Frete grátis a partir de R$ 150,00 cupom: VEMPRAPILL* Válido para São Paulo e região

Auvelity X Wellbutrin XL Comparação entre esses tratamentos para depressão
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
14/07/2025
Logo da Pill

Principais tópicos:

  • Auvelity (dextrometorfano/bupropiona) e Wellbutrin XL (bupropiona) são medicamentos antidepressivos eficazes no tratamento da depressão. No entanto, o Auvelity pode apresentar início de ação mais rápido em comparação ao Wellbutrin XL.

  • Os efeitos colaterais mais comuns de ambos incluem dor de cabeça, náusea e dificuldade para dormir. Também podem ocorrer efeitos adversos mais graves, como pensamentos ou comportamentos suicidas, convulsões e aumento da pressão arterial.


A depressão é uma condição comum de saúde mental que afeta mais de 280 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas convivam com o transtorno, o que coloca o país entre os que têm as maiores taxas de depressão na América Latina. Essa condição pode impactar significativamente a rotina, os relacionamentos e a qualidade de vida. A boa notícia é que existem diversas formas de tratamento, incluindo psicoterapia, uso de medicamentos e abordagens complementares, como meditação e ioga.

Auvelity e Wellbutrin XL são dois antidepressivos que compartilham um mesmo princípio ativo: a bupropiona. No entanto, o Auvelity também contém dextrometorfano, o que o torna diferente em termos de mecanismo de ação. Além disso, há outras particularidades entre os dois medicamentos que vale a pena conhecer antes de escolher o tratamento mais adequado.



O que é Auvelity?

Auvelity (dextrometorfano + bupropiona) é um medicamento aprovado pela FDA em agosto de 2022 para o tratamento do transtorno depressivo maior em adultos, na forma de comprimido de liberação prolongada (ER), combinando 45 mg de dextrometorfano e 105 mg de bupropiona.

No Brasil, o Auvelity ainda não foi aprovado pela ANVISA para uso clínico. Segundo um relatório de 2022 da CONITEC, substâncias como a combinação de dextrometorfano e bupropiona estavam em fase de análise, mas ainda não constavam na lista de medicamentos disponíveis no SUS para depressão.

Auvelity (dextrometorfano/bupropiona) é um comprimido oral de liberação prolongada aprovado nos EUA pela FDA para tratar o transtorno depressivo maior em adultos. Ele combina dextrometorfano e bupropiona em uma única fórmula.

No Brasil, o Auvelity ainda aguarda aprovação da ANVISA e não está disponível nem na rede pública (SUS) nem no mercado privado, embora seu desenvolvimento já tenha sido incluído em estudos conduzidos pela CONITEC.

Como o Auvelity funciona para a depressão?

Especialistas acreditam que o dextrometorfano, um dos componentes do Auvelity, atua bloqueando receptores no cérebro chamados NMDA (N-metil-D-aspartato) e ativando os receptores sigma-1. Essas ações ajudam a aumentar os níveis de substâncias químicas como o glutamato e a serotonina, que estão associadas à regulação do humor.

O outro ingrediente do Auvelity, a bupropiona, potencializa o efeito do dextrometorfano ao inibir a enzima responsável por sua degradação. Isso faz com que o dextrometorfano permaneça no organismo por mais tempo. Além disso, a bupropiona também contribui para o aumento de neurotransmissores como a norepinefrina e a dopamina, que têm papel importante no controle do humor.


O que é Wellbutrin XL?

O ingrediente ativo do Wellbutrin XL, a bupropiona, está disponível em diferentes formulações:

  • Comprimidos de liberação imediata (IR)

  • Comprimidos de liberação sustentada (SR), como o Wellbutrin SR

  • Comprimidos de liberação prolongada (ER ou XL), como o Wellbutrin XL e o Forfivo XL

Também existe uma versão chamada Aplenzin, que contém o bromidrato de bupropiona. Já as outras formas listadas utilizam o cloridrato de bupropiona. A diferença entre bromidrato e cloridrato está apenas na forma de sal usada para formular o medicamento, o que não altera sua eficácia.

Todas essas versões de bupropiona são aprovadas pela FDA e ANVISA para o tratamento da depressão. As formulações de liberação prolongada (XL) também têm indicação para a prevenção do transtorno afetivo sazonal.

Como o Wellbutrin XL funciona para tratar a depressão?

