Dermatites
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
19/04/2024
Logo da Pill

Veja como cuida pele e evite as dermatites

O estresse diário, os efeitos dos raios UVs durante todo o ano no Brasil e o atrito contínuo com as roupas podem causar irritação e dermatite na pele. É preciso dar atenção especial para os tratamentos para dermatites, para entender melhor o que causa e prevenir.

Há três tipos comuns de dermatite: dermatite seborreica, atópica (eczema) e a de contato. Essa irritação da pele não é transmissível, mas faz com que você se sinta desconfortável em público. A fim de entender melhor essa condição, criamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre a dermatite.

 

Compreendendo as Dermatites

A dermatite é frequentemente classificada em três tipos, que são:

  • Seborréica: Distúrbio da pele, conhecida por ser a dermatite seborreica couro cabeludo, o rosto, o nariz, as sobrancelhas, as orelhas, as pálpebras e o tórax. Pode causar manchas escamosas, pele avermelhada e caspa persistente.
  • Atópica: A dermatite atópica é um distúrbio que causa coceira e vermelhidão na pele. Pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos. É de longa duração e costuma ter crises frequentes.
  • Contato: É uma erupção cutânea avermelhada e com coceira que, como o nome sugere, é causada pelo contato direto com substâncias como sabonetes, cosméticos, perfumes e plantas ou por uma reação alérgica a elas.

Dermatite Seborreica: Identificação e Manejo

Como dito anteriormente, afeta principalmente o couro cabeludo e as áreas oleosas da pele, como: orelhas, laterais do nariz, pálpebras, barba e tórax. Também causa vermelhidão, descamação e manchas. Parece estar relacionada ao fungo Malassezia, que pode estar presente na produção de óleo da pele, bem como a um distúrbio do sistema imunológico.

Ao apresentar esses sintomas com persistência procure um médico, ele pode sugerir medicamentos genéricos adequados para o tratamento de infecções fúngicas. Além de terapia tópica com antifúngicos, queratolíticos, alcatrão e inibidores de calcineurina.

Além disso, há outros tratamentos para dermatites, como evitar chuveiros com água muito quente, ambientes com aquecedores e ar-condicionado, como também situações de maior estresse emocional ou fadiga. Para a higiene diária, devem ser usados sabonetes hidratantes neutros e cremes e/ou loções hidratantes não oleosas.

O dermatite seborreica tratamento local varia de acordo com a condição. Para as formas do couro cabeludo, são indicados shampoos sulfonados suaves com ciclopiroxolamina, com ou sem ácido salicílico a 2%. Às vezes, xampus com cetoconazol a 1% são úteis.

Para dermatite seborreica rosto, cremes de cetoconazol a 1% ou soluções de succinato de lítio. Glicocorticoides de baixa potência, usados apenas nos primeiros dias. Os novos inibidores de calcineurina também podem ser úteis quando utilizados com moderação.

Em casos mais graves, podem ser usados tratamentos sistêmicos, como tetraciclinas, que reduzem a secreção sebácea.

Dermatite Atópica: Entendendo e Tratando

Já na dermatite atopica aparecem lesões avermelhadas e acinzentadas que causam coceira e até descamação, principalmente nas dobras da pele. É mais comum em crianças. Embora as causas exatas da dermatite atópica não sejam conhecidas, sabe-se que é uma doença hereditária relacionada à resposta do sistema imunológico.

Além desse fator genético, os principais fatores comuns são: alergias a ácaros, mofo, animais ou pólen, entre outros; rotinas de higiene que afetam a barreira da pele; períodos ou episódios de estresse emocional; alterações imunológicas. 

Como também o contato da pele com produtos químicos, fatores ambientais, como clima excessivamente seco, temperaturas muito quentes ou frias, além das mudanças drásticas de temperatura; suor excessivo; resfriados e gripes.

Ao consultar um médico, você será direcionado a um dermatite atópica tratamento específico para o tipo de doença que está te afetando, as opções mais usadas são:

  • Antipruriginosos.
  • Inibidores tópicos da calcineurina (tacrolimus e pimecrolimus).
  • Crisaborol tópico.
  • Fototerapia, especialmente UVB de banda estreita.
  • Imunossupressores sistêmicos, como ciclosporina, micofenolato, metotrexato e azatioprina.
  • Dupilumabe. Anticorpo monoclonal IgG4 e é administrado por via subcutânea.

