Dor no joelho - 11 dores no joelho: descubra como tratá-las
Foto Wilton de Andrade
Escrito por
Wilton de Andrade
Última atualização
28/02/2024
Logo da Pill

Entenda as dores no joelho

Dores no joelho podem ser resultado de causas diversas, como doenças inflamatórias e lesões nas estruturas da região. De todo modo, problemas no joelho causam desconforto e podem comprometer a qualidade de vida, ao limitar a mobilidade. 

Quando as dores na região são frequentes, é importante entender sua origem e buscar tratamento médico adequado. Lembrando que, atualmente, podemos contar com a telemedicina e prescrição digital como aliadas nos cuidados com a saúde.

Conheça a seguir as principais causas de dores no joelho e seus sintomas, como localização da dor e sinais associados. 

 

Principais causas de dores no joelho

Existem vários problemas no joelho que podem causar dores. Conheça as principais causas:

1. Artrose (osteoartrose) no joelho 

A artrose, ou osteoartrose, aparece como uma das patologias frequentes do joelho, que afeta principalmente idosos. A doença é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que protegem as extremidades dos ossos.

Sendo assim, a dor no joelho causada pela artrose vai aumentando de forma progressiva, podendo incapacitar e até impedir o movimento do joelho. 

Outro sintoma de artrose no joelho é o inchaço na região, principalmente na parte da manhã e em dias mais frios.

A propósito, também pode ocorrer: dificuldade em flexionar o joelho, derrame articular (água no joelho) e deformidades na região. Em estágio avançado, a artrose provoca instabilidade ao caminhar.

2. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que atinge as articulações, sendo outra causa frequente de dores no joelho.

As dores no joelho causadas pela artrite costumam aparecer de forma abrupta e aguda, ou seja, a dor já começa forte, diferente do quadro de artrose, em que a evolução é progressiva.

Assim, a artrite também provoca inchaço, sensação de calor e rigidez nos joelhos. Igualmente podem ocorrer deformidades na região com o passar do tempo.

3. Tendinite no joelho

Tendinite é o nome dado à inflamação de um tendão (estrutura fibrosa localizada entre o músculo e o osso). Sendo assim, quando um dos tendões presentes na região é afetada, falamos em tendinite no joelho, causa frequente de dores.

A tendinite patelar afeta o tendão patelar (que se localiza abaixo da patela), causando dor na região da frente do joelho. É frequente em indivíduos que praticam atividades físicas com salto, sendo por isso conhecida também como “joelho do saltador”.

4. Bursites

Outra causa frequente de dores no joelho são as bursites. Afinal, bursite é a inflamação de uma das bolsas localizadas entre os tendões, músculos e ossos. Essas bolsas têm a função de proteger os tendões, evitando o atrito com os ossos.

A dor é o principal sintoma de bursite no joelho, podendo haver também vermelhidão, inchaço e acúmulo de líquido no local. A dor da bursite pode ainda irradiar pela perna, não se concentrando apenas no joelho.

5. Gota

A gota é uma doença que causa inflamação articular. Dessa forma, também pode ser a origem das dores no joelho.

A doença é caracterizada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações. Afinal, o joelho é uma das articulações mais afetadas pela gota, junto ao dedão do pé e tornozelo.

Além disso, a dor aguda no joelho, que começa muitas vezes de madrugada, despertando o paciente, a gota pode causar inchaço e deixar a região avermelhada.

6. Lesões de ligamentos

Em resumo, os ligamentos do joelho têm a função de estabilizar essa articulação. Entretanto, algumas situações podem levar ao rompimento dos ligamentos, como torções, pancadas fortes ou mudança brusca de direção ao se movimentar.

A localização da dor no joelho causada por lesão ligamentar varia conforme os ligamentos afetados. Portanto, pode ocorrer dor ao esticar a perna, dor na lateral do joelho, dor profunda no centro do joelho e dor na parte interna do joelho.

7. Lesão no menisco

Outra causa frequente de dor no joelho são as lesões no menisco, uma estrutura cartilaginosa que protege a região contra impactos, além de reduzir a pressão entre as articulações e facilitar a mobilidade.

A lesão do menisco causa dor na parte da frente ou na lateral do joelho. Dessa forma, a dor costuma piorar ao subir e descer escadas e pode se agravar com o passar dos dias. Assim, o joelho também pode ficar inchado.

8. Síndrome do trato iliotibial

O trato ou banda iliotibial é um tecido fibroso rígido que se estende do quadril até abaixo do joelho. O excesso de tensão no trato iliotibial pode causar atrito com o fêmur, causando dores no joelho ou no quadril.

Dor na lateral do joelho, que piora com exercício físico (corrida, em especial) é um sintoma frequente da síndrome do trato iliotibial.

É um problema no joelho comum entre praticantes de corrida, ciclismo e outras atividades que envolvem flexão frequente do joelho.

9. Joelho valgo

Joelho valgo (geno valgo) ocorre quando o indivíduo tem as pernas desviadas para fora, de modo que os joelhos ficam mais juntos e os tornozelos mais afastados.

Inicialmente, a condição pode ser uma característica natural (joelho valgo fisiológico) da pessoa. Porém, também pode ser causada por outros problemas, como má formação das pernas e raquitismo.

Portanto, mesmo o joelho valgo fisiológico pode causar dores na região lateral do joelho, devido à pressão maior exercida sobre a região.

10. Condromalácia patelar

Também conhecida como síndrome da dor patelofemoral, a condromalácia patelar significa degeneração da cartilagem da patela (osso anteriormente chamado de rótula). Dessa forma, a doença pode ser originária de:

  • Traumas na região;
  • Atividades físicas de alto impacto;
  • Desalinhamento do joelho;
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Envelhecimento.

A condromalácia patelar também é uma causa frequente de dores no joelho. Assim, os sintomas incluem dor no joelho associada ao movimento, além de estalidos na região, inchaço, derrame articular e atrofia muscular.

11. Doença de Osgood-Schlatter

Em resumo, a doença de Osgood-Schlatter é uma das principais causas de dores no joelho em crianças. Assim, além de dor, a doença também causa inchaço e sensibilidade na região do joelho. As dores pioram com a prática de atividade física e melhoram com o repouso.

Geralmente surge entre os 10 e 15 anos de idade e ocorre em função de um distúrbio nas placas de crescimento, quando a criança está crescendo rapidamente.

 

Como tratar dores no joelho?

Por fim, é importante lembrar que uma dieta rica em cálcio e vitamina D é essencial e faz toda a diferença quando o assunto são dores no joelho.

Todavia, o tratamento varia conforme a causa das dores e pode incluir repouso, aplicação de compressas de gelo, além do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. 

Em certos casos, o tratamento cirúrgico é necessário. Dessa forma, vale destacar que é fundamental a consulta ao médico para esclarecer a causa das dores e obter orientação sobre o melhor tratamento.

Na Pill Farmácia Digital você encontra uma linha completa de cuidados para a sua saúde, como suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos para higiene e muito mais. Para ser atendido, basta mandar a sua dúvida no nosso WhatsApp: (11)99999-0380. Visite nosso site e monte sua cesta de remédio e coloque tudo no automático com o nosso serviço de Compra Recorrente: pill.com.br, sua caixa de remédio renovada todo mês.

Observação: este conteúdo não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

 

Produtos relacionados


FAQ: perguntas frequentes sobre dores no joelho