No Auvelity, uma das principais funções da bupropiona é potencializar os efeitos do dextrometorfano. No entanto, quando utilizada isoladamente, como no Wellbutrin XL, acredita-se que a bupropiona atue principalmente elevando os níveis de norepinefrina e dopamina no cérebro. O aumento dessas substâncias químicas está associado à melhora dos sintomas da depressão.


Quais são as dosagens do Auvelity e do Wellbutrin XL?

Os comprimidos de Auvelity estão disponíveis em dose única. Cada comprimido contém 45 mg de dextrometorfano e 105 mg de bupropiona. A dose inicial recomendada é de um comprimido, uma vez ao dia pela manhã, durante os primeiros três dias. Após esse período, a dose habitual passa a ser de um comprimido duas vezes ao dia, respeitando um intervalo mínimo de oito horas entre as doses.

O Wellbutrin XL é oferecido em comprimidos de 150 mg e 300 mg. A dose inicial comum é de 150 mg uma vez ao dia, pela manhã. Após quatro dias, o médico pode ajustar a dose para 300 mg diários, também administrados pela manhã.

Tanto o Auvelity quanto o Wellbutrin XL podem ser tomados com ou sem alimentos. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros — ou seja, não devem ser partidos, mastigados ou esmagados. Isso garante a liberação adequada dos princípios ativos e evita possíveis efeitos adversos.


Qual a eficácia do Auvelity e do Wellbutrin XL no tratamento da depressão?

Auvelity e Wellbutrin XL são eficazes no tratamento da depressão. No entanto, em um estudo que comparou o Auvelity ao Wellbutrin SR, o Auvelity demonstrou melhor desempenho na redução dos sintomas depressivos. Essa diferença foi observada já na segunda semana de tratamento e se manteve ao longo das seis semanas do estudo.

Uma possível vantagem do Auvelity é sua ação mais rápida. Ele pode começar a apresentar efeitos positivos em cerca de uma semana, enquanto outros antidepressivos — como o Wellbutrin XL — geralmente demoram mais tempo para proporcionar uma melhora significativa nos sintomas.


Quais são os efeitos colaterais conhecidos do Auvelity e do Wellbutrin XL?

No gráfico abaixo, comparamos alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Auvelity e do Wellbutrin XL. Vale lembrar que os dados sobre os efeitos colaterais do Wellbutrin XL apresentados são baseados em estudos com a dose de 300 mg do Wellbutrin SR, utilizada no tratamento da depressão.

Efeito colateral

Auvelidade

Wellbutrin XL 300 mg

Tontura

16%

7%

Náusea 

13%

13%

Dor de cabeça

8%

26%

Diarréia 

7%

Menos que placebo

Sonolência

7%

Igual ao placebo

Boca seca

6%

17%

Tremor

Não relatado

6%

Aumento da transpiração

5%

6%

Constipação

4%

10%

Problemas para dormir

4%

11%

Ansiedade

4%

5%

Apetite diminuído ou ausente

4%

5%

Problemas sexuais

6%

Não relatado

Quais são os efeitos colaterais graves do Auvelity e do Wellbutrin XL?

Auvelity e Wellbutrin XL também podem causar efeitos colaterais raros, mas graves. Entre eles, estão:

  • Convulsões

  • Novos episódios de mania (níveis elevados de energia), especialmente em pessoas com transtorno bipolar ou com fatores de risco para esse transtorno

  • Sintomas psiquiátricos graves, como alucinações e paranoia

  • Aumento da pressão arterial

  • Um problema ocular sério chamado glaucoma de ângulo fechado

  • Síndrome serotoninérgica no caso do Auvelity, especialmente quando combinado com outros medicamentos que aumentam os níveis de serotonina

Além disso, todos os antidepressivos possuem um alerta de segurança reforçado sobre o risco de pensamentos e comportamentos suicidas. Esse aviso é o mais grave atribuído pela agência reguladora americana (FDA) e também consta nas bulas aprovadas pela Anvisa no Brasil. O risco de surgimento ou agravamento desses pensamentos pode ser maior em pessoas com menos de 25 anos, especialmente nas primeiras semanas de tratamento ou após mudanças na dose.

Se você notar piora nos sintomas de depressão, mudanças bruscas de humor ou comportamento, procure ajuda médica imediatamente. No Brasil, você pode entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo número 188, disponível 24 horas por dia, gratuitamente. O atendimento é realizado por voluntários capacitados para oferecer apoio emocional.

