Tireoide e Queda de Cabelo Entendendo a Conexão
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
02/07/2024
Logo da Pill

Compreenda as conexões entre a Tireoide e a queda de cabelo

Você sabia que a queda de cabelo é um problema que pode afetar homens e mulheres independentemente da idade? Além disso, ter um problema de tireoide ou relacionado à tireoide está intimamente ligado à queda de cabelo. De fato, cerca de 50% das pessoas com hipertireoidismo e 33% das pessoas com hipotireoidismo apresentam queda de cabelo.

A glândula tireoide está localizada na base anterior do pescoço e é composta por dois lobos com formato de borboleta. Sua função é manter todos os sistemas do corpo em ação e regulá-los com influência no nível geral e no cabelo em particular, pois os hormônios da tireoide podem alterar os ciclos capilares e causar queda de cabelo difusa, que em alguns casos pode ser significativa. 

Esses distúrbios podem variar de uma pessoa para outra e não se manifestam necessariamente em todas as pessoas com tireoide alterada, embora a maioria dos pacientes descreva mudanças em seus cabelos. Quer saber como a tireoide afeta a queda de cabelo e as soluções para esse problema? Continue lendo este artigo!

 

O que é a Tireoide?

A tireoide é uma glândula endócrina responsável pela produção dos hormônios que regulam o metabolismo, ou seja, os processos químicos que quebram os alimentos que ingerimos para produzir energia. Portanto, sua função afeta o funcionamento geral do corpo.

A tireoide está localizada logo abaixo da laringe, perto da base do pescoço. Dois hormônios produzidos pela glândula tireoide ajudam a controlar o metabolismo, chamados de hormônios T3 e T4.

A tireoide os libera na corrente sanguínea, que os distribui por todo o corpo. Outra glândula, chamada glândula pituitária, recebe informações do hipotálamo e informa à tireoide a quantidade desses hormônios que o corpo precisa.

Assim, podemos dizer que a tireoide está envolvida na velocidade com que o coração bate, na profundidade da respiração e no ganho ou perda de peso. Ela também pode ajudar a controlar a temperatura corporal, a memória, os níveis de colesterol e os ciclos menstruais nas mulheres. 

Além disso, ele afeta o ciclo do cabelo. Sua função é regular esses ciclos e também estimular os folículos capilares, equilibrando a produção de sebo para que o cabelo fique nutrido e forte.

 

Como a Tireoide Afeta o Cabelo?

A subprodução desses hormônios é conhecida como hipotireoidismo e a superprodução é conhecida como hipertireoidismo. Esses distúrbios da tireoide são mais comuns em mulheres do que em homens em uma proporção de 5:1 e, enquanto o hipotireoidismo geralmente afeta mulheres acima de 50 anos, o hipertireoidismo afeta mais mulheres entre 20 e 40 anos de idade. O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que determina o nível dos hormônios tireoidianos T3 e T4, ricos em iodo, e de um hormônio hipofisário, o TSH.

Como já mencionamos, há uma relação clara entre os hormônios da tireoide e a queda de cabelo. Nesse sentido, a tireóide estimula os folículos capilares, regula os ciclos capilares, equilibra a atividade das glândulas sebáceas e a produção de sebo e favorece a saúde e a força dos cabelos.

No hipotireoidismo, o paciente descreve queda de cabelo crônica e difusa (a fase telógena aumenta e a fase anágena é retardada), a queratina se torna mais frágil e a aparência do cabelo tende a ser mais áspera e seca. Em resumo, o cabelo fica mais fraco e sem brilho.

No hipertireoidismo, também há queda de cabelo difusa (neste caso, devido a ciclos capilares acelerados que fazem com que o cabelo cresça e caia mais rápido do que o normal), a queratina se torna mais fina e o cabelo costuma ser mais oleoso. O cabelo se torna quebradiço e menos encorpado.

 

Principais Causas da Queda de Cabelo Associadas à Tireoide

Levando em conta as funções citadas, podemos entender que um mau funcionamento da glândula tireoide modificará o ciclo capilar, levando à queda visível dos cabelos. O fato de isso ser mais ou menos agressivo pode variar de um paciente para outro, mas é bastante comum que a saúde do cabelo seja afetada quando a atividade da tireoide está desequilibrada.

