Consulta com cardiologista
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
27/02/2024
Logo da Pill

Válvulas Cardíacas

A capacidade do coração de bombear sangue rico em oxigênio por todo o corpo depende do funcionamento de muitos componentes estruturais diferentes. As quatro válvulas do coração permitem que o sangue flua através do coração na direção certa. Quando eles não abrem ou fecham corretamente, o fluxo de sangue por todo o corpo é interrompido.

A doença das válvulas cardíacas refere-se a várias condições nas quais uma ou mais válvulas cardíacas não funcionam corretamente. Sem tratamento, a doença valvular cardíaca pode potencialmente levar a outros problemas de saúde cardíaca, mas pode ser tratada com medicamentos para o coração, mudanças no estilo de vida e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos. Aqui está o que você deve saber sobre como reconhecer e tratar doenças das válvulas cardíacas.

 

O que é doença valvular cardíaca?

Seu coração tem quatro câmaras: as duas câmaras superiores, ou átrios, que recebem sangue, e as duas câmaras inferiores, ou ventrículos, que bombeiam o sangue. Cada vez que o sangue sai ou entra numa destas câmaras, passa através de uma das quatro válvulas do coração:

  • A válvula mitral, localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo
  • A válvula tricúspide, localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito
  • A válvula aórtica, localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta, a principal artéria do coração para o corpo
  • A válvula pulmonar, localizada entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar, que transporta sangue sem oxigênio do coração para os pulmões

Cada válvula possui abas que abrem e fecham a cada batimento cardíaco. As válvulas tricúspide, aórtica e pulmonar possuem três abas, e a válvula mitral possui duas. A doença valvular cardíaca ocorre quando uma ou mais válvulas não abrem ou fecham, afetando o fluxo sanguíneo. Essas condições normalmente se desenvolvem a partir de um dos dois problemas principais das válvulas cardíacas: regurgitação e estenose.

  • A regurgitação refere-se ao vazamento de uma válvula cardíaca. Quando uma válvula cardíaca não fecha completamente, o sangue flui para trás. Isso reduz o fluxo sanguíneo direto, fazendo com que o coração se encha de muito sangue.
  • Estenose refere-se ao estreitamento de uma válvula cardíaca, que restringe o fluxo sanguíneo para fora dos ventrículos. Isso faz com que o coração bombeie o sangue com mais força para que o sangue passe pela válvula rígida ou estenótica.

A regurgitação e a estenose não são mutuamente exclusivas; uma válvula pode desenvolver os dois problemas ao mesmo tempo. Um indivíduo com doença valvular cardíaca também pode ter problemas com mais de uma válvula cardíaca.

Todos os tipos de doenças das válvulas cardíacas fazem com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue. Como os problemas nas válvulas cardíacas podem interromper significativamente o fluxo sanguíneo, esses distúrbios podem levar a outros problemas de saúde cardíaca sem tratamento eficaz. A doença das válvulas cardíacas é um fator que contribui em muitos casos de insuficiência cardíaca e também pode causar acidentes vasculares cerebrais, coágulos sanguíneos ou ritmos cardíacos anormais.

 

Causas da doença valvular cardíaca

Existem vários fatores envolvidos no desenvolvimento de doenças cardíacas, incluindo os seguintes:

  • História de outros problemas de saúde cardíaca, incluindo outros tipos de doenças cardíacas ou história de um ou mais ataques cardíacos;
  • História de outras condições de saúde associadas a problemas nas válvulas cardíacas, incluindo endocardite infecciosa e febre reumática;
  • Fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, colesterol alto e diabetes.

O envelhecimento também pode desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças valvulares cardíacas, uma vez que as válvulas cardíacas – particularmente a válvula mitral – podem degenerar lentamente ao longo do tempo. Além disso, o envelhecimento pode causar acúmulo de cálcio nas válvulas cardíacas, mais comumente na válvula aórtica, levando à estenose aórtica.

Alguns tipos de doenças das válvulas cardíacas são o resultado de defeitos cardíacos congênitos, o que significa que estão presentes desde o nascimento, incluindo:

  • Estenose da válvula aórtica;
  • Anomalia de Ebstein;
  • Estenose da válvula pulmonar;
  • Válvula aórtica bicúspide.

Sintomas de doença valvular cardíaca

A gravidade da doença valvular cardíaca pode variar significativamente de indivíduo para indivíduo. Alguns indivíduos podem viver com uma doença nas válvulas cardíacas por muitos anos antes de apresentarem qualquer sintoma, e os casos mais leves podem nunca causar nenhum sintoma. Quando os sintomas de doença valvular cardíaca estão presentes, eles geralmente incluem:

  • Dor no peito;
  • Batimento cardíaco irregular e/ou palpitações cardíacas;
  • Fadiga ou tontura;
  • Pressão arterial baixa ou alta, dependendo da condição específica da válvula cardíaca;
  • Falta de ar;
  • Inchaço nas pernas.

 

Tratamento de doenças valvulares cardíacas

O tratamento da doença valvular cardíaca varia de acordo com o indivíduo, pois existem muitos tipos de doenças valvulares cardíacas e um amplo espectro de gravidade.

Alguns casos leves a moderados de doença valvular cardíaca podem inicialmente não necessitar de tratamento; seu médico pode querer observar o problema da válvula cardíaca por um período de tempo. Outros casos de sintomas leves a moderados podem ser tratados com sucesso com medicamentos. Os medicamentos comumente usados para aliviar os sintomas da doença valvular cardíaca incluem:

  • Medicamentos para controlar a frequência cardíaca, como betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e digoxina (Digox®, Lanoxin® e Digitek®);
  • Medicamentos para pressão arterial, como diuréticos – que reduzem a pressão arterial removendo o excesso de sódio e água – e vasodilatadores, que relaxam os músculos nas paredes dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo.

Alguns indivíduos com problemas de válvula cardíaca podem precisar de cirurgia. Existem diferentes tipos de procedimentos que podem ser usados, incluindo cirurgia de reparo de válvula cardíaca ou cirurgia de substituição de válvula cardíaca. Às vezes, um procedimento menos invasivo chamado valvoplastia por balão é usado para vários tipos de estenose da válvula cardíaca.

 

A importância de um estilo de vida saudável para o coração

Nem todos os tipos de problemas nas válvulas cardíacas são evitáveis, mas alguns são. Ao gerenciar os fatores de risco de doenças cardíacas, você pode diminuir o risco de problemas de saúde cardíaca mais tarde na vida, incluindo doenças nas válvulas cardíacas.

O exercício regular pode ajudá-lo a manter níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. A American Heart Association sugere praticar cerca de 150 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.

Ao planejar uma dieta saudável para o coração, abasteça-se de alimentos com baixo teor de gorduras saturadas e gorduras trans. A AHA também recomenda limitar a ingestão de sódio em 1.500 mg/dia, pois níveis elevados de sódio podem aumentar a pressão arterial. Em geral, alimentos processados ou pré-embalados como sopas, frios, pães e refeições congeladas são ricos em sódio.

 

Cuide da saúde do seu coração

Na Pill, com o nosso serviço de Compras Recorrentes, nós simplificamos ao máximo o gerenciamento dos seus medicamentos e seguimos o seu plano de tratamento individual. A nossa equipe de farmacêuticos está à disposição para conversar sempre que surgirem dúvidas sobre efeitos colaterais ou como tomar seu medicamento corretamente.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos Relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre doença valvular cardíaca