Caso esteja grávida ou planejando engravidar, o uso de Auvelity não é recomendado. Estudos em animais sugerem que ele pode causar danos ao feto. Já o uso de Wellbutrin XL durante a gestação ainda é pouco estudado, por isso também costuma ser evitado. Nesses casos, outros antidepressivos, como citalopram (Celexa) e sertralina (Zoloft), são geralmente considerados opções mais seguras durante a gravidez, sempre com acompanhamento médico.


Quais interações Auvelity e Wellbutrin XL têm?

Auvelity e Wellbutrin XL podem interagir com outros medicamentos e substâncias. Algumas dessas interações incluem:

  • Medicamentos que afetam os níveis de serotonina, como triptanos e outros antidepressivos

  • Medicamentos que aumentam o risco de convulsões, como tramadol (Ultram) e difenidramina (Benadryl)

  • Medicamentos que elevam os níveis de dopamina no cérebro, como carbidopa/levodopa (Sinemet) e amantadina (Gocovri, Osmolex ER)

  • Álcool

Se você utiliza algum dos medicamentos ou substâncias citados, o médico poderá ajustar a dose do Auvelity ou do Wellbutrin XL, ou até mesmo indicar a suspensão do uso. Mas nunca faça alterações por conta própria. Toda mudança deve ser feita com orientação médica.

Lembre-se: essa não é uma lista completa de interações possíveis. Antes de iniciar o uso de qualquer um desses medicamentos, é importante informar ao seu médico e farmacêutico todos os medicamentos e suplementos que estiver tomando. Isso ajuda a prevenir reações indesejadas e garantir a eficácia do tratamento.


Posso tomar Auvelity e Wellbutrin XL juntos para tratar a depressão?

Não, você não deve usar Auvelity e Wellbutrin XL ao mesmo tempo, pois ambos contêm bupropiona. A combinação pode levar a um excesso dessa substância no organismo, aumentando o risco de efeitos colaterais, incluindo reações graves. Por isso, o uso conjunto desses medicamentos deve ser evitado, a menos que indicado e monitorado de forma muito cuidadosa por um profissional de saúde.


Conclusões

Auvelity e Wellbutrin XL são antidepressivos de liberação prolongada que contêm bupropiona como um dos ingredientes ativos. A diferença é que o Auvelity também inclui dextrometorfano, o que contribui para uma ação mais rápida no alívio dos sintomas de depressão. O Auvelity costuma ser tomado duas vezes ao dia, enquanto o Wellbutrin XL é administrado uma vez ao dia.

Ambos os medicamentos são eficazes no tratamento da depressão. No entanto, o Auvelity pode começar a fazer efeito mais rapidamente. Os efeitos colaterais mais comuns dos dois incluem náuseas, dor de cabeça e dificuldade para dormir. Efeitos adversos mais graves, embora menos frequentes, podem incluir pensamentos suicidas, convulsões e aumento da pressão arterial.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11) 99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados


Referências

Axsome Therapeutics, Inc. (2022). Auvelity [bula] .

Bryant Ranch Prepack. (2022). Cloridrato de bupropiona [bula] .

Sociedade de Endocrinologia. (2022). Hormônios adrenais

Huecker, MR, et al. (2022). Bupropiona . StatPearls .

Jun, C., et al. (2014). Perturbação do sistema glutamatérgico em transtornos de humor . Neurobiologia Experimental

Khabir, Y., et al. (2022). Medicamento oral de ação rápida (auvelity) para transtorno depressivo maior . Anais de Medicina e Cirurgia .

NCS HealthCare of KY, LLC. (2022). Cloridrato de bupropiona XL [bula] .

Stahl, SM, et al. (2004). Uma revisão da neurofarmacologia da bupropiona, um inibidor duplo da recaptação de norepinefrina e dopamina . The Primary Care Companion to the Journal of Clinical Psychiatry .

Tabuteau, H., et al. (2022). Efeito do AXS-05 (dextrometorfano-bupropiona) no transtorno depressivo maior: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado . TheAmerican Journal of Psychiatry .

Organização Mundial da Saúde. (2021). Depressão

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/conditions/depression/auvelity-vs-wellbutrin-xl

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Auvelity e Wellbutrin XL

Produtos Mais Vendidos

Produto adicionado ao carrinho!
Ocorreu um erro ao adicionar o produto ao carrinho, tente mais tarde!
Não há a quantidade em estoque disponível para seu pedido!