do Egito, tomava longos banhos de leite e mel. Ela também usava o mel para outros remédios: como creme antirrugas, limpador e esfoliante. Atualmente, o mel também é usado no cabelo para hidratar profundamente, nutrir, estimular a produção natural de queratina e dar brilho.

Lembre-se de não usar o mel da cozinha, mas uma base de mel para produtos como máscaras, condicionadores ou cremes para pentear.

Leites de aveia e arroz

O leite de aveia ajuda a acalmar o couro cabeludo sensível e irritado, enquanto o de arroz hidrata as fibras capilares. Os dois produtos podem ser usados juntos ou separadamente para proteger os cabelos mais delicados, com pontas secas e tendência à queda. Além disso, esses leites têm uma fragrância agradável que pode ser usada em máscaras ou condicionadores.

Lave com água fria

Uma das dicas mais úteis de cuidados naturais com o cabelo é enxaguar o cabelo com água fria. Seja para remover a máscara capilar ou o condicionador, esse enxágue ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e a combater o excesso de oleosidade.

 

Cronograma de Nutrição Capilar

Com o cronograma capilar, você hidrata, nutre e reconstrói adequadamente os cabelos danificados. O cronograma capilar é basicamente um calendário de cuidados com os cabelos. Seu principal objetivo é cuidar dos cabelos danificados e secos, mas também é ideal para manter os cabelos saudáveis, pois eles simplesmente não precisarão de tantas máscaras de reparo quanto os cabelos danificados.

Hidratação

O primeiro passo é repor a água que seu cabelo perde. Isso é muito importante para reduzir a quebra do cabelo, dar movimento e brilho e, é claro, manter a água nos fios. O excesso de umidade pode fazer com que os fios tenham dificuldade para se alinhar, mais frizz, perda de volume e de definição, portanto, uma rotina que tenha apenas umidade em todas as etapas será uma rotina incompleta, sem nutrientes e proteínas. Para hidratar, procure produtos que contenham glicerina, aloe vera e extratos vegetais, extratos de frutas vegetais, mel e açúcar. Lembre-se, nada de silicones e parabenos! 

Nutrição

A segunda etapa é o momento de repor a oleosidade. A oleosidade é a quantidade de óleo gerada pela glândula sebácea e a rapidez com que é liberada no couro cabeludo. É ideal quando você percebe que seu cabelo está com frizz, ressecado, com pontas duplas... 

O objetivo é repor os nutrientes, proporcionar maciez, maleabilidade e também ajudar a selar e manter a hidratação. O excesso de nutrição pode levar a um cabelo com aparência oleosa, pois ele estaria muito nutrido. 

É por isso que o cronograma capilar é tão útil, pois cada fase tem sua própria máscara, dependendo da condição do seu cabelo. Para nutrição, procure produtos que contenham manteigas ou óleos naturais, como amêndoa, argan, abacate etc.

Reconstrução

O último estágio consiste em repor a fibra e as proteínas que nosso cabelo perde devido a vários fatores, como sol, calor, poluição, secador, descoloração etc. As máscaras de reconstrução são perfeitas para promover a força do cabelo, reduzir a porosidade e evitar a quebra. Esse tratamento pode ser feito em cabelos úmidos. Se você tem alta porosidade, essas máscaras são ótimas para você.  Elas são muito necessárias para cabelos danificados, mas tenha cuidado... um excesso de proteína no cabelo pode torná-lo rígido e quebradiço devido à quantidade de proteína que você está adicionando ao cabelo. 

Como você pode ver, você não deve abusar de nenhuma dessas etapas, mas usá-las quando for o momento certo, de acordo com as necessidades do seu cabelo. 

 

Conclusão

Em suma, é indiscutível a importância da nutrição para os cabelos. Reiterando que é essencial adotar hábitos alimentares que promovam a nutrição adequada, como consumo de proteínas, vitaminas e ácidos graxos essenciais, para melhorar significativamente a qualidade e aparência dos fios.

 

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Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

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