Os sintomas da dermatite atópica (eczema) podem aparecer em qualquer parte do corpo e variam consideravelmente de pessoa para pessoa. Eles podem incluir o seguinte:

  • Pele seca e rachada;
  • coceira (prurido);
  • erupção cutânea inchada que varia de cor dependendo do tipo de pele;
  • pequenos inchaços;
  • exsudação e formação de crostas;
  • pele espessada;
  • escurecimento da pele ao redor dos olhos;
  • pele ferida e sensível por coçar.

A dermatite atópica geralmente começa antes dos 5 anos de idade e pode continuar na adolescência e na idade adulta. Algumas pessoas têm crises que depois desaparecem por um tempo, até mesmo por vários anos.

Dermatite de Contato: Prevenção e Tratamento

Por fim a dermatite de contato, que causa bolhas, vermelhidão, sensibilidade e coceira em áreas da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritativa. Por exemplo, jóias, produtos cosméticos, sabonetes ou detergentes.

Evitar o contato entre a pele e a substância alergênica pode ajudar a reduzir os sintomas. Você também pode aplicar cremes hidratantes que protegem e nutrem a pele. Mas antes de tomar qualquer medida, consulte seu médico.

Para dermatite de contato tratamento, geralmente são indicados cremes emolientes ou hidratantes para ajudar a manter a pele saudável e promover a regeneração.

Durante um surto agudo, são administrados cremes ou pomadas de corticosteróides para ajudar a reduzir a inflamação. Às vezes, pode ser necessário o tratamento tópico com tacrolimus ou pimecrolimus.

 

Tratamento Específico para Áreas Afetadas

Para tratar a dermatite, é necessário consultar um especialista, que poderá fazer um diagnóstico correto e fornecer um tratamento adequado com base em uma análise dos sintomas.

A pele das pessoas que sofrem de dermatite seborreica é facilmente irritada. Use produtos de limpeza suaves, como águas micelares, mas nunca sabonetes, pois eles podem piorar a irritação. Os hidratantes nem sempre são indicados. No entanto, se a pele estiver repuxada, ela precisa de um hidratante. Escolha produtos dermocosméticos feitos para seu tipo de pele e que contenham agentes ativos que tenham um bom efeito sobre a dermatite seborreica.

Já para a seborreia capilar, escolha primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para fazer a manutenção, use um shampoo muito suave indicado especificamente para couro cabeludo sensível.

 

Eczema: Entendendo e Aliviando os Sintomas

O eczema é uma doença em que as manchas da pele ficam inflamadas, com coceira, vermelhas, rachadas e ásperas. Alguns tipos também podem causar bolhas. Muitas pessoas usam a palavra eczema especificamente para se referir à dermatite atópica, o tipo mais comum de eczema. 

O termo atópico refere-se a várias doenças que envolvem o sistema imunológico, incluindo dermatite atópica, asma e febre do feno (alergia ao pólen). A palavra dermatite refere-se à inflamação da pele.

Certos alimentos, como nozes e laticínios, podem desencadear sintomas de eczema. Como também os gatilhos ambientais podem incluir fumaça, pólen, sabonetes e fragrâncias. O eczema não é contagioso.

Os sintomas da dermatite atópica podem variar de acordo com a idade da pessoa, com a doença e a gravidade da doença, e podem variar de pessoa para pessoa. As pessoas com a doença geralmente passam por períodos em que os sintomas pioram, seguidos por períodos em que os sintomas melhoram ou desaparecem.

Algumas das possíveis diferenças nos sintomas serão descritas em mais detalhes nas seções a seguir. Atualmente, não há cura para o eczema. O tratamento da doença tem como objetivo curar a pele afetada e evitar o surgimento de sintomas.

Os médicos sugerem um plano de tratamento com base na idade, nos sintomas e no estado de saúde atual da pessoa. Para algumas pessoas, o eczema desaparece com o tempo. Para outras, entretanto, é uma condição que dura a vida toda. 

As seções a seguir listam algumas opções de tratamentos para dermatites eczema.

Cuidados em casa

As pessoas com eczema na pele podem fazer várias coisas para manter a saúde da pele e aliviar os sintomas.

Elas podem tentar:

  • tomar banhos com água morna;
  • aplicar hidratante dentro de 3 minutos após o banho para reter a hidratação;
  • usar hidratante todos os dias;
  • usar algodão e tecidos macios;
  • evitar fibras ásperas e roupas apertadas;
  • usar um umidificador em climas secos ou frios;
  • usar um sabão neutro;
  • tomar precauções extras para evitar erupções cutâneas de eczema no inverno;
  • secar ao ar livre ou dar tapinhas suaves na pele com uma toalha, em vez de esfregar a pele após o banho;
  • sempre que possível, evitar mudanças rápidas de temperatura e atividades que causem suor;
  • conhecer e evitar fatores desencadeantes pessoais do eczema;
  • mantenha as unhas curtas para evitar ferimentos na pele.

Você também pode experimentar vários remédios naturais para eczema, incluindo aloe vera, óleo de coco e vinagre de cidra de maçã.

Medicamentos

Os médicos podem prescrever vários medicamentos para eczema tratamento, como:

  • Cremes e pomadas de corticosteroides tópicos: Esses são medicamentos anti-inflamatórios e devem aliviar os principais sintomas do eczema, como inflamação e coceira. 
  • Medicamentos orais: Se os tratamentos tópicos não forem eficazes, o médico poderá prescrever medicamentos orais, como corticosteroides sistêmicos ou imunossupressores. Esses medicamentos estão disponíveis na forma de injeções ou comprimidos orais. 
  • Antibióticos: Os médicos prescrevem antibióticos se o eczema ocorrer junto com uma infecção bacteriana da pele.
  • Anti-histamínicos: Eles podem reduzir o risco de coçar durante a noite, pois tendem a causar sonolência.
  • Inibidores tópicos da calcineurina: Esse medicamento suprime as atividades do sistema imunológico. Ele diminui a inflamação e ajuda a evitar surtos.
  • Hidratantes de barreira: Reduzem a perda de água e trabalham para reparar a pele.
  • Fototerapia: Envolve a exposição a ondas UVA ou UVB. Esse método pode tratar a dermatite moderada. O médico monitora de perto a condição da pele durante todo o tratamento.
  • Medicamentos biológicos injetados: Esses medicamentos bloqueiam as proteínas do sistema imunológico para limitar a resposta do sistema imunológico.

Embora a eczema atópico em si não tenha cura no momento, as pessoas devem consultar um médico para receber um tratamento individualizado.

 

Pele Atópica: Cuidados Diários

A pele deve ser cuidada diariamente. A higiene da pele atópica é melhor feita com uma ducha morna, não com um banho. Essas são peles que não aceitam sabonetes muito perfumados ou cosméticos e precisam de fórmulas minimalistas que limpem excessivamente os lipídios da própria pele.

Existem géis, cremes de banho ou óleos de banho, cada um com um nível diferente de emoliência, e sua pele pode pedir um ou outro em momentos diferentes.

Após o banho, a secagem deve ser feita com tapinhas na pele, sem esfregar com a toalha, secando as gotículas de água, mas deixando um certo nível de umidade. Isso é importante porque, se o hidratante for aplicado enquanto a pele ainda estiver úmida do banho, o creme ajudará a reter a umidade, melhorando os resultados.

Assim como os sabonetes, use hidratantes sem perfume e altamente hidratantes, produtos capazes de acalmar a irritação. Ao aplicá-lo, faça-o sem esfregar e movendo o creme delicadamente na direção do crescimento dos pelos. 

E se houver áreas de pele seca ou áreas com surto de dermatite, elas devem ser hidratadas com cremes apropriados para essas áreas mais de uma vez por dia.

 

Avanços nos Tratamentos para Dermatites

Nos últimos anos, várias novas terapias para eczema receberam a aprovação da Anvisa e mudaram a vida de muitos pacientes. Muitos outros tratamentos novos e promissores estão em desenvolvimento no momento e devem melhorar significativamente a vida das pessoas que sofrem com essa doença.

 

Para refletir

Portanto, como explicado neste artigo, a dermatite é uma condição comum que causa inchaço e irritação na pele. Ela tem muitas causas e tipos, como a dermatite atópica, a dermatite de contato e a dermatite seborreica

Em suma, em caso de suspeita, recomendamos que consulte um dermatologista para um diagnóstico correto, pois o diagnóstico é essencial na formulação de tratamentos para dermatites específicos, que visam acabar com qualquer sintoma aparente da doença.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre dermatites