Fique por dentro das interações do Labetalol
Labetalol é um betabloqueador prescrito para tratar pressão alta e outras condições cardíacas. É um medicamento de primeira escolha para pressão arterial extremamente alta e pressão alta durante a gravidez. No entanto, é importante estar ciente de que o labetalol pode interagir com outros medicamentos que você esteja tomando.
Aqui estão sete interações do labetalol que você deve conhecer. Tenha em mente que esta não é uma lista completa de todas as interações possíveis. Portanto, é melhor revisar sua lista de medicamentos com seu médico antes de começar a tomar labetalol.
1. Digoxina
Digoxina (Lanoxin) é um medicamento usado para tratar batimentos cardíacos irregulares (arritmia). Se você tomar labetalol junto com digoxina, há um risco de que sua frequência cardíaca diminua muito (bradicardia).
Se for necessário tomar ambos os medicamentos, seu médico provavelmente monitorará sua frequência cardíaca para garantir que ela permaneça em uma faixa segura. Certifique-se de avisá-lo se notar sintomas de bradicardia, como:
- Fadiga inexplicável
- Desmaio
- Dor no peito
- Baixa tolerância ao exercício
- Falta de ar
- Tontura ou vertigem
Lembre-se de que o labetalol por si só pode causar alguns desses sintomas quando você começa a tomá-lo. No entanto, é importante informar seu médico se esses sintomas aparecerem. Ele pode ajudar a identificar a causa e aconselhá-lo sobre o melhor curso de ação.
2. Outros medicamentos para pressão arterial
Existem vários tipos diferentes de medicamentos usados para controlar a pressão alta. Tomar labetalol com outros medicamentos para pressão alta pode fazer com que sua pressão caia muito (hipotensão).
Diuréticos são um tipo comum de medicamento para pressão arterial que frequentemente são combinados com labetalol. Seu médico provavelmente monitorará sua pressão arterial ou pedirá que você a teste em casa para garantir que ela não caia muito se você estiver tomando esses medicamentos juntos.
Outros medicamentos para pressão arterial, como bloqueadores dos canais de cálcio, são mais arriscados se tomados junto com labetalol. Certos bloqueadores dos canais de cálcio podem diminuir sua frequência cardíaca, além de reduzir sua pressão arterial. Portanto, há um risco maior de sua pressão arterial ou frequência cardíaca caírem muito com ambos os medicamentos. Bloqueadores comuns dos canais de cálcio com esses efeitos incluem verapamil (Verelan, Verelan PM) e diltiazem (Cardizem, Cartia XT).
Os sintomas de pressão arterial baixa incluem:
- Tontura
- Sensação de desmaio ou vertigem
- Visão embaçada
- Fraqueza
Avise seu médico se você começar a ter sintomas de pressão arterial baixa enquanto estiver tomando labetalol. Ele pode ajudar a determinar se uma interação é a culpada e ajustar seu tratamento conforme necessário.
3. Nitroglicerina
Nitroglicerina (Nitrostat, NitroMist) é um medicamento usado para prevenir ou tratar dor no peito (angina), funcionando ao relaxar os vasos sanguíneos. Normalmente, seu corpo responde a isso aumentando a frequência cardíaca para evitar que a pressão arterial caia. No entanto, o labetalol impede esse aumento porque ele diminui a frequência cardíaca. Como resultado, combinar labetalol e nitroglicerina pode fazer com que a pressão arterial caia muito.
Se você precisar tomar esses medicamentos juntos, esteja ciente de que pode sentir tontura ou desmaiar de repente. É melhor sentar-se ou usar apoio ao caminhar até que esses sintomas passem. Informe sua equipe de saúde se sua pressão arterial cair abaixo de 90/60 mmHg ou se você desmaiar. Você pode precisar de um ajuste de medicação.
4. Estimulantes como Adderall e cafeína
Estimulantes são medicamentos usados para tratar condições de saúde como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou obesidade. Exemplos incluem sais mistos de anfetamina (Adderall) e fentermina (Adipex-P, Lomaira). A cafeína é um estimulante natural encontrado em alimentos e bebidas, assim como em vários medicamentos de venda livre (OTC) para enxaqueca ou para ajudar a ficar acordado.
Estimulantes podem aumentar sua pressão arterial e sua frequência cardíaca, o que é o oposto dos efeitos do labetalol. Assim, o labetalol pode não ser tão eficaz se combinado com medicamentos estimulantes. Uma ou duas xícaras de café provavelmente são aceitáveis com labetalol, mas é melhor manter sua ingestão de cafeína no mínimo.
