Conheça o Aneurisma Cerebral, condição que afetou Emilia Clarke, estrela de Game of Thrones
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
02/08/2024
Logo da Pill

Aprenda sobre Aneurisma Cerebral: a condição que afetou Emilia Clarke

Quando há um inchaço ou dilatação em um vaso sanguíneo no cérebro, pode ocorrer um aneurisma cerebral. Os sintomas geralmente surgem quando as veias/capilares se rompem ou quando esse alargamento é muito acentuado. Essa doença afeta cerca de 3% da população, e as rupturas são raras e devastadoras.

Nos casos em que ocorre a ruptura, a saúde do paciente é afetada rapidamente. Pois, após o vazamento, o sangue atinge o funcionamento de muitas partes do cérebro ao degenerar as células nervosas. Como também pode prejudicar o suprimento de sangue em outras áreas, levando o paciente à morte. 

A estrela de Game of Thrones, Emilia Clarke, sobreviveu a dois aneurismas cerebrais, entenda a seguir as causas, os sintomas e quais os tratamentos. 

 

O que é um Aneurisma Cerebral?

Um aneurisma cerebral (também chamado de aneurisma no cérebro ou aneurisma intracraniano) se forma dentro das paredes de uma artéria no cérebro devido a uma fraqueza nos vasos sanguíneos. 

Com o tempo, a área fraca da artéria se torna mais fina e se projeta para fora (como um balão) devido ao fluxo sanguíneo e ao choque com a parede do vaso. A maioria dos aneurismas cerebrais se forma sem nenhum sintoma. 

Com o passar do tempo e o afinamento da artéria, pode ocorrer rompimento da artéria, causando sangramento no cérebro. Os sintomas de um aneurisma rompido geralmente incluem o início súbito de dores de cabeça intensas - a maioria dos pacientes descreve essa dor como a pior dor de cabeça que já sentiram.

Um rompimento também pode ser detectado por imagens do cérebro, como uma ressonância magnética, quando o paciente está sendo avaliado por outra doença. Se um aneurisma for descoberto, é importante consultar um neurocirurgião com experiência em diagnóstico, controle e tratamento de aneurismas cerebrais não rompidos.

Algumas pessoas têm maior risco de desenvolver essa alteração. Se você achar que tem alto risco, é importante conversar com seu médico sobre os testes de triagem, dado que a ruptura de um aneurisma cerebral é uma condição grave e requer atenção médica imediata.

 

Causas do Aneurisma Cerebral

As causas de um aneurisma cerebral são variadas, pois pode ser uma patologia que está presente em uma pessoa desde o nascimento e se manifesta muitos anos depois ou, por outro lado, aparece em um determinado momento da vida da pessoa.

Portanto, as principais causas de um aneurisma cerebral são:

  • Genética: o histórico familiar desempenha um papel fundamental, de acordo com diferentes estudos, no desenvolvimento de um aneurisma cerebral.
  • Maus hábitos de vida: fumo, álcool e outras drogas.
  • Existência de outras doenças: há certas patologias que desencadeiam o aparecimento de um aneurisma cerebral em um paciente. Por exemplo, o estreitamento da aorta ou a doença renal policística, entre outras.
  • Pressão alta: pode promover o desenvolvimento de aneurismas cerebrais, pois pode enfraquecer as artérias.

Além disso, os aneurismas cerebrais são mais comuns em mulheres do que em homens. Por outro lado, a idade também é um fator importante, pois a condição é mais comum em pessoas entre 30 e 60 anos de idade.

 

Sintomas de um Aneurisma Cerebral

Os sintomas geralmente envolvem dores de cabeça, náuseas e outros distúrbios. Como resultado, eles geralmente aparecem depois que os vasos sanguíneos afetados já se romperam e, portanto, envolvem um tratamento mais invasivo, em vez de preventivo.

Um aneurisma cerebral não rompido geralmente não apresenta sinais ou sintomas no início, mas, com o tempo, pode crescer, vazar para o sangue ou se romper. Os sinais que podem ocorrer incluem os seguintes:

  • Fraqueza, dormência;
  • Dor de cabeça crônica;
  • Desconforto na parte superior e posterior do olho;
  • Pálpebra caída;
  • Problemas com o movimento dos olhos;
  • Problemas de fala ;
  • Pupila dilatada;
  • Visão embaçada ou dupla.

Sintomas de ruptura de um aneurisma cerebral:

  • Pálpebra caída
  • Confusão
  • Convulsões
  • Fraqueza repentina, dormência
  • Dor de cabeça súbita e intensa
  • Desconforto na parte superior e posterior do olho
  • Náusea e vômito
  • Dificuldade para andar ou tontura
  • Dor de cabeça súbita, intensa e inesperada
  • Rigidez no pescoço
  • Sensibilidade dos olhos à luz
  • Sonolência, perda de consciência
  • Visão embaçada ou dupla 

Contudo, algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas do aneurisma cerebral, embora ele esteja presente. Esses casos podem ser particularmente preocupantes se não forem tratados com antecedência suficiente.

 

Diagnóstico e Exames

O diagnóstico costuma ser feito da seguinte forma, um médico especializado em neurologia fará o diagnóstico com base em um exame físico e fará uma série de perguntas relacionadas aos seus sintomas, estilo de vida e histórico médico.  

