Entenda as Complicações da Hipertensão: Riscos e Prevenção
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
01/07/2024
Logo da Pill

Quais são as complicações da hipertensão?

Complicações hipertensão pode levar a graves danos aos órgãos e aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame e até mesmo morte. Hipertensão é um nome diferente para pressão arterial alta.

A pressão arterial é definida como a força do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Essa pressão depende do trabalho do coração e da resistência dos vasos sanguíneos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que, devido ao crescimento do setor de alimentos processados, a quantidade de sal nos alimentos em todo o mundo aumentou, o que desempenha um papel importante para hipertensão. 

Como muitas pessoas não sabem disso, gostaríamos de compartilhar em detalhes algumas complicações que podem ocorrer quando o tratamento não é realizado em tempo adequado, além de destacar como prevenir.

 

Principais Complicações da Hipertensão

Dentro das complicações hipertensão, ela pode levar a sérios danos ao coração, cérebro, rins e até aos olhos. O excesso de pressão pode endurecer as artérias, reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio para os órgãos. O aumento da pressão e a redução do fluxo sanguíneo podem causar:

Doenças Cardíacas

A pressão arterial elevada pode causar endurecimento e espessamento das artérias (aterosclerose), o que pode levar a um ataque cardíaco. Ademais, para bombear o sangue contra a pressão mais alta nos vasos, o músculo cardíaco fica mais espesso. 

Eventualmente, o músculo espesso pode ter dificuldade de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, o que pode levar à insuficiência cardíaca.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Quando a aterosclerose afeta os vasos cerebrais, pode haver um bloqueio do sangue para alguma parte do cérebro devido a um estreitamento ou coágulo (trombose cerebral), ou uma ruptura de um vaso (hemorragia cerebral). 

Ademais, o aumento da pressão arterial pode causar o enfraquecimento e a dilatação dos vasos sanguíneos, formando um aneurisma. Se um aneurisma se romper, pode ser fatal.

Problemas Renais

Os rins filtram o excesso de fluido e resíduos do sangue; vasos sanguíneos saudáveis são necessários para esse processo. A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos que levam aos rins. O diabetes, juntamente com a pressão alta, pode piorar os danos.

Os vasos sanguíneos danificados impedem que os rins filtrem com eficácia os resíduos do sangue. Isso permite o acúmulo de níveis perigosos de fluidos e resíduos. Quando os rins não funcionam bem o suficiente por conta própria, ocorre uma condição grave chamada insuficiência renal. 

O tratamento pode incluir diálise ou um transplante de rim. A pressão arterial elevada é uma das causas mais comuns de insuficiência renal.

Problemas de Visão

A pressão arterial elevada pode ter consequências severas nos olhos ao danificar os sensíveis vasos sanguíneos que fornecem sangue à retina. Esse dano pode resultar em retinopatia, caracterizada por sangramento ocular, visão embaçada e eventual perda total da visão. 

Além disso, a pressão alta pode causar o acúmulo de fluido sob a retina, conhecido como coroidopatia, levando à distorção visual ou formação de cicatrizes que comprometem a visão.

Outro impacto significativo é a neuropatia óptica, onde o fluxo sanguíneo comprometido danifica o nervo óptico, responsável por enviar sinais visuais ao cérebro. Esse dano pode resultar em sangramento dentro do olho ou até mesmo em perda de visão. 

Problemas de Memória e Compreensão

Problemas de memória e dificuldades com a compreensão são mais frequentemente observados em pessoas com pressão alta. A condição pode interferir na capacidade de pensar de forma clara e rápida, dificultando a concentração e a retenção de informações. 

Como também a hipertensão arterial pode afetar negativamente a função cerebral ao longo do tempo, aumentando o risco de demência vascular e outros problemas cognitivos relacionados à idade.

 

Como a Hipertensão Leva a Essas Complicações

A resposta é simples, a não adesão de um tratamento contra a hipertensão leva ao desenvolvimento dessas complicações, em que a formação de placas causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso leva à piora da hipertensão, pois o coração precisa bombear mais rápido para transportar o sangue para o corpo.

O pilar fundamental em relação ao gerenciamento da pressão em pacientes é baseado na prevenção de complicações hipertensão, como um diagnóstico precoce e tratamento adequado quando ela já estiver presente.

Aqui estão os principais tipos de medicamentos usados no tratamento da hipertensão: Diuréticos; Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA); Bloqueadores dos Receptores da Angiotensina II (BRA); Bloqueadores dos Canais de Cálcio (BCC); Betabloqueadores; Inibidores da Renina.

 

Prevenção e Gerenciamento da Hipertensão

Há mudanças comportamentais que podem ajudar as pessoas com hipertensão a reduzir a pressão arterial, embora em alguns casos a medicação também seja necessária. Essas mudanças podem prevenir e reduzir a pressão arterial elevada:

  • Comer mais frutas e legumes;
  • Passar menos tempo sentado;
  • Ser fisicamente ativo, seja caminhando, correndo, nadando, dançando ou fazendo atividades de fortalecimento, como levantamento de peso.
  • Praticar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica por semana;
  • Exercitar-se para ganhar força dois dias ou mais por semana.;
  • Perder peso se você estiver com sobrepeso ou com obesidade;
  • Tomar medicamentos conforme prescrito pelo profissional de saúde;
  • Manter suas consultas agendadas com o profissional de saúde.

Ademais, também é necessário um monitoramento da pressão arterial para estar ciente de como está funcionando o bombeamento sanguíneo pelo corpo, e assim preservar a saúde dos vasos. A análise dos dados pode ser feita em casa com o auxílio da tecnologia e novos equipamentos, como os medidores de pressão digitais, ou também em ambientes hospitalares.

 

O Papel do Acompanhamento Médico

É fundamental ressaltar que uma boa relação entre médico e paciente pode ter um impacto significativo na adesão ao tratamento. Quando os pacientes se sentem compreendidos, ouvidos e bem informados sobre sua condição de saúde, estão mais propensos a seguir as orientações médicas tanto para o tratamento farmacológico quanto para as mudanças no estilo de vida.

A estabilização da pressão arterial abaixo de 140 x 90 mmHg, objetivo terapêutico recomendado, não apenas reduz o risco de complicações hipertensão cardiovasculares a longo prazo, como também melhora substancialmente a qualidade de vida dos pacientes hipertensos. Reduzir a pressão arterial para níveis saudáveis não só protege contra doenças do coração, como infarto e AVC, mas também pode beneficiar outros aspectos da saúde, como a função cognitiva e a saúde vascular em geral.

Portanto, promover uma relação médico-paciente baseada na confiança, comunicação aberta e suporte contínuo é crucial para alcançar esses objetivos médicos. Investir no cuidado personalizado e na educação do paciente sobre a importância do controle da pressão arterial pode ter um impacto duradouro na saúde e bem-estar dos indivíduos afetados pela hipertensão.

 

Conclusões

Por fim, como dito anteriormente, a hipertensão arterial é uma patologia grave desde seus estágios iniciais. Ela pode ser causada por várias patologias e pode levar a muitas outras. É essencial prestar muita atenção a ela, especialmente quando começa a se manifestar com dificuldades em outros sistemas do corpo.

Entender todas as complicações hipertensão decorrentes da má gestão da pressão é importante para todos ficarem informados dos possíveis danos que essa doença pode causar. Assim, tomando medidas para mudar e melhorar a saúde no geral.

Portanto, não deixe de consultar um médico que avaliará seu caso especificamente, criando um plano de saúde exclusivo que te ajudará a superar todos os desafios advindos da hipertensão.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos Relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre as complicações da hipertensão