Seu médico pode preferir uma opção de medicamento não estimulante para sua condição de saúde se você estiver tomando labetalol. Se for necessário tomar um medicamento estimulante com labetalol, ele pode pedir para você monitorar sua pressão arterial e informá-lo se ela estiver mais alta do que deveria.
5. Certos inaladores para asma ou DPOC
Labetalol é um betabloqueador não seletivo. Isso significa que ele bloqueia os receptores beta nos pulmões e em outras partes do corpo, bem como no coração. Certos medicamentos inalatórios que ajudam a controlar a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) se ligam aos receptores beta nos pulmões para alargar as vias aéreas e facilitar a respiração. Como o labetalol bloqueia esses receptores, ele pode impedir que esses inaladores funcionem adequadamente.
Os inaladores com os quais o labetalol pode interagir incluem:
- Inaladores de resgate, conhecidos como beta agonistas, como albuterol (ProAir, Ventolin HFA) e levalbuterol (Xopenex HFA).
- Inaladores de manutenção, conhecidos como agonistas beta de longa ação (LABAs), como salmeterol (Serevent) e formoterol (Perforomist).
- Inaladores combinados que contêm um LABA ou beta agonista, como Dulera (mometasona/formoterol) ou Airsupra (albuterol/budesonida).
Informe seu médico se você estiver usando inaladores para tratar uma doença pulmonar. Ele pode decidir que um betabloqueador seletivo, como atenolol (Tenormin), é uma opção de tratamento mais segura para você.
Se você notar piora nos sintomas de asma ou DPOC enquanto estiver tomando labetalol, certifique-se de avisar sua equipe de saúde. Procure atendimento de emergência se estiver com dificuldade para respirar e seu inalador de resgate não estiver funcionando.
6. Cimetidina
Cimetidina (Tagamet HB) é um medicamento de venda livre para azia, também disponível com receita médica. A cimetidina pode aumentar os níveis de labetalol no corpo quando combinados, o que pode aumentar o risco de efeitos colaterais do labetalol, como pressão arterial baixa e frequência cardíaca lenta.
Converse com seu farmacêutico ou médico se estiver procurando por medicamentos para azia. Eles podem recomendar uma opção mais segura que não interaja com labetalol e garantir que seja seguro tomar com seus outros medicamentos também.
7. Antidepressivos tricíclicos
Antidepressivos tricíclicos (TCAs) tratam depressão, ansiedade e outras condições de saúde. Exemplos incluem amitriptilina e nortriptilina (Pamelor). Esses medicamentos funcionam aumentando os níveis de dois hormônios, serotonina e norepinefrina, no cérebro.
Uma pesquisa observou um risco maior de tremores em pessoas que tomam um TCA e labetalol juntos em comparação com o uso de labetalol sozinho. Não está claro quão comum essa interação é ou por que ela acontece. No entanto, se você notar tremores novos ou piorados em qualquer parte do seu corpo, como mãos, cabeça ou voz, informe seu médico. Ele pode precisar ajustar sua medicação para controlá-los.
Conclusão
Labetalol é um betabloqueador utilizado para tratar pressão alta e outras condições cardíacas. Suas interações incluem digoxina (Lanoxin), outros medicamentos para pressão arterial e nitroglicerina. A combinação de labetalol com esses medicamentos pode aumentar o risco de pressão arterial baixa ou frequência cardíaca lenta.
Estimulantes podem dificultar o funcionamento adequado do labetalol. Isso inclui cafeína, bem como medicamentos que tratam TDAH e obesidade, como sais mistos de anfetamina (Adderall) e fentermina (Adipex-P, Lomaira). A cimetidina (Tagamet HB) pode aumentar os níveis de labetalol no corpo, aumentando o risco de efeitos colaterais.
Além disso, labetalol pode bloquear os efeitos de alguns inaladores usados para tratar asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Nesses casos, um betabloqueador diferente é geralmente preferido.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Associação Americana do Coração. (2022). Bradicardia: Frequência cardíaca lenta .
American Heart Association. (2022). O que é uma arritmia?
Bryant Ranch Prepack. (2024). Cloridrato de labetalol [bula] .
Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. (2022). Pressão arterial baixa .
Whelton, PK, et al. (2017). Diretriz ACC/AHA/AAPA/ABC/ACPM/AGS/APhA/ASH/ASPC/NMA/PCNA para prevenção, detecção, avaliação e tratamento da pressão alta em adultos: Um relatório da força-tarefa do American College of Cardiology/American Heart Association sobre diretrizes de prática clínica . Hipertensão.
Texto adaptado e traduzido do original: https://www.goodrx.com/labetalol/interactions