Frete grátis a partir de R$ 150,00 cupom: VEMPRAPILL* Válido para São Paulo e região

Adderall - TDAH
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
18/03/2025
Logo da Pill

Entenda o uso do Adderall

Antes de retirar sua receita de Adderall (sais mistos de anfetamina) na farmácia, o farmacêutico analisa seu histórico de medicamentos para garantir que o uso seja seguro. Isso inclui a verificação de possíveis interações medicamentosas que possam exigir ajustes ou restrições.

No entanto, a atenção às interações não deve se limitar apenas aos medicamentos prescritos. Durante o tratamento, você pode entrar em contato com outras substâncias que interagem com o Adderall, como medicamentos de venda livre, alimentos e bebidas.

O Adderall envelhece aumentando os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina no cérebro. Muitas interações ocorrem com outras questões que afetam esses mesmos neurotransmissores. A seguir, veja as principais interações das quais você deve estar ciente ao usar este medicamento.


Lista de interações com Adderall

Os seguintes medicamentos, suplementos e bebidas podem interagir com Adderall:

  • Inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como selegilina (Emsam, Zelapar), rasagilina (Azilect) e fenelzina (Nardil).

  • Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como fluoxetina (Prozac), sertralina (Zoloft) e paroxetina (Paxil).

  • Inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina (IRSNs), como venlafaxina (Effexor XR) e duloxetina (Cymbalta).

  • Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina.

  • Anti-histamínicos, como doxilamina (Unisom).

  • Lítio (Lithobid).

  • Certos anticonvulsivantes, como etossuximida e fenitoína.

  • Triptanos, como sumatriptano (Imitrex), zolmitriptano (Zomig) e rizatriptano (Maxalt).

  • Opioides para dor, como tramadol (ConZip, Qdolo), fentanil e metadona.

  • Medicamentos para pressão arterial, como lisinopril (Zestril), amlodipina (Norvasc) e metoprolol (Lopressor, Toprol XL).

  • Outros estimulantes, como fentermina (Adipex-P) e pseudoefedrina (Sudafed).

  • Alcalinizantes da urina, como Cytra-K (citrato de potássio/ácido cítrico).

  • Suplementos, como erva de São João e vitamina C.

  • Cafeína, presente em café, bebidas energéticas e pílulas de cafeína.

  • Álcool.

A seguir, revisamos 11 interações potenciais com Adderall e como gerenciá-las. Essa não é uma lista completa, portanto, é fundamental compartilhar sua relação de medicamentos com sua equipe de saúde para identificar possíveis interações.

 

1. IMAO como selegilina

IMAO são uma classe mais antiga de antidepressivos, às vezes utilizados no tratamento da depressão e de sintomas da doença de Parkinson.

Adderall não deve ser combinado com um IMAO nem ser tomado por pelo menos duas semanas após a interrupção do uso de um IMAO. Essa combinação pode causar um aumento perigoso na pressão arterial, elevando o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte.

Além disso, tanto Adderall quanto os IMAOs aumentam os níveis de serotonina no cérebro. Quando tomados juntos, podem elevar o risco de síndrome serotoninérgica, uma condição causada pelo excesso de serotonina no organismo.

Embora alguns casos de síndrome serotoninérgica sejam leves, outros podem ser fatais. Os sintomas incluem suor excessivo, tremores e batimentos cardíacos acelerados. Caso apresente esses sinais, procure atendimento médico imediatamente.


2. ISRS como Prozac

Os ISRSs são frequentemente utilizados para tratar depressão e outras condições de saúde mental. Eles atuam aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro.

Assim como os IMAOs, a combinação de Adderall com um ISRS pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica. No entanto, essa combinação não precisa ser evitada completamente. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dosagem do Adderall para reduzir os riscos.

Se você estiver tomando Adderall junto com um ISRS, seu médico pode recomendar a monitoração de sintomas da síndrome serotoninérgica. Caso esses sintomas apareçam, entre em contato com um profissional de saúde imediatamente. Se os sintomas forem graves ou colocarem sua vida em risco, procure atendimento de emergência.

Importante: Alguns ISRSs, como paroxetina e fluoxetina, podem interferir no metabolismo do Adderall, fazendo com que ele permaneça mais tempo no organismo. Isso pode levar a níveis elevados do medicamento no sangue, aumentando o risco de efeitos colaterais, como batimentos cardíacos acelerados e insônia. Nesses casos, o médico pode reduzir a dosagem do Adderall para minimizar os riscos.


3. SNRIs como Effexor

Os IRSNs são uma classe de antidepressivos utilizados no tratamento de condições de saúde mental e certos tipos de dor. Assim como os ISRSs, eles aumentam a serotonina no cérebro, mas também elevam os níveis de norepinefrina, substância que o Adderall também estimula.

