Principais Doenças Cardiovasculares
As doenças do sistema cardiovascular são consideradas a maior causa de morte no mundo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. São classificadas como doenças crônico-degenerativas, o que significa dizer que não têm cura e que progridem com o tempo. Entretanto, por meio de tratamentos específicos e personalizados para cada paciente, torna-se possível retardar essa progressão.
Por isso, o conhecimento acerca das doenças cardiovasculares é uma peça-chave para a promoção de saúde, bem-estar e aumento da qualidade de vida de todos aqueles que convivem com um diagnóstico. Com base nisso, este guia foi desenvolvido para ajudar você a identificar e prevenir as doenças cardiovasculares.
Definição e principais tipos de doenças do sistema cardiovascular
Uma doença cardiovascular nada mais é do que uma enfermidade relacionada a disfunções e problemas que afetam o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos da pessoa.
Por conta dos impactos que provocam na saúde do indivíduo, essas doenças são consideradas um grande problema para a saúde pública.
Podem ser subdivididas em tipos, como, por exemplo:
- Doença arterial coronariana (DAC): Caracteriza-se como a insuficiência do funcionamento das artérias coronarianas, que têm dificuldade para irrigar o sangue, devido a possíveis obstruções nas artérias, que podem ser causadas pelo acúmulo de gordura, por exemplo.
- Insuficiência cardíaca: Trata-se de um distúrbio que leva o coração a bombear o sangue de uma maneira inadequada, reduzindo o fluxo sanguíneo e causando a congestão do sangue nas artérias, o que pode ocasionar uma série de efeitos colaterais na saúde do sujeito.
- Hipertensão arterial: Consiste em uma doença crônica que provoca um aumento na pressão arterial do indivíduo, sobrecarregando o organismo. A hipertensão pode causar infarto do miocárdio e derrames.
- Angina: É uma enfermidade na qual a quantidade de sangue que chega ao coração não é suficiente para a demanda que ele precisa. É o que ocorre quando uma pessoa começa a fazer algum esforço físico, mas o coração não recebe o sangue e consequentemente a oxigenação que precisa para manter o seu funcionamento. Também pode acontecer quando a pessoa está em repouso.
- Infarto agudo do miocárdio (IAM): Trata-se de uma condição em que algumas células do músculo do coração morrem por conta da falta de irrigação sanguínea, devido à formação de um coágulo.
- Trombose: É caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro do vaso sanguíneo, que dificulta a passagem do sangue e o seu retorno para o coração.
- Acidente vascular cerebral (AVC): Também popularmente conhecido como derrame cerebral, o AVC consiste em uma condição na qual os vasos que irrigam o cérebro com sangue se entopem ou se rompem, provocando uma paralisia na região que ficou sem receber o sangue. Vale ressaltar que o AVC também pode ser classificado como Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Além dessas enfermidades, existem outros tipos de doenças do sistema cardiovascular, cada qual com suas características e sintomas.
Quais os principais fatores de risco de uma doença cardiovascular?
Quando pensamos em fatores de risco para o desenvolvimento de uma doença cardiovascular, devemos ter em mente a classificação de dois tipos: os modificáveis e os não modificáveis.
Os fatores de risco modificáveis são aqueles que podemos alterar, como hábitos de vida, alimentação, cuidados com o sono, entre outros. Os fatores não modificáveis, por sua vez, referem-se àqueles que não podem ser alterados pelo indivíduo, como questões genéticas, por exemplo.
Sendo assim, quando pensamos nos principais fatores de risco modificáveis, podemos citar os seguintes:
- Sedentarismo;
- Hiperglicemia;
- Obesidade;
- Má alimentação;
- Uso de contraceptivos;
- Tabagismo.
Quanto aos não modificáveis, temos as seguintes situações:
- Histórico familiar;
- Idade;
- Gênero;
- Raça.
Avaliar, junto do médico, quais são os seus fatores de risco é um passo fundamental para a prevenção. Nos tópicos abaixo, deste guia, apresentaremos algumas considerações que podem te ajudar a prevenir as doenças do sistema cardiovascular.
Sinais e sintomas de doenças do sistema cardiovascular
Saber identificar os principais sinais e sintomas de doenças do sistema cardiovascular também é um ponto que merece atenção.
Isso porque, quanto antes detectarmos a presença da enfermidade, antes poderemos agir para retardar a progressão da doença, implementar estratégias que proporcionem mais qualidade de vida e fornecer ao paciente todas as informações necessárias para uma vida mais longa e equilibrada.