O paciente com hipotireoidismo e queda de cabelo difusa ou contínua, devido ao fato de que a fase telógena (queda de cabelo) é prolongada e a fase anágena (crescimento) é atrasada. Isso significa que a fase de crescimento será muito mais curta e a fase de queda, mais longa. 

Além disso, a queratina perde qualidade e o cabelo fica muito mais seco e áspero. A queda de cabelo causada pelo hipotireoidismo ocorre em todo o couro cabeludo, e não em áreas específicas do couro cabeludo. Por outro lado, dependendo da gravidade do problema, a queda de cabelo por causa da tireoide também pode se estender aos pelos do corpo.

No hipertireoidismo, por outro lado, a queda de cabelo é causada pela aceleração dos ciclos capilares, situação oposta à do hipotireoidismo. Em pacientes com hipertireoidismo, o cabelo cresce e morre mais rapidamente e a queda de cabelo é difusa, localizada apenas na cabeça. Como resultado, o cabelo dessas pessoas será muito mais fino, frágil, oleoso e com pouco volume.

Pessoas com doença da tireoide podem experimentar perda de cabelo devido ao impacto no ciclo capilar, tanto após o diagnóstico quanto durante o tratamento. Além disso, condições autoimunes associadas à tireoide, como a alopecia areata, aumentam a susceptibilidade à perda de cabelo localizada por ataque aos folículos capilares.

 

Tratamento e Manejo

Todos os tratamentos para tireoide atualmente disponíveis buscam equilibrar os níveis de hormônio que estão alterados no próprio corpo do paciente afetado. Quando a ação da glândula estiver estabilizada, os sintomas da tireoide começarão a diminuir.

Quando há uma certa quantidade de perda de cabelo devido ao tireoidismo ou hipotireoidismo e queda de cabelo, o cabelo normalmente volta a crescer se o paciente seguir o tratamento adequado. 

Entretanto, como dissemos anteriormente, é possível que a melhora do cabelo leve vários meses para se tornar perceptível. Nesses casos, sempre recomendamos seguir uma dieta balanceada que favoreça o crescimento dos cabelos, além de aplicar os tratamentos capilares que o médico responsável considerar mais adequados.

Ao aplicar os tratamentos capilares necessários de acordo com cada caso, podemos fortalecer os folículos capilares afetados e acelerar a recuperação dos cabelos danificados pela ação da tireoide.

Portanto, se você acha que pode estar sofrendo de queda de cabelo devido à tireoide, recomendamos que consulte um médico de sua confiança, que indicará os exames necessários e as etapas a serem seguidas. Dessa forma, você poderá obter um diagnóstico claro que lhe permitirá recuperar a saúde dos seus cabelos. 

Tratamentos médicos para ajustar os níveis alterados de hormônios da tireoide

Deve-se ter em mente que, mesmo com a dosagem correta da medicação e com os hormônios já equilibrados, pode levar algumas semanas para que a queda de cabelo pare e também leva tempo para melhorar a aparência do cabelo.

Tratamentos capilares locais com shampoos, loções, vitaminas

Eles agem nas raízes e na queratina e dão vitalidade aos cabelos. Suplementos ricos em vitaminas do complexo B (niacina, tiamina, rivoflavina, etc.) e minerais (magnésio, zinco, potássio, etc.) também podem ajudar nesse sentido. Por outro lado, os tratamentos prescritos para a alopecia androgenética ou calvície comum, como o Minoxidil loção ou a Finasterida, não funcionam nesse tipo de alteração.

 

Conclusões

É essencial procurar um profissional de saúde ao suspeitar de problemas na tireoide como causa de queda de cabelo, garantindo um diagnóstico preciso e o tratamento adequado. 

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem resultar em uma perda difusa de cabelo, onde os fios parecem afinar uniformemente no couro cabeludo. 

Contudo, muitas vezes, o cabelo pode regredir após o tratamento bem-sucedido do distúrbio da tireoide, embora isso possa levar vários meses e ser parcial.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados 

 

FAQ: perguntas frequentes sobre a tireoide e a queda de cabelo