A combinação de Adderall com um IRSN pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica. Se estiver usando ambos os medicamentos, seu médico pode recomendar que você fique atento aos sintomas de níveis elevados de serotonina. Caso os sintomas sejam graves ou representem risco à vida, procure atendimento médico de emergência.

Além disso, os IRSNs podem elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, assim como o Adderall. Embora esses efeitos sejam leves quando o medicamento é usado isoladamente, podem ser mais intensos quando combinados. Nesses casos, seu médico pode monitorar sua pressão arterial e batimentos cardíacos com mais frequência para garantir a segurança do tratamento.


4. Medicamentos triptanos para enxaqueca

Os triptanos são medicamentos utilizados no tratamento de enxaquecas. Eles atuam ligando-se aos receptores de serotonina no cérebro. Assim como os ISRSs e IRSNs , a combinação de um triptano com Adderall pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica .

No entanto, os triptanos são tomados apenas quando necessário, e não diariamente ou de forma contínua. Isso reduz a probabilidade de interação, mas ainda assim é importante ter consciência desse risco.

Além disso, o Adderall pode causar dores de cabeça como efeito colateral. Se você notar um aumento na frequência das dores de cabeça após iniciar o medicamento, informe sua equipe de saúde. O médico pode avaliar a necessidade de ajustes na medicação para minimizar esse efeito.


5. Medicamentos para dor como tramadol

O tramadol (ConZip, Qdolo) é um opioide prescrito para o tratamento da dor. Além de atuar nos receptores opióides, ele também aumenta os níveis de serotonina no organismo. Outros opióides, como fentanil e metadona , apresentam um efeito semelhante.

A combinação de Adderall e tramadol pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica, assim como ocorre com outros opioides. Na verdade, esses medicamentos possuem um aviso sobre esse risco quando usados ​​com substâncias que elevam a serotonina.

Mesmo que você esteja utilizando um opioide por um período curto, é importante monitorar sinais de síndrome serotoninérgica . Se apresentar sintomas, informe imediatamente sua equipe de saúde. Caso necessário, o médico pode sugerir alternativas não opioides para o controle da dor.


6. Medicamentos para pressão arterial

Como mencionado, o Adderall pode elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Em alguns casos, esse aumento é leve, mas para algumas pessoas pode ser mais significativo.

Se você toma medicamentos para controlar a pressão arterial, o Adderall pode reduzir sua eficácia. Por isso, seu médico pode recomendar o monitoramento frequente da pressão arterial em casa. Caso suas leituras estejam mais altas do que o normal, informe sua equipe de saúde.

Se o Adderall causar um aumento excessivo da pressão arterial, o médico pode sugerir um medicamento não estimulante como alternativa. Para pessoas com condições cardíacas preexistentes, o uso do Adderall pode não ser recomendado.


7. Outros estimulantes como fentermina e Sudafed

Como mencionado, medicamentos estimulantes, como Adderall, podem causar aumento da pressão arterial, frequência cardíaca acelerada, problemas de sono e sensação de ansiedade ou inquietação. Esses efeitos podem se intensificar quando combinados com outros estimulantes, como fentermina ou pseudoefedrina.

Em alguns casos, a combinação de estimulantes pode elevar significativamente a pressão arterial e causar batimentos cardíacos irregulares. Por isso, antes de usar qualquer outro estimulante junto com Adderall, consulte sua equipe de saúde para avaliar os riscos.

Se você precisa tratar a congestão nasal, há alternativas mais seguras ao Sudafed, como enxágues nasais salinos. Para a perda de peso, também existem opções não estimulantes que podem ser consideradas. Discuta com um profissional de saúde a melhor abordagem para o seu caso.


8. Alcalinizadores de urina como Cytra-K

Alcalinizadores de urina, como Cytra-K, são utilizados para prevenir pedras nos rins e gota, tornando a urina menos ácida (mais alcalina). No entanto, esse efeito pode interferir na eliminação do Adderall pelo organismo.

Quando a urina fica mais alcalina, os rins removem o Adderall de forma menos eficiente, resultando em níveis mais altos do medicamento no corpo. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

Por esse motivo, é recomendado evitar o uso de alcalinizantes de urina junto com Adderall. Se você precisa usar ambos os medicamentos, consulte seu médico para avaliar a melhor abordagem.


9. Suplementos como erva de São João e vitamina C

Além de medicamentos prescritos e de venda livre, suplementos como erva-de-são-joão e vitamina C também podem interagir com o Adderall.

A erva-de-são-joão, assim como os ISRSs e IRSNs, pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro. Quando combinada com Adderall, há um risco maior de síndrome serotoninérgica. Por isso, é importante conversar com sua equipe de saúde antes de iniciar o uso desse ou de qualquer outro suplemento de venda livre.