Porém, sabemos que detectar as doenças cardiovasculares, no início, pode ser bem desafiador, uma vez que a grande maioria é bastante silenciosa no começo. Por isso, reforça-se a importância dos exames de rotina.
Vale ressaltar, ainda, que os sintomas vivenciados pelo paciente podem se alterar de acordo com o quadro clínico vivenciado. Por exemplo, pessoas que sofrem um AVC podem apresentar dormência na face, confusão mental, dificuldade para enxergar, fraqueza em um dos lados do corpo, entre outros. Já uma pessoa com indícios de um ataque cardíaco (infarto) podem apresentar sintomas como dor no peito, dormência no braço esquerdo, dor na mandíbula e nas costas.
Além desses sintomas específicos, podemos pensar em outros como:
- Fraqueza, devido à má oxigenação das células;
- Tontura causada pela falta de oxigenação;
- Sensação de enjoo;
- Dor no pescoço ou na mandíbula;
- Batimento cardíaco irregular;
- Inchaço no corpo.
Se você observar esses sinais em você, procure um médico especializado para uma avaliação mais profunda e detalhada do seu caso.
Como prevenir as doenças cardiovasculares?
Como vimos, existem fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular que são considerados modificáveis, ou seja, podem ser alterados pelo indivíduo. Essas alterações, quando feitas com consistência, podem ser o caminho para prevenir o aparecimento de uma doença cardiovascular. Vejamos algumas práticas recomendadas por especialistas:
- Combata o sedentarismo: É muito importante incluir atividades físicas em sua rotina. Mesmo que você comece com apenas poucos minutos por dia, é muito melhor do que ter um estilo de vida sedentário.
- Alimentação: Procure desenvolver um cardápio saudável para a sua alimentação diária, evitando alimentos gordurosos e muito condimentados. Dê prioridade para frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Consultar um nutricionista pode te ajudar nessa jornada.
- Evite o consumo de álcool e tabaco: Ambas as substâncias podem causar danos ao nosso organismo, como problemas cardiovasculares. Procure evitá-las ao máximo para uma vida mais longa e saudável.
- Cuide do seu sono: Priorizar as noites de sono também é crucial. O sono ajuda a regular uma série de hormônios e sistemas do nosso organismo, sendo um pilar da saúde como um todo.
- Cuide da sua pressão arterial: Monitorar e tratar possíveis alterações arteriais proporciona mais saúde e bem-estar para todo o corpo, inclusive para o sistema cardiovascular, que funcionará de forma mais estável e sem pressões.
Além disso, procure sempre manter as visitas regulares ao seu médico, para check-ups recorrentes e avaliações.
Qual o tratamento das doenças cardiovasculares?
O tratamento de uma doença cardiovascular está associado intimamente com o quadro clínico do paciente. Por exemplo, no caso da hipertensão arterial, o tratamento pode considerar o uso de medicamentos que ajudem a controlar a pressão dentro das artérias do organismo, evitando uma sobrecarga que possa levar a efeitos colaterais.
Além disso, o médico pode recomendar o repouso do paciente, de modo a inibir o esforço excessivo do coração, como no caso de pessoas que lidam com a insuficiência cardíaca.
Sendo assim, podemos pensar nos seguintes tipos de tratamentos:
- Medicamentos para controlar a pressão arterial;
- Medicamentos que auxiliam no controle do ritmo do coração, como os betabloqueadores;
- Cirurgias, quando aplicável, para colocação de stents, marcapasso, abertura de artérias, entre outros;
- Administração de anticoagulantes, para combater casos de trombose;
- Administração de antiagregantes plaquetários, para combater as placas de gordura nas artérias;
- Entre outros.
De todo modo, é fundamental buscar orientação médica para encontrar o tratamento mais alinhado às suas necessidades. Cada caso é único, e exige um tratamento personalizado.
Priorize a sua saúde cardiovascular
Como pudemos acompanhar ao longo deste conteúdo, as doenças do sistema cardiovascular podem se manifestar de diferentes formas, e precisam de um olhar atento por parte das pessoas para prevenir, detectar e tratar o quanto antes.
Por isso, lembre-se de sempre priorizar a sua saúde, mantendo hábitos saudáveis para combater os fatores de risco modificáveis e assim fortalecer ainda mais o seu corpo - e a sua mente.
Os check-ups com seu médico também devem ser mantidos em dia. Dessa forma, torna-se possível projetar uma vida muito mais saudável, equilibrada e de qualidade. Cuide-se!
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados