Conheça a Ashwagandha
Ashwagandha é uma planta perene encontrada na Índia, África e Oriente Médio, que ganhou popularidade como suplemento devido aos seus efeitos relatados sobre o estresse, a ansiedade e o sono.
Por ser um produto natural vendido sem receita (OTC), muitas pessoas acreditam que a ashwagandha é isenta de riscos. No entanto, assim como os medicamentos, os suplementos de ervas podem ter efeitos colaterais e interações medicamentosas que devem ser considerados antes de seu uso.
Aqui, vamos revisar cinco interações da ashwagandha que você deve conhecer. Lembre-se de que esta não é uma lista completa de todas as interações possíveis. É sempre melhor revisar sua lista de medicamentos com seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar ashwagandha, para garantir que seja uma opção segura para você.
1. Sedativos e medicamentos para dormir
O nome científico da planta ashwagandha, Withania somnifera, significa 'indutor do sono' em latim. Como a ashwagandha pode causar sonolência, não é recomendável combiná-la com outros medicamentos que tenham o mesmo efeito. Isso inclui:
- Medicamentos para dormir, como zolpidem (Ambien) e zaleplon (Sonata)
- Benzodiazepínicos, como alprazolam (Xanax) e clonazepam (Klonopin)
- Opioides para dor, como oxicodona (Roxicodona)
- Barbitúricos, como fenobarbital
Combinar ashwagandha com esses medicamentos pode aumentar o risco de sonolência excessiva e potencialmente levar a efeitos colaterais indesejados ou toxicidade, o que pode ser perigoso para a saúde.
2. Medicamentos para tireoide
Ashwagandha pode aumentar os níveis de hormônios da tireóide no corpo. Portanto, se você estiver tomando medicamentos para aumentar ou diminuir os níveis desses hormônios, a ashwagandha pode interferir no seu tratamento.
Os medicamentos comuns para controle dos hormônios tireoidianos incluem:
- Levotiroxina (Synthroid, Levoxyl)
- Tireoide desidratada (Armour Thyroid)
- Liotironina (Cytomel)
- Metimazol
- Propiltiouracil
Se você estiver tomando medicamentos para reduzir os níveis de hormônio da tireoide, a ashwagandha provavelmente não é uma opção segura. Caso esteja tomando medicamentos para suplementar os hormônios da tireoide, seu médico pode precisar monitorar seus níveis hormonais caso você inicie o uso de ashwagandha. Em qualquer cenário, é essencial consultar seu endocrinologista antes de começar a tomar o suplemento.
3. Insulina e outros medicamentos para diabetes
Ashwagandha pode reduzir os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Se você estiver tomando medicamentos para tratar diabetes, a combinação com ashwagandha pode fazer seus níveis de glicose caírem demais.
Medicamentos comuns para diabetes incluem:
- Insulina
- Metformina
- Sulfonilureias, como glipizida (Glucotrol XL)
- Inibidores da dipeptidil peptidase-4 (DPP-4), como sitagliptina (Januvia)
- Inibidores do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT2), como dapagliflozina (Farxiga)
Alguns estudos sugerem que a ashwagandha pode ajudar a controlar os sintomas do diabetes. Se o seu médico autorizar o uso em conjunto com outros medicamentos, ele provavelmente pedirá que você monitore cuidadosamente seus níveis de glicose no sangue. No entanto, você não deve tomar ashwagandha sem a aprovação do seu médico.
4. Medicamentos imunossupressores
Ashwagandha pode alterar a atividade do seu sistema imunológico. Se você estiver tomando medicamentos para suprimir um sistema imunológico hiperativo (imunossupressores), a ashwagandha pode aumentar ou diminuir sua eficácia. Isso pode interferir no tratamento ou aumentar o risco de infecções e outros efeitos colaterais.
Alguns imunossupressores incluem:
- Corticosteroides, como prednisona
- Medicamentos para transplante de órgãos, como azatioprina (Imuran) e tacrolimus (Prograf)
- Medicamentos biológicos e biossimilares, como adalimumabe (Humira) e adalimumabe-adbm (Cyltezo)
Converse com seu médico antes de tomar ashwagandha se você estiver usando imunossupressores. Ele pode ajudar a avaliar se o suplemento é seguro para você e quais sintomas você deve monitorar.
