Adesão Medicamentosa
Já de cara, respondendo a pergunta do título: NÃO, não basta apenas tomar a medicação! É preciso mudar e adotar hábitos mais saudáveis para que ocorra uma boa Adesão Medicamentosa, ou Adesão Farmacoterapêutica.
Neste artigo, nós vamos explicar o que é a famigerada adesão medicamentosa, dando dicas práticas sobre estilo de vida saudável, que venha favorecer o tratamento! De antemão, já alertamos que mudar requer esforço, determinação e comprometimento.
O que é a Adesão Medicamentosa, ou Farmacoterapêutica?
À primeira vista pode parecer algo muito complicado, mas não é! Logo, trata-se do alinhamento entre a prescrição médica, uso correto da medicação e adoção de hábitos mais saudáveis pelo paciente.
Por exemplo, uma pessoa que sofre com problemas de hipertensão, pressão alta, precisa adotar uma dieta específica com o mínimo de sódio possível, pois ao fazer isso, ela estará favorecendo o tratamento e tendo melhor adesão à medicação, controlando melhor a sua pressão arterial.
Outro exemplo clássico, são as pessoas com diabetes. Elas precisam adotar uma dieta com pouca açúcar, praticar uma atividade física e seguir o protocolo da medicação. Apenas tomar os remédios necessários não é o suficiente, porque para haver maior eficácia no tratamento e adesão farmacoterapêutica, é preciso ter autocuidado e mudança de hábitos.
Para resumir o conceito de adesão medicamentosa, podemos dizer que se trata do grau de participação, comprometimento e compreensão do paciente em cooperar com o tratamento, seguindo o que foi prescrito e adotando hábitos de vida mais saudáveis.
Dicas práticas para aumentar a adesão medicamentosa
1️. Atividade física
Pratique exercícios físicos, busque uma atividade que seja prazerosa para você. Por exemplo, hidroginástica, dança, academia, pilates, caminhada, um pouco de tudo, etc. O importante é se mexer, movimentar o corpinho e mantê-lo na ativa.
2. Dieta Saudável
Aderir uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais e carnes magras. Muito se fala da dieta mediterrânea, ela pode ser um caminho. Entretanto, optar por uma alimentação saudável, livre de processados e açúcar, vai te ajudar a manter a boa forma e bom funcionamento das coisas, lembre-se: somos aquilo que comemos. Busque um nutricionista, esse profissional vai saber montar uma dieta específica para o seu caso.
3. Redução de custo para o tratamento
Sabemos que o custo dos medicamentos pode ser um empecilho para o paciente seguir o que foi recomendado pelo médico. Com isso, é necessário buscar alternativas que facilitem a vida do usuário. Por exemplo, optar por remédios genéricos é uma boa alternativa. Além disso, o paciente pode participar de clubes de desconto.
Aqui, na Pill, nós temos o serviço de assinatura, o nosso serviço gratuito de Compras Recorrentes que garante o melhor preço para o paciente. Dessa forma, a gente assegura que o cliente receba seus medicamentos em casa na data certa. Nosso objetivo é facilitar a vida do paciente e democratizar o acesso aos serviços de farmácia, promovendo saúde e bem-estar.
4. Educação do paciente ao tratamento
Útil para casos de baixa adesão não intencional, por falha na orientação do paciente. Alguns pacientes não cumprem o tratamento adequadamente, porque não entenderam o que devem fazer ou qual a sua importância de seguir as instruções do médico, ou adotar hábitos mais saudáveis.
Na Pill, nós temos um departamento focado no atendimento ao cliente, tiramos todas as suas dúvidas, instruímos nossos pacientes e mais que vender remédios, nós queremos cuidar do nosso paciente. Tem alguma dúvida? É muito fácil, basta entrar em contato com a gente pelo WhatsApp: (11) 99999-0380.
5. Orientação sobre a rotina da medicação
Criar uma rotina, deixando os medicamentos à vista no lugar certo, na hora certa, podem ajudar na adesão. Reduzir o número de tomadas ao dia para, no máximo, 3 vezes ao dia, agrupando medicamentos e comprimidos nos mesmos horários.
6. Organizadores de comprimidos
Essa dica é muito boa para quem toma mais 5 comprimidos ao dia. Tirar os comprimidos da embalagem original e fracionar em organizadores, vai facilitar a gestão dos medicamentos, contribuindo para não esquecer.
7. Uso de lembretes sonoros no celular
O uso da agenda no celular, ou de outros aplicativos gratuitos, poderá ajudar a manter o horário certo de cada remédio. Para ter uma boa adesão ao tratamento, é muito importante manter a regularidade e seguir certinho o cronograma e seus horários.
8. Envio de alertas pela farmácia
Na Pill, nós enviamos um e-mail e também entramos em contato pelo WhatsApp com nossos clientes, alertando ao paciente que está chegando a hora de conferir e confirmar o seu pedido mensal.
9. Compras Recorrentes na Pill
O nosso serviço gratuito de Compras Recorrentes surge exatamente como uma forma de automatizar o processo de dispensação programada da sua medicação. Nós somos pioneiros em criar um modelo de assinatura mensal de farmácia, em que o usuário pode planejar suas compras recorrentes.
No nosso site, pill.com.br, o cliente tem a opção de programar seus medicamentos, escolhendo o período que precisa receber os seus remédios em casa. Dessa forma, a gente consegue manter a medicação do nosso paciente em dia e oferecemos a garantia dele sempre ter seus remédios no nosso estoque.
10. Calendário posológico
Manter um calendário posológico vai te ajudar a gerir as medicações, tomando sempre nas horas certas, mantendo o cronograma. Essa dica simples vai te ajudar a organizar os horários e estabelecer uma rotina com seus remédios. Nós trouxemos um exemplo de calendário posológico para você se inspirar, observe a imagem abaixo:
Por fim, para se ter uma boa resposta ao tratamento, gerando adesão medicamentosa e resultados realmente significativos para a saúde e bem-estar dos pacientes, requer planejamento, organização, disciplina e mudança de hábitos. Neste artigo apresentamos 10 dicas práticas que vão facilitar o processo de adesão farmacoterapêutica, siga todas e conte para gente como elas impactam a sua vida.
Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde
Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.
Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.