Já a vitamina C pode reduzir os níveis de Adderall no organismo. Por ser uma substância acidificante, ela pode interferir na absorção e na eliminação do medicamento. Para minimizar essa interação, seu médico pode ajustar a dosagem do Adderall ou recomendar que você separe a ingestão do medicamento do consumo de suplementos de vitamina C, frutas cítricas ou sucos cítricos.


10. Cafeína

O Adderall e a cafeína são estimulantes. Como mencionado, a combinação de dois estimulantes pode intensificar efeitos colaterais, como problemas de sono e frequência cardíaca elevada.

A cafeína está presente em diversas formas, incluindo café, bebidas energéticas e pílulas. Se o consumo de cafeína faz parte da sua rotina, é recomendável reduzir a quantidade enquanto estiver tomando Adderall para evitar possíveis efeitos adversos.

Caso precise de mais energia ao longo do dia, explore alternativas sem cafeína para se manter ativo de forma natural.


11. Álcool

Outra bebida que pode interagir com o Adderall é o álcool . Enquanto o Adderall estimula o cérebro, o álcool tem efeitos opostos, podendo neutralizar seus efeitos terapêuticos .

Além disso, o Adderall pode mascarar os efeitos do álcool , fazendo com que a pessoa consuma mais antes de perceber sinais de intoxicação. Isso aumenta o risco de efeitos adversos graves , incluindo intoxicação isolada .

De modo geral, o ideal é evitar ou reduzir o consumo de álcool durante o uso do Adderall. Para orientações personalizadas, converse com sua equipe de saúde, que pode avaliar os riscos no seu caso específico e oferecer caso preciso de ajuda para interrupção do consumo de álcool.


Conclusões

O Adderall (sais mistos de anfetamina) pode interagir com medicamentos que aumentam a serotonina ou possuem efeitos estimulantes . Alguns exemplos incluem antidepressivos, triptanos e fentermina (Adipex-P) .

Além disso, medicamentos e suplementos de venda livre também podem interagir com o Adderall. Exemplos incluem pseudoefedrina (Sudafed), erva-de-são-joão e vitamina C.

Em alguns casos, a equipe de saúde pode recomendar monitoramento regular ou ajuste na dosagem para minimizar os riscos. No entanto, algumas alterações deverão ser completamente evitadas .

Se tiver dúvidas sobre possíveis interações com Adderall, consulte seu médico ou farmacêutico para garantir o uso seguro do medicamento.

 

Pill, somos a parceria ideal para a sua saúde

Na Pill, nosso foco é em melhorar a vida das pessoas, democratizando o acesso à saúde e aos serviços da farmácia. Nós nos preocupamos com nossos pacientes e queremos fazer parte do seu cotidiano, facilitando sua vida. É um prazer cuidar todos de vocês.

Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados


Referências

Burel Pharmaceuticals. (2024). Sacarato de dextroanfetamina, monoidrato de aspartato de anfetamina, sulfato de dextroanfetamina e cápsula de sulfato de anfetamina, liberação prolongada [bula] . DailyMed.

Foong, A., et al. (2018). Desmistificando a síndrome da serotonina (ou toxicidade da serotonina) . Médico de família canadense

MedlinePlus. (2024). Dextroanfetamina e anfetamina

Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas. (2020). Relatório de pesquisa sobre uso indevido de medicamentos prescritos: É seguro usar medicamentos prescritos em combinação com outros medicamentos?

Referência digital do prescritor. (nd). Adderall . ConnectiveRx. 

Teva Pharmaceuticals USA. (2024). Adderall- sacarato de dextroanfetamina, aspartato de anfetamina, sulfato de dextroanfetamina e comprimido de sulfato de anfetamina [bula] . DailyMed.

Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2016). Comunicação de segurança de medicamentos da FDA: FDA alerta sobre vários problemas de segurança com medicamentos opioides para dor; exige alterações no rótulo .

Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. (2023). Desenvolvimento de medicamentos e interações medicamentosas | Tabela de substratos, inibidores e indutores .

Wang, Y., et al. (2019). Efeitos dos alimentos na biodisponibilidade da anfetamina em adultos saudáveis ​​após administração de cápsulas de liberação prolongada de sais mistos de anfetamina SHP465 . Medicamentos em P&D .

Texto traduzido e adaptado do original: https://www.goodrx.com/amphetamine-salt-combo/interactions

 

FAQ: perguntas frequentes sobre Adderall

Produtos Mais Vendidos

Produto adicionado ao carrinho!
Ocorreu um erro ao adicionar o produto ao carrinho, tente mais tarde!
Não há a quantidade em estoque disponível para seu pedido!