5. Betabloqueadores e outros medicamentos que reduzem a pressão arterial
Ashwagandha pode reduzir a sua pressão arterial. Se você estiver tomando medicamentos para controlar a pressão arterial, combiná-los com ashwagandha pode aumentar o risco de pressão arterial baixa (hipotensão). Isso pode causar tontura, sensação de cabeça leve e, em alguns casos, até desmaios.
Os medicamentos comuns para pressão arterial incluem:
- Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA), como ramipril (Altace)
- Bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRA), como losartana (Cozaar)
- Bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina (Norvasc)
- Betabloqueadores, como atenolol (Tenormin)
- Diuréticos (“pílulas de água”), como furosemida (Lasix) e hidroclorotiazida
Seu médico pode recomendar que você monitore sua pressão arterial com mais frequência se estiver tomando ashwagandha junto com esses medicamentos. Dependendo do seu histórico médico, ele pode sugerir que você evite o uso de ashwagandha.
Você pode tomar ashwagandha com antidepressivos como Lexapro, Zoloft ou Wellbutrin?
Um estudo analisou a combinação de ashwagandha e um inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS). A combinação mostrou-se mais eficaz no tratamento de sintomas de ansiedade do que o ISRS isoladamente, e nenhum efeito colateral significativo foi relatado. No entanto, o estudo era bastante pequeno, o que impede que os resultados sejam considerados como prova definitiva de que a combinação é segura.
A ashwagandha parece aumentar os níveis de serotonina no corpo, o que pode representar um risco se for tomada juntamente com outros medicamentos que também aumentam os níveis de serotonina. Isso pode resultar na síndrome da serotonina, uma condição potencialmente fatal em alguns casos.
Embora não existam relatos documentados de interação entre ashwagandha e medicamentos antidepressivos, ainda não temos evidências suficientes para afirmar com certeza que essa combinação é segura. Por isso, é recomendável conversar com seu médico antes de tomar ashwagandha junto com qualquer outro medicamento para depressão ou ansiedade.
Conclusões
Ashwagandha (Withania somnifera) é um suplemento de ervas utilizado para ajudar no estresse, ansiedade e sono. No entanto, não se deve combiná-la com outros medicamentos que causam sonolência, como benzodiazepínicos e remédios para dormir, pois essa combinação pode aumentar o risco de sonolência excessiva e outros efeitos colaterais perigosos.
Ashwagandha pode reduzir a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Se for tomada junto com medicamentos para pressão alta ou diabetes, esses níveis podem cair de forma excessiva. Além disso, a ashwagandha pode interferir com medicamentos para a tireoide e imunossupressores.
Ainda não temos evidências suficientes para afirmar que é seguro tomar ashwagandha com outros medicamentos para depressão ou ansiedade. Existe o risco de que os níveis de serotonina possam aumentar demais, então é fundamental consultar seu médico antes de combinar esses tratamentos.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.
Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Produtos relacionados
Referências
Alanazi, HH, et al. (2023). O papel imunomodulador de withania somnifera (L.) dunal em doenças inflamatórias . Fronteiras em Farmacologia .
Durg, S., et al. (2020). Withania somnifera (ginseng indiano) em diabetes mellitus: Uma revisão sistemática e meta-análise de evidências científicas da pesquisa experimental à aplicação clínica . Pesquisa em fitoterapia .
Fuladi, S., et al. (2021). Avaliação da eficácia do extrato da raiz de Withania somnifera em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada: Um ensaio randomizado duplo-cego controlado por placebo . Revisões atuais em farmacologia clínica e experimental .
Majeed, M., et al. (2024). Um extrato padronizado de raiz de Withania somnifera (Linn.) com piperina alivia os sintomas de ansiedade e depressão aumentando os níveis de serotonina: Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo . Journal of Integrative and Complementary Medicine .
MedlinePlus. (2024). Ashwagandha .
National Center for Complementary and Integrative Health. (nd). Conheça a ciência: Como medicamentos e suplementos podem interagir .
National Center for Complementary and Integrative Health. (nd). Natural não significa necessariamente mais seguro ou melhor .
Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa. (2023). Ashwagandha .
Simone, CG, et al. (2023). Toxicidade de ansiolíticos e sedativos-hipnóticos . StatPearls .
Wiciński, M., et al. (2023). A ashwagandha pode beneficiar o sistema endócrino? — uma revisão . International Journal of Molecular Sciences .
Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/conditions/generalized-anxiety-disorder/interactions-with-anxiety-medications