  • Tomografia computadorizada (TC): Usado para diagnosticar sangramento no cérebro e a presença de um aneurisma.
  • Análise do líquido cefalorraquidiano: Solicitada se houver sintomas de ruptura, mas a tomografia computadorizada não mostrar evidência de sangramento.
  • Ressonância magnética (MRI): Avalia as artérias em detalhes e pode detectar a presença de um aneurisma.
  • Angiografia cerebral: Utiliza imagens de raios X para ver o estado das artérias e detectar a presença da doença. É um exame invasivo e é usado quando outros exames não fornecem informações suficientes.

Geralmente, os exames de imagem não são recomendados para detectar aneurismas cerebrais não rompidos. Entretanto, seu médico poderá recomendar a melhor opção para sua situação.

 

Tratamentos Disponíveis

Os tratamentos variam de acordo com o tamanho, a localização e o formato do aneurisma. Se ele está intacto ou se rompeu. A idade do paciente, a condição médica, o histórico familiar e a hemorragia subaracnóidea também desempenham um papel importante no tratamento. 

Craniotomia neurocirúrgica aberta com procedimento de bloqueio cirúrgico 

A craniotomia é uma operação cirúrgica na qual é feita uma incisão no osso do crânio para localizar e clipar o vaso sanguíneo afetado.

Usando um microscópio, o neurocirurgião localiza o local afetado e coloca um clipe de titânio para bloqueá-lo. Muitas vezes, podem ser necessários vários grampos. A maioria dos grampos de aneurisma atualmente em uso é compatível com a ressonância magnética.

Um angiograma é realizado após a cirurgia para determinar a eficácia do bloqueio. A permanência normal no hospital para a craniotomia e o bloqueio do aneurisma é de dois a três dias.  

A maioria dos aneurismas pode ser tratada com uma abordagem minimamente invasiva, com uma pequena incisão na sobrancelha ou na linha do cabelo e uma abertura do tamanho de uma moeda no crânio.

Craniotomia com procedimento de bypass cerebral

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) está entre um pequeno grupo de centros médicos que realizam o bypass cerebral. O bypass cerebral é realizado para aneurismas complexos que não podem ser tratados com bloqueios tradicionais.

Por meio de uma craniotomia, um bypass é colocado para redirecionar a circulação do cérebro ao redor do aneurisma e evitar que ele se encha.

Uma medição de fluxo intraoperatória, além de um angiograma após a cirurgia e uma NOVA MRA são usados para confirmar a permeabilidade do bypass. A permanência normal no hospital após o bypass cerebral é de três a cinco dias.

Procedimento de embolização endovascular

A embolização do aneurisma cerebral é um tratamento não cirúrgico realizado por um especialista em intervenção neurológica.

Sob anestesia geral, um pequeno cateter é inserido através da artéria femoral (coxa) na virilha e direcionado para o cérebro.

O cateter é cuidadosamente guiado até o local afetado, e pequenas bobinas de platina são guiadas através do pequeno cateter para bloqueá-lo.

Os stents direcionadores de fluxo são uma tecnologia mais recente no tratamento não cirúrgico de aneurismas. A hospitalização após a embolização é de dois a três dias.

 

Prevenção e Gestão

A melhor maneira de evitar o desenvolvimento de um aneurisma cerebral é prevenindo, principalmente em caso de predisposição genética. Alguns fatores a serem adotados são importantes para evitar o surgimento dessa condicao, confira:

  • Adote uma dieta rica em frutas e legumes: Uma alta ingestão diária de frutas e vegetais fornece ao seu corpo os nutrientes necessários para uma boa saúde cardiovascular.   
  • Evite álcool e cigarros: Quando se trata de prevenir um aneurisma, é importante levar uma vida livre de hábitos prejudiciais à saúde, como o fumo e o alcoolismo. Até mesmo os fumantes passivos, que inalam a fumaça de outros fumantes, têm um risco maior de acidentes cardiovasculares, de acordo com este estudo da Universidade do Chile.
  • Evite o uso frequente de medicamentos: O consumo excessivo de medicamentos, com ou sem prescrição médica, pode causar inflamação das artérias. Portanto, é importante que você nunca tome nada que não tenha sido prescrito pelo seu médico. 
  • Exercite seu corpo: Uma rotina diária de exercícios ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular, além de manter um peso corporal estável e uma mente saudável. 
  • Reduza o estresse: Todos os dias ocorrem situações que provocam altos níveis de estresse, seja por problemas familiares, de trabalho, econômicos ou sociais. É importante aprender a identificá-las e controlá-las para evitar problemas circulatórios.
  • Conheça seu histórico familiar: Se você tiver um histórico familiar com antecedentes dessa doença, converse com seu médico e verifique se há fatores de risco.

Lembre-se de que o fato de um aneurisma ser possível não significa que isso acontecerá com você. É uma boa ideia conversar com seu médico e apontar a presença desse fator para que ele esteja ciente e possa tomar as precauções necessárias.

 

Conclusão

A escolha do tratamento para um aneurisma cerebral é de extrema importância e depende de uma avaliação. Para obter uma recuperação completa após um aneurisma, é importante que os pacientes possam ficar atentos a como se sentem e como estão progredindo. 

É sempre melhor contar com uma equipe de reabilitação que não só lhe dará instruções personalizadas para cada paciente, mas também responderá às suas perguntas e o ajudará a se sentir mais tranquilo e confiante em relação ao seu progresso pessoal.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Aneurisma