Entenda o uso de Atenolol
Atenolol (Tenormin) é um medicamento aprovado pela FDA e ANVISA para o tratamento de dor no peito (angina) e pressão alta (hipertensão). Ele também pode aumentar suas chances de sobrevivência quando tomado após um ataque cardíaco. Atenolol pertence à classe de medicamentos conhecida como betabloqueadores.
Se você recebeu uma prescrição de atenolol, é importante entender como tomá-lo corretamente. Neste guia, abordaremos as dosagens aprovadas pela FDA e ANVISA. No entanto, seu médico pode recomendar uma dose diferente da mencionada aqui. Consulte seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas sobre sua dosagem de atenolol.
Observação: Atenolol não é aprovado para uso em crianças. Embora um profissional de saúde possa prescrever off-label para uma criança, este guia não abordará dosagens pediátricas. Discuta quaisquer dúvidas ou preocupações sobre a prescrição para seu filho com o médico responsável.
Qual é a dosagem típica de atenolol para adultos?
A dosagem típica de atenolol varia de acordo com a condição que está sendo tratada. O atenolol está disponível em comprimidos orais, com doses que variam de 25 mg a 100 mg.
Ele foi aprovado pela FDA para três usos principais: angina, hipertensão e após um ataque cardíaco. No entanto, o atenolol geralmente não é a primeira escolha para tratar hipertensão. A dosagem pode variar para cada uma dessas condições.
Angina
A dosagem típica de atenolol para angina é de 50 mg uma vez ao dia. Se sua frequência cardíaca continuar alta após uma semana, seu médico pode aumentar a dose para 100 mg diários. A dosagem máxima recomendada para angina é de 200 mg uma vez ao dia.
Hipertensão
A dose inicial recomendada de atenolol para hipertensão é de 50 mg uma vez ao dia. Pode levar de 1 a 2 semanas para que os efeitos completos do medicamento sejam aplicados. Se sua pressão arterial permanecer alta após esse período, seu médico pode aumentar a dose para 100 mg por dia. A dosagem máxima recomendada para hipertensão é de 100 mg diários.
Depois de um ataque cardíaco
Se você tiver um ataque cardíaco, pode receber atenolol em sua forma injetável enquanto estiver no hospital, idealmente dentro de 12 horas após o evento. Antes da alta, você será transferido para a versão oral do atenolol e provavelmente continuará o tratamento após deixar o hospital.
A dosagem oral recomendada de atenolol após um ataque cardíaco é de 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia.
Há algum ajuste de dosagem para condições médicas?
Certos grupos de pessoas podem receber uma dosagem de atenolol diferente daquela que abordamos acima. Isso inclui pessoas com problemas renais e adultos mais velhos.
Pessoas com problemas renais
Pessoas com problemas renais podem precisar de uma dose menor de atenolol, pois ele é eliminado do corpo pelos enxágues. Se os enxágues não estiverem funcionando corretamente, o medicamento pode se acumular no organismo, aumentando o risco de efeitos colaterais.
A dosagem recomendada de atenolol é baseada na depuração de creatinina (CrCl), um exame de sangue que estima o funcionamento dos enxaguatórios. Um CrCl mais baixo indica que os enxágues não estão funcionando bem.
As dosagens iniciais de atenolol para pessoas com problemas renais são as seguintes:
- CrCl maior que 35 mL/min: Siga as dosagens típicas de atenolol.
- CrCl entre 15 e 35 mL/min: A dosagem máxima é de 50 mg uma vez ao dia.
- CrCl menor que 15 mL/min: A dosagem máxima é de 25 mg uma vez ao dia.
- Pessoas em diálise: tome 25 mg ou 50 mg após uma sessão de diálise.
Como seu CrCl pode mudar com o tempo, seu médico pode solicitar exames de sangue periódicos. Com base nos resultados, ele poderá ajustar sua dosagem de atenolol.
Adultos mais velhos
Se você tem 65 anos ou mais, pode ser necessário iniciar com uma dose menor de atenolol, pois os idosos tendem a ser mais sensíveis aos efeitos desse medicamento.
O atenolol também pode aumentar o risco de queimaduras, o que é particularmente preocupante em adultos mais velhos. Esse risco é maior para aqueles que já sofreram quedas e logo após o início do tratamento ou uma mudança na dosagem.
Iniciar com uma dose baixa e aumentá-la gradualmente pode ajudar a reduzir o risco de quedas. Além disso, é importante mudar de posição lentamente e se apoiar em superfícies firmes ao levantar-se. Informe seu médico imediatamente se sentir efeitos colaterais como tontura ou vertigem.
O que acontece se você esquecer de tomar uma dose de atenolol?
Se você esquecer de tomar uma dose de atenolol, tome-a assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com seu esquema regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose perdida.
Informe seu médico imediatamente se você esquecer várias doses seguidas. Perder muitas doses de atenolol pode resultar em um aumento repentino ou grave da pressão arterial, o que pode ser perigoso.
É possível parar de tomar atenolol com segurança?
Se você esquecer de tomar uma dose de atenolol, tome-a assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com seu esquema regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose perdida.
Informe seu médico imediatamente se você esquecer várias doses seguidas. Perder muitas doses de atenolol pode resultar em um aumento repentino ou grave da pressão arterial, o que pode ser perigoso.
O que você deve fazer se tomar muito atenolol?
Tomar uma quantidade excessiva de atenolol pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como pressão arterial baixa, frequência cardíaca reduzida e sensação de cansaço.
Se você suspeitar que tomou uma dose excessiva de atenolol, procure um médico, mesmo que os sintomas pareçam leves. O médico poderá orientá-lo com base nos sintomas e na quantidade de atenolol ingerido.
Dependendo da situação, ele pode sugerir que você procure atendimento médico imediatamente. Em casos de emergência, também é possível ligar para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) no telefone 0800-722-6001.
Conclusões
Atenolol é um medicamento indicado para o tratamento de hipertensão, angina e para aumentar a sobrevida após um ataque cardíaco. A dosagem inicial comum é de 50 mg uma vez ao dia. Este medicamento não é aprovado para uso em crianças. Em idosos e pessoas com problemas renais, a dosagem de atenolol pode ser ajustada para prevenir certos efeitos colaterais.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
MedlinePlus. (2017). Atenolol .
Preferred Pharmaceuticals Inc. (2023). Atenolol [bula] .
Rehman, B., et al. (2022). Atenolol . StatPearls .
Shahbaz, H., et al. (2022). Depuração de creatinina . StatPearls .
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/